Postado em 05 de Agosto de 2020 às 18h37

Marca Itapiranga Cultural reforça o destino turístico como referência

Município proporciona experiências com tradições e gastronomia típica

“Itapiranga: Naturalmente Bela, Genuinamente Alemã” é o slogan da recém-lançada marca Itapiranga Cultural, novo projeto de comunicação para o turismo local. A proposta surgiu durante a elaboração do Plano de Marketing Turístico, que visa ampliar a visibilidade do setor, organizar e direcionar as ações necessárias para consolidar o município como um destino turístico de referência e qualidade. A marca foi construída pela comunidade em parceria com a Prefeitura de Itapiranga por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e através do Programa Cidade Empreendedora – executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC – e a empresa MKA.
O Poder Público acredita que com a padronização visual, que valoriza e apresenta a cidade de forma moderna, facilitará a comunicação com turistas, operadoras, agências de turismo e consumidores das potências econômicas e turísticas da cidade. O prefeito Jorge Welter ressalta que por acreditar no potencial turístico do município instituiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Departamento de Turismo para iniciar esse processo criado e implementado pelo Plano Municipal de Turismo, que culminou neste ano com a criação de um Plano de Marketing.
“O Plano de Marketing vem para ampliar a visibilidade de Itapiranga e apoiar a comercialização do destino. O documento traz estratégias e ações para a promoção e o relacionamento com a comunidade e os turistas”, destaca a diretora de Turismo, Carine Babick ao complementar que foram desenvolvidas atividades para potencializar a comunicação sobre a cidade ao elaborar a marca que trabalha a imagem de Itapiranga como destino turístico.
A marca Itapiranga Cultural é a representação figurada de um destino que promove a identificação com os turistas ao demonstrar elementos que representam organização e posicionamento. “O desenvolvimento desse trabalho foi possível porque a comunidade esteve presente e foi protagonista da construção. Desde 2017 estamos com grupos de trabalho envolvendo a iniciativa privada, poder público, associações e o Conselho de Turismo com o objetivo de fomentar, capacitar e induzir os moradores a acreditarem que com todas as belezas, sabores e saberes, podemos mostrar ao mundo o que somos, nossa história e o que temos. Agradeço a todos que participam desta jornada”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlang.
De acordo com o Prefeito, o turismo foi pensando como um negócio. “Organizamos a Secretaria para que envolvêssemos as organizações e realizássemos as ações em conjunto com a comunidade. A estruturação da atividade turística no município é imprescindível para que possamos dar visibilidade e promovermos Itapiranga como um destino turístico de experiência”, enfatiza.
A estratégia do marketing turístico está centrada na premissa de que Itapiranga pode se consolidar e obter reconhecimento como um destino cultural que proporcione experiências com tradições, gastronomias típicas e um povo disposto a bem receber seus visitantes. “Itapiranga tem orgulho de sua história e está decidida a preservar e perpetuar a cultura alemã na região extremo oeste de Santa Catarina. Faremos desse orgulho por nossas tradições motivos suficientes para efetivação de fluxo turístico na cidade e na região”, finaliza o prefeito.
Marca Itapiranga Cultural
A marca representa o avanço e o desenvolvimento do município, além de mostrar que Itapiranga mantém suas tradições. A cor marrom traduz o ciclo da madeira, importante para a história local. Na construção do símbolo foram priorizados aspectos relevantes como a produção agrícola, a natureza e o Rio Uruguai. O coração foi escolhido por simbolizar o amor pela terra, as faixas juntas demonstram a união e as cores da bandeira da Alemanha a cultura germânica.
A marca foi construída de maneira participativa com representantes de todos os segmentos turísticos do município. Ao todo foram dez encontros com um grupo de trabalho formado por 52 participantes. A apresentação para comunidade foi realizada pela publicação de um vídeo na página do Facebook do município. 

Veja também

De olho na tilápia! IFC Brasil 2022 tem palestras focadas na principal espécie da produção aquícola do país26/08/22 Nos últimos anos, a espécie vem puxando a produção e as exportações nacionais de pescado. Segundo dados publicados pela Embrapa, divulgados no início de agosto, o Brasil dobrou, em valores, as exportações de tilápia de janeiro a junho deste ano. Os embarques totalizaram 4,931 mil toneladas, com uma receita de US$ 14,3 milhões, conforme......

Voltar para (Blog)