Postado em 21 de Novembro de 2019 às 15h01

Missão do ATeG realizada em Chapecó reúne representantes do SENAR de diferentes estados

Objetivo é promover o intercâmbio de conhecimento e oportunizar visitas a propriedades de bovinocultura de leite

Sete regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o SENAR Central estiveram reunidos nesta semana, em Chapecó, para troca de experiências sobre bovinocultura de leite. A reunião teve como objetivo apresentar a forma de operacionalização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Santa Catarina e visitar propriedades rurais. Os estados presentes na missão, além de SC, foram Acre, Amazonas, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.
Estiveram presentes os supervisores regionais do SENAR Grasiane B. Viera (extremo oeste) e Helder Jorge Barbosa (Oeste), e os supervisores técnicos da ATeG Fernando da Silveira, Jeam Carlos Palavro e Leandro Simioni.
 O assessor técnico do SENAR Central, Mauro Moura Müzell Faria, acompanhou as atividades. “Tenho visto que muitos estados têm interesse em conhecer os trabalhos da regional de Santa Catarina, pois ela já se tornou referência com os resultados positivos. A troca de experiências proporcionada hoje é muito importante para que outras regionais identifiquem problemas que aqui já possam ter sido resolvidos e também apresentem soluções utilizadas em seus estados. Isso com certeza enriquece o trabalho daqueles que estão iniciando a ATeG, principalmente”, comentou. “Nós como administração central somos direcionadores. Quem executa os programas são as regionais. Por isso, é imprescindível fazer este acompanhamento e colaborar na realização de momentos como este”, acrescentou.
A coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra, frisou que a intenção foi “apresentar o que é feito em Santa Catarina e também trocar experiências com as demais regionais que executam a AteG”. Segundo ela, o programa iniciou no Estado em 2016 com 69 grupos e 1.692 propriedades, e fechou 2018 com 141 grupos e 3.818 propriedades. Paula explicou como funciona a preparação da equipe técnica e esclareceu dúvidas. Ela ainda apresentou como são feitos os controles físico e financeiro e os softwares e processos utilizados para computar e otimizar os resultados.
“Nosso propósito de hoje é apresentar a ATeG Bovinocultura de Leite para as sete regionais e promover um intercâmbio de conhecimento”, explicou o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi. “O ponto alto são as visitas a campo. Os superintendentes e coordenadores aqui presentes poderão conhecer in loco o trabalho que realizamos e apresentamos na teoria. Conversar com os produtores também é algo que valorizamos, já que o objetivo da ATeG é proporcionar o desenvolvimento socioeconômico da propriedade. Nos tornar referência é consequência do trabalho dedicado e de conquista do produtor”, reforçou Zanluchi.
            Com grande expectativa de conhecer os produtores do Oeste catarinense, o superintendente do SENAR/PE, Adriano Moraes, reforçou que Santa Catarina já é reconhecida pelo trabalho realizado. “Nós estamos ampliando o programa em Pernambuco. Então, em contato com a Central, nos sugeriram a participação neste encontro. Esta é uma oportunidade de escutar do próprio beneficiário as mudanças ocorridas na propriedade a partir da implantação da ATeG”, enfatizou. “Este é um novo desafio a ser desenvolvido em um estado carente de assistência técnica”, complementou.
            As propriedades visitadas pela equipe durante esta semana estão nos municípios de Nova Itaberaba, Xavantina, Seara, São Carlos e Nova Erechim, que contemplam as regiões Oeste e Extremo-Oeste do SENAR/SC.

Veja também

Conselho Deliberativo da ACIC avalia ações do primeiro semestre03/08/21 Atualização e balanço das ações realizadas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) no primeiro semestre deste ano foram os temas de reunião do Conselho Deliberativo da entidade nesta semana. Também foram abordadas atividades para o segundo semestre e aprovada uma proposta de melhoria na gestão interna da ACIC. Participaram......

Voltar para (Blog)