Postado em 24 de Outubro de 2022 às 14h47

Melhoria na gestão de negócios é foco no Empretec Rural em Águas Frias

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O médico veterinário André Parizotto Simon trabalha com suínos há 14 anos e há quatro anos adquiriu uma propriedade rural no interior do município de Águas Frias. Com foco na suinocultura, há dois anos iniciou a construção de sua granja. Junto a produção de suínos, também tem como atividades secundárias a lavoura e a bovinocultura de corte. Pela primeira vez conheceu e participou do Empretec Rural – o maior seminário de empreendedorismo do mundo. A iniciativa é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC.
“O Empretec Rural foi um divisor de águas no meu modo de pensar e agir sobre minhas atitudes como empreendedor. Me mostrou várias coisas que eu pensava de uma maneira e que agora vou agir de outra. A ação fora da sala de aula é fundamental para aplicar as atividades observadas na teoria. Isso torna o Empretec Rural prático e envolvente”, observou.
Em Águas Frias, o programa contou com o apoio da Coperaguas, o Sindicato dos Produtores Rurais de Pinhalzinho, Cooperalfa, Prefeitura de Águas Frias e Secretária de Agricultura do município. O programa ocorreu de 17 a 22 de outubro e contou com a participação de 17 produtores rurais, empresários e colaboradores da cadeia de agronegócios.  
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Empretec Rural busca desenvolver habilidades para fortalecer o comportamento empreendedor no meio rural. Acrescenta que a intenção também é aprimorar as características pessoais empreendedoras dos empresários rurais. “O objetivo é contribuir na melhoria da gestão dos negócios rurais e também motivá-los a implementarem novas atividades em suas propriedades”. Trennepohl ressaltou a importância da contribuição de todos os parceiros para o sucesso do programa.
         NOVOS PONTOS DE VISTA
O Empretec Rural teve como facilitadores Francisco Júnior, do Mato Grosso do Sul, e Noé Neto de Minas Gerais. Segundo Francisco Junior, a metodologia do programa mostra para o empreendedor rural o quanto é importante praticar comportamentos que são orientados para resultados. “As atitudes passam a ser voltadas para valorização e agregação de valores em seus produtos”, explicou. 
Os facilitadores demonstraram que comportamentos empreendedores levam a resultados e, para isso, é preciso ter foco, planejamento, persistência, busca de oportunidade, saber como utilizar sua rede de contatos e acreditar no potencial. “O estado de Santa Catarina tem se destacado com pequenos minifúndios com alta produtividade. É algo incrível o que está acontecendo aqui”, citou.
Marcieli de Moura, trabalha há 23 anos na Coperaguas. Ela atua como gerente no setor de mercado externo que trabalha na importação e exportação de feijões. Marcieli resumiu a experiência do Empretec Rural como excepcional.
“Frisa muito o empreendedorismo e aponta comportamentos específicos de pessoas empreendedoras. Nos faz lembrar que precisamos ter foco, metas e se auto avaliar constantemente. É um curso que abre o poder de pensamento e de ação. O Empretec Rural permite identificar erros e gargalos e faz com que os comportamentos empreendedores proporcionem desafios e sucesso”, comentou.
Entre as conclusões do curso, Marieli citou a importância de ter metas traçadas, objetivos bem definidos, persistência, autoconfiança e arriscar. “Indico para qualquer pessoa participar. Tem base teórica e metodologia de ensino dinâmica e de fácil compreensão”.
O contador da Coperaguas Jerson Cassol destacou a sat                                                                                                      isfação em receber o Empretec Rural em Águas Frias. “Sabemos da grande relevância e reconhecimento do curso e nos orgulha muito esta parceria firmada entre Coperaguas e o Sebrae. Através desta oportunidade, buscamos valorizar ainda mais nossos associados e colaboradores”, pontuou.
Segundo Cassol, a informação é valiosa e muda constantemente. Por isso, é preciso se manter atualizado. “Como nos foi exposto, um dos principais objetivos do Empretec é despertar novas visões e aproveitar as oportunidades. Por meio dessa parceria com o Sebrae, a Coperaguas segue cumprindo sua função social. Gostaríamos de agradecer ao Sebrae, especialmente ao Sr. Enio Parmegiani que nos apresentou a oportunidade, além de agradecer aos instrutores, participantes e demais envolvidos”, concluiu.
SOBRE O EMPRETEC
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta do Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Sebrae/SC promove palestra on-line sobre neurovendas28/09/20 Quais os critérios analisados pelo consumidor antes de efetivar uma compra? Que fatores motivam uma aquisição? Como preparar os profissionais de venda para corresponder aos anseios do cliente? De que maneira a empresa deve se posicionar......

Voltar para (Blog)