Luc Pinheiro palestrou na 8ª edição do HJ Conference 2023 sobre inovações e apresentou soluções oferecidas pelo Sebrae/SC
Luc Pinheiro instiga mudança de mentalidade de empreendedores.
“A empresa é a imagem e semelhança do seu dono”. Essa foi uma entre as diversas falas instigantes do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, durante a palestra “Inovação & Negócio: o Sebrae para sua empresa”. O evento aconteceu durante a 8ª edição do HJ Conference 2023 – um dos maiores eventos de empreendedorismo do sul do Brasil, que encerrou em Concórdia (SC), no final de semana.
A mudança de mindset – mentalidade – é o primeiro passo para a transformação de uma empresa. Luc Pinheiro abordou como as atitudes, os pensamentos e os comportamentos do empreendedor são tão importantes quanto o investimento em tecnologia. “A inovação começa com a renovação da mente. Nós entendemos que, muitas vezes, o problema da empresa não é o mercado. É o todo. Se você consertar o todo, você conserta a empresa”, explicou o diretor técnico.
O Sebrae/SC disponibiliza para as pequenas empresas catarinenses soluções, entre elas está o Empretec. Durante a realização do seminário, o empreendedor pode conhecer “as 10 características de comportamento do empreendedor de sucesso”. O Empretec é conhecido como um estágio de potencialização das suas competências para receber sucesso nos negócios. É o espaço onde o Sebrae pode colaborar com o empreendedor para desenvolver as características necessárias para crescer”, expôs.
Para o empreendedor de sucesso o primeiro passo é ter capacidade de enxergar oportunidades e rapidez em corresponder com as necessidades do mercado. "No passado, quando tínhamos uma ideia de negócios dava tempo para maturar, pensar sobre o assunto, dormir e acordar com uma estratégia ou solução. Talvez três ou quatro anos depois começávamos a desenvolver o projeto e ainda assim seria pioneiro", explicou o palestrante. Mas, agora o mundo é um lugar muito mais rápido e dinâmico. As concepções de negócios precisam ser desenvolvidas mais rapidamente para acompanhar as mudanças tecnológicas e a concorrência, pois milhares de outros empreendedores podem ter a mesma ideia, no mesmo momento.
Resistência e resiliência foram outros fatores determinantes citados pelo diretor técnico. São condições para as pessoas que empreendem, principalmente das novas gerações. O empreendedor pode levar de cinco a oito anos para ter resultados. Persuasão, rede de contatos, independência, confiança e comprometimento são outras características destacadas na palestra.
Os empreendedores precisam ter uma visão de crescimento e expansão. Eles precisam estar preparados para tomar riscos e investir em seu negócio para crescer e se desenvolver. “Você tem que olhar como empreendedor. Não faz mais sentido iniciar com uma pequena empresa, e acreditar que você vai se aposentar com a mesma estrutura," argumentou o diretor.
A educação empreendedora para as novas gerações é um dos caminhos que o Sebrae oferece para contribuir com as empresas. Segundo Luc Pinheiro, informação é a base para crescer. O Sebrae possui o Observatório de Negócios um aplicativo de base legitimada de informações e estudos dos mais diversos negócios para realizar pesquisas e estudar o mercado. Pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) é possível obter informações sobre boletins de tendências, leituras de cenários, alertas, casos de sucesso e podcasts com opiniões de especialistas, tudo isso na palma da mão.
O diretor finalizou a palestra ressaltando a formalização da parceria entre o Sebrae/SC e a Administração Municipal de Concórdia. A assinatura do contrato para realização de um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora ocorreu durante o evento. Entre as ações previstas para os próximos dois anos está a elaboração do Planejamento do Ecossistema Local de Inovação com aplicação de metodologia já utilizada em outros municípios da região.
Governo do Estado entrega equipamentos para fortalecer agricultura familiar na região Oeste10/Fev/202110/02/21há 4 anos Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 202110/02/2021Os agricultores familiares da região Oeste contam com um novo reforço para a colheita. Nesta quarta-feira, 10, o governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva,......