Meetup Startup SC apresenta iniciativas para fortalecer o ecossistema de inovação
Transmitir conteúdos relevantes para o ecossistema de inovação da região oeste, proporcionar networking entre as empresas do setor e abrir oficialmente as inscrições para a 12ª turma do Programa de Capacitação Startup SC, que oferece workshops e sessões de mentoria voltados à estruturação e ao crescimento dos negócios. Com esses objetivos foi realizado, nesta semana, o debate da 49ª edição do Meetup Startup SC. O evento foi promovido pelo Sebrae/SC no Pollen Parque, em Chapecó. Participaram profissionais do mercado, empreendedores, investidores, empresas e startups ligadas ao setor de tecnologia e inovação, profissionais de TI, atores que contribuem para o fortalecimento do ecossistema, estudantes e profissionais que desejam empreender e conhecer mais sobre startups.
O coordenador do projeto Alexandre Souza explicou que as inscrições para o Programa de Capacitação Startup SC estão abertas até a próximaquinta-feira (10), às 23h59, no link https://bit.ly/inscricoesStartupSC2022. A intenção é capacitar startups em qualquer estágio de desenvolvimento, que estejam precisando validar o seu modelo de negócio e estão na fase de operação de tração. Nesta edição serão disponibilizadas 50 vagas para startups catarinenses, com turmas em Blumenau (10 vagas), Chapecó (10), Joinville (10) e Florianópolis (20). O programa terá duração de sete meses (de 6 de maio a 26 de novembro) e oferece, além de capacitação, acesso à rede de empreendedores do ecossistema de inovação.
Souza destacou que esta edição contará novamente com um edital no valor total de R$ 1,25 milhão, em parceria com a FAPESC, para acelerar 25 empresas com melhor desempenho, entre as participantes do programa. Outra novidade é que além das 50 startups que participarão do Programa de Capacitação serão selecionadas mais 150 startups para participar da Jornada Startups, promovida pelo Sebrae e pela ACATE. Essa iniciativa, segundo o coordenador, será em formato híbrido, com a maioria das ações, que buscam preparar melhor essas empresas, desenvolvidas de maneira on-line.
De acordo com o diretor do Pollen Parque, Rodrigo Barichello, o Sebrae é um dos principais parceiros para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e do empreendedorismo de Santa Catarina. “Temos uma parceria de longa data para a realização do Programa de Capacitação Startup SC, da educação empreendedora, da Rede de Inovação na Incubadora MIDITEC da Acate, Sebraetec e da Tec Agro que é uma feira de inovação no agronegócio. Essas são ações em conjunto que visam tornar o ecossistema fortalecido e maduro”, expôs.
O cofundador e CEO da Compufour/Zucchetti, Wagner Muller, de Concórdia, enalteceu que o Programa de Capacitação Startup SC contribuiu para que a empresa se aproximasse da comunidade de inovação. “Proporcionou novos conhecimentos, novas metodologias e conexões, além de mudar o mindset da cultura para inovar no negócio e nos produtos”, comentou. A empresa atua com software para microempresas, que oferece controle para frente de caixa (PDV), fluxo de caixa, estoque, relatórios e orçamentos.
TALK STARTUP SC
Nesta semana o coordenador do projeto também participou de conversas com atores do ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste, Joaçaba e Chapecó. Os encontros foram voltados aos empresários que estão interessados em participar do Programa de Capacitação Startup SC, por isso são divulgadas as ações propostas e os benefícios proporcionados em parceria com a FAPESC.
Souza também avaliou o ecossistema da região oeste catarinense. “É nítida a evolução da maturidade dos empreendedores e dos negócios na região, com produtos e ideias validados e que o mercado precisa, ou seja, com alto potencial de crescimento em escala. No oeste catarinense tem cases interessantes de empresas que participaram do Programa de Capacitação Startup SC e concluíram a jornada até o EXIT, que são exemplos inspiradores”, observou.
PROJETO STARTUP SC
A iniciativa do Sebrae/SC visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores por todo o Estado. O objetivo é fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora e da profissionalização da gestão dos empreendimentos com ações de capacitação, inovação e mercado. Entre as principais atividades estão: Programa de Capacitação Startup SC, Meetup Startup SC, Startup Weekend, Programa Galápagos, Missões Internacionais, Startup Summit, Programa Capital Empreendedor e Programa Nascer.
O programa de Capacitação do Startup SC teve início em 2013. Os mantenedores são: Zoho, iFood, AWS, Ambev, Bossanova, ACIF, Sankhya, Invisto, A55, FAPESC, AILOS, 49 Educação, Questum, Silva, Santana & Teston Advogados e Zendesk. Conta ainda com o apoio da ACATE, Ágora Tech Park, Blusoft, Centro de Inovação de Blumenau e Pollen Parque.
MEIs de Maravilha têm sala específica para atendimento29/Abr/202029/04/20há 5 anos Quarta-feira, 29 de Abril de 202029/04/2020A Sala do Empreendedor de Maravilha, no extremo oeste catarinense, adotou como estratégia para evitar aglomerações, medida de segurança no enfrentamento da Covid-19. O projeto destinou sala específica para atendimento exclusivo aos microempreendedores individuais (MEIs). Os esclarecimentos são prestados no Edifício Belluno, na avenida Araucária, 736 no Centro.......
Agroindústria de SC manterá níveis de produção23/Mar/202023/03/20há 5 anos Segunda-feira, 23 de Março de 202023/03/2020Em documento enviado no fim de semana ao Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, as duas entidades que representam a agroindústria barriga-verde – a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e o Sindicato das......