Postado em 13 de Dezembro de 2021 às 17h09

Maravilha fomenta a agricultura familiar e incentiva o consumo de alimentos saudáveis nas escolas

Administração Municipal inaugura na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, o Centro de Alimentos e Culinária Escolar

 
Aumentar a compra e a utilização de produtos da agricultura familiar e, consequentemente, melhorar a qualidade da alimentação escolar destinada às crianças atendidas na rede pública municipal e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Com esse propósito será inaugurado na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, o Centro de Alimentos e Culinária Escolar no município de Maravilha, no extremo oeste. A iniciativa é da Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, equipe da alimentação escolar, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Vigilância Sanitária, com apoio do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cleusamar Preuss, a idealização do Centro de Alimentos e Culinária Escolar representará uma referência para outros municípios catarinenses. “O local é inovador, com uma estrutura moderna e dentro da legislação vigente. Nosso município possui o título nacional de ‘Cidade das Crianças’ e, por isso, temos uma grande responsabilidade de fazer jus a esse reconhecimento, cuidando cada vez mais de nossas crianças”, argumenta.
A nova estrutura tem como objetivos: ampliar a compra de produtos da agricultura familiar; estimular o consumo de alimentos saudáveis e mais naturais nas unidades escolares; reduzir a compra de produtos industrializados; aproveitar os alimentos de maneira integral e agilizar o trabalho das merendeiras nas unidades escolares. Também tem o intuito de oferecer alimentos apropriados aos alunos com necessidades alimentares especiais; reduzir o desperdício de alimentos; motivar a sustentabilidade; fomentar a produção da agricultura familiar, diminuir os custos aos cofres públicos e aumentar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar.
O Centro de Alimentos e Culinária Escolar está localizado na avenida Euclides da Cunha, nº 60 – fundos. Segundo Cleusamar, a Administração Municipal realizou a adequação do espaço físico de aproximadamente 237 m². A estrutura comporta uma cozinha conforme os padrões recomendados pela legislação, com equipamentos, mobiliário e utensílios necessários e apropriados para desenvolvimento das atividades. O local tem área destinada para recebimento, pré-preparo, preparo, armazenagem e distribuição dos produtos, além de espaço para descarte adequado de resíduos com composteira para reutilização nas hortas escolares. Também contempla escritório para planejamento das ações, reuniões e desenvolvimento de atividades burocráticas.
A equipe que atuará nessa nova estrutura é formada por nutricionista com especialização em Nutrição Funcional e Nutrição Clínica; responsável pelo Programa de Alimentação Escolar; merendeira formada em Gestão Pública com curso de Gastronomia e Alimentação Escolar; auxiliar de serviços gerais com graduação em Pedagogia e especialização em Gestão Pública; chefe de setor com cursos na área de Boas Práticas e Alimentação; motorista responsável pela distribuição dos alimentos nas unidades escolares e três motoristas auxiliares nas atividades de entrega de produtos (os quais têm escalonamento semanal, ou seja, a cada semana um auxilia o motorista responsável).
A nutricionista, Cristiane Maria Chitolina Tremea, relata que o projeto foi idealizado pela equipe da alimentação escolar. “A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Michele Endler Menzel, sugeriu complementar a proposta com a aplicação do ciclo completo de utilização dos alimentos in natura por meio de composteiras e nós acatamos também esta prática”, explica. Segundo a nutricionista, a atuação do Sebrae/SC consistiu com orientações, sugestões e incentivo para o desenvolvimento do projeto.
 
            Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite  

Veja também

ACIC sugere: compre do pequeno e fortaleça o negócio do seu bairro02/04/20 Os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos do novo Coronavírus são aqueles onde normalmente se dá uma maior interação presencial com os clientes, como alimentação fora do lar, moda, varejo tradicional, construção civil, logística e transportes, peças automotivas, setor turístico, economia criativa (shows, teatros......
Pediatria e desenvolvimento15/06/21 Primeira diálise peritoneal é realizada na UTI Neonatal da Unimed Chapecó...

Voltar para (Blog)