Médicos infectologistas de renome nacional palestram sobre o tratamento precoce da covid-19
Nesta quarta-feira (6), às 20 horas, será transmitida pelo Youtube a aula “Descomplicando as evidências sobre tratamento precoce – ‘além da Cloroquina’” para médicos, profissionais da saúde e demais interessados.
O médico infectologista Dr. Francisco Cardoso, coautor do Manual de Tratamento Precoce de Covid-19 do Ministério da Saúde e o renomado médico infectologista do Rio Grande do Sul Dr. Ricardo Ariel Zimerman tratam sobre as melhores evidências científicas para o tratamento precoce da covid-19, tendo a moderação do médico chapecoense Dr. Diego Leonardo Bet.
A iniciativa denominada de “Chapecó enfrentando a covid-19” é de um grupo de médicos que se uniram em dezembro de 2020 em prol do uso do tratamento precoce para a doença na cidade e agora já conta com apoio de muitos outros médicos do Estado. O grupo é liderado pelos médicos: Dr. Diego Bet (dermatologista), Dr. Ivan Zardo (cardiologista e cooperado da Unimed Chapecó) e Dr. Paulo Benites (pneumologista).
O objetivo é divulgar e trazer educação continuada sobre conhecimentos científicos, evolução das pesquisas desenvolvidas para o combate à covid-19, em especial os resultados obtidos com o uso dos medicamentos utilizados na fase inicial da doença, ou seja, antes do sétimo dia do início dos sintomas.
Em aula ministrada, na última semana, por Daniel Victor Tausk, professor associado do Departamento de Matemática do IME-USP, e Flavio Abdenur, doutor em Matemática pelo IMPA e cientista de dados, ressaltaram que as pesquisas do mais alto grau de evidência científica (ensaio clínico randomizado) apontam que o uso adequado de medicação na fase inicial da covid-19 tem o potencial de reduzir em torno de 20% a evolução da doença para casos graves (internações em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva – UTI).
Nesta semana a aula terá como foco as evidências científicas de que a associação de outros medicamentos antivirais e imunomoduladores, vitaminas e suplementos possa melhorar ainda mais esses resultados.
Secretaria da Agricultura anuncia interdição de áreas de cultivo de moluscos em Florianópolis26/Jul/202126/07/21há 4 anos Segunda-feira, 26 de Julho de 202126/07/2021 A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, nesta segunda-feira, 26, a interdição dos cultivos de moluscos das localidades de Praia do Forte e Sambaqui, em Florianópolis, devido à alta concentração de ficotoxina Ácido Okadaico. Nessas áreas, está proibida a retirada e comercialização de......