Mídias digitais como estratégias para os pequenos negócios em Concórdia
A Sala do Empreendedor de Concórdia promoveu nesta semana a oficina de mídias digitais, com ênfase na apresentação de ferramentas que podem contribuir no fortalecimento dos pequenos negócios e auxiliar na ampliação das vendas. A iniciativa integra o Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
“A ideia foi mostrar aos pequenos empreendedores que é possível divulgar seu negócio pelas redes mídias sociais e fazer que seus fãs ou seus seguidores sejam também clientes. Assim, os participantes compreenderam que é viável e estratégico se posicionar no mercado utilizando a comunicação nas redes”, comentou a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Veridiane Endress.
De acordo com Veridiane, as redes sociais são muito acessadas no mundo inteiro, por isso se tornaram a porta de entrada de um futuro cliente. “Potenciais compradores acompanham as postagens da empresa geralmente de um a dois meses antes de realizar a primeira compra. Com isso, são maneiras fáceis, rápidas e de baixo custo para divulgar o negócio, além de contribuírem para fortalecer a marca dos pequenos negócios e, principalmente, dar agilidade no atendimento”, complementou.
A adequação dos empreendedores a essas mídias, conforme Veridiane, é praticamente instantânea. “Tudo dependerá do tempo e da dedicação de cada pessoa, quem almeja resultados rápidos precisa implementar ações imediatamente, conhecer as ferramentas das redes sociais e tudo o que envolve estratégias de negócios e vendas. Quanto mais conhecer e colocar em prática mais resultados terá”, analisou.
O secretário de desenvolvimento econômico e turismo Wagner Isidoro Simioni enalteceu que as mídias digitais são gratuitas, o que é muito interessante para os pequenos empreendedores que não precisam investir recursos financeiros para ter acesso a publicidade ou propaganda. “Existe a possibilidade de investimentos em mídias, porém cabe ao empresário definir conforme seu orçamento”, comentou.
Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora visa promover a transformação local através da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Para isso, permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas voltadas ao apoio e ao fomentar do desenvolvimento econômico local.
Para o prefeito de Concórdia Rogério Pacheco a parceria com o Sebrae/SC desde 2017 é fundamental e vai ao encontro da necessidade do poder público de orientar, auxiliar e disponibilizar oportunidades para que os microempreendedores individuais (MEIs) possam melhorar o seu negócio e aumentar a sua renda. “Nossa avaliação é positiva, pois o programa tem apresentado respostas do que havíamos planejado para desenvolver ainda mais a economia local. Os MEIS têm um papel fundamental nesse processo, o que agrega valor e auxilia na obtenção de indicadores favoráveis. Nosso município precisa ter esse norte de resultados ligados ao crescimento do empreendedorismo”, argumentou.
Veja também
Tecnologia espacial é imprescindível para a agricultura 4.018/Jun/202018/06/20há 5 anos Quinta-feira, 18 de Junho de 202018/06/2020Esta é uma das conclusões do webinar “As relações da indústria catarinense e a tecnologia”, que foi promovido nesta quinta-feira, dia 18, pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e......
Cultivos de ostras e mexilhões de Balneário Camboriú estão interditados14/Ago/201914/08/19há 6 anos Quarta-feira, 14 de Agosto de 201914/08/2019A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anuncia a interdição dos cultivos de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões de Balneário Camboriú devido à presença de toxina......