Postado em 24 de Outubro de 2022 às 14h47

Melhoria na gestão de negócios é foco no Empretec Rural em Águas Frias

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
O médico veterinário André Parizotto Simon trabalha com suínos há 14 anos e há quatro anos adquiriu uma propriedade rural no interior do município de Águas Frias. Com foco na suinocultura, há dois anos iniciou a construção de sua granja. Junto a produção de suínos, também tem como atividades secundárias a lavoura e a bovinocultura de corte. Pela primeira vez conheceu e participou do Empretec Rural – o maior seminário de empreendedorismo do mundo. A iniciativa é do Sebrae em parceria com o Sistema Faesc/Senar-SC e o Sescoop/SC.
“O Empretec Rural foi um divisor de águas no meu modo de pensar e agir sobre minhas atitudes como empreendedor. Me mostrou várias coisas que eu pensava de uma maneira e que agora vou agir de outra. A ação fora da sala de aula é fundamental para aplicar as atividades observadas na teoria. Isso torna o Empretec Rural prático e envolvente”, observou.
Em Águas Frias, o programa contou com o apoio da Coperaguas, o Sindicato dos Produtores Rurais de Pinhalzinho, Cooperalfa, Prefeitura de Águas Frias e Secretária de Agricultura do município. O programa ocorreu de 17 a 22 de outubro e contou com a participação de 17 produtores rurais, empresários e colaboradores da cadeia de agronegócios.  
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o Empretec Rural busca desenvolver habilidades para fortalecer o comportamento empreendedor no meio rural. Acrescenta que a intenção também é aprimorar as características pessoais empreendedoras dos empresários rurais. “O objetivo é contribuir na melhoria da gestão dos negócios rurais e também motivá-los a implementarem novas atividades em suas propriedades”. Trennepohl ressaltou a importância da contribuição de todos os parceiros para o sucesso do programa.
         NOVOS PONTOS DE VISTA
O Empretec Rural teve como facilitadores Francisco Júnior, do Mato Grosso do Sul, e Noé Neto de Minas Gerais. Segundo Francisco Junior, a metodologia do programa mostra para o empreendedor rural o quanto é importante praticar comportamentos que são orientados para resultados. “As atitudes passam a ser voltadas para valorização e agregação de valores em seus produtos”, explicou. 
Os facilitadores demonstraram que comportamentos empreendedores levam a resultados e, para isso, é preciso ter foco, planejamento, persistência, busca de oportunidade, saber como utilizar sua rede de contatos e acreditar no potencial. “O estado de Santa Catarina tem se destacado com pequenos minifúndios com alta produtividade. É algo incrível o que está acontecendo aqui”, citou.
Marcieli de Moura, trabalha há 23 anos na Coperaguas. Ela atua como gerente no setor de mercado externo que trabalha na importação e exportação de feijões. Marcieli resumiu a experiência do Empretec Rural como excepcional.
“Frisa muito o empreendedorismo e aponta comportamentos específicos de pessoas empreendedoras. Nos faz lembrar que precisamos ter foco, metas e se auto avaliar constantemente. É um curso que abre o poder de pensamento e de ação. O Empretec Rural permite identificar erros e gargalos e faz com que os comportamentos empreendedores proporcionem desafios e sucesso”, comentou.
Entre as conclusões do curso, Marieli citou a importância de ter metas traçadas, objetivos bem definidos, persistência, autoconfiança e arriscar. “Indico para qualquer pessoa participar. Tem base teórica e metodologia de ensino dinâmica e de fácil compreensão”.
O contador da Coperaguas Jerson Cassol destacou a sat                                                                                                      isfação em receber o Empretec Rural em Águas Frias. “Sabemos da grande relevância e reconhecimento do curso e nos orgulha muito esta parceria firmada entre Coperaguas e o Sebrae. Através desta oportunidade, buscamos valorizar ainda mais nossos associados e colaboradores”, pontuou.
Segundo Cassol, a informação é valiosa e muda constantemente. Por isso, é preciso se manter atualizado. “Como nos foi exposto, um dos principais objetivos do Empretec é despertar novas visões e aproveitar as oportunidades. Por meio dessa parceria com o Sebrae, a Coperaguas segue cumprindo sua função social. Gostaríamos de agradecer ao Sebrae, especialmente ao Sr. Enio Parmegiani que nos apresentou a oportunidade, além de agradecer aos instrutores, participantes e demais envolvidos”, concluiu.
SOBRE O EMPRETEC
O Empretec é o maior seminário de empreendedorismo do mundo, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado no Brasil pelo Sebrae há mais de 25 anos. Com realização conjunta do Sebrae/SC, Sistema Faesc/Senar-SC e Sescoop/SC, serão promovidas 50 turmas em todo o território catarinense até novembro deste ano, o que beneficiará aproximadamente 1.200 empreendedores rurais.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite

Veja também

Secretaria da Agricultura lança Programa Terra Boa nesta quarta-feira em Pinhalzinho28/01/20 Os produtores rurais catarinenses terão apoio do Governo do Estado para aquisição de sementes de milho, calcário e kits apicultura e forrageira. O Programa Terra-Boa contará com investimentos de R$ 53,5 milhões e será lançado pela vice-governadora Daniela Reinehr e pelo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de......

Voltar para (Blog)