Maravilha fomenta a agricultura familiar e incentiva o consumo de alimentos saudáveis nas escolas
Administração Municipal inaugura na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, o Centro de Alimentos e Culinária Escolar
Aumentar a compra e a utilização de produtos da agricultura familiar e, consequentemente, melhorar a qualidade da alimentação escolar destinada às crianças atendidas na rede pública municipal e incentivar hábitos alimentares saudáveis. Com esse propósito será inaugurado na próxima sexta-feira (17), às 15 horas, o Centro de Alimentos e Culinária Escolar no município de Maravilha, no extremo oeste. A iniciativa é da Administração Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, equipe da alimentação escolar, Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e Vigilância Sanitária, com apoio do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cleusamar Preuss, a idealização do Centro de Alimentos e Culinária Escolar representará uma referência para outros municípios catarinenses. “O local é inovador, com uma estrutura moderna e dentro da legislação vigente. Nosso município possui o título nacional de ‘Cidade das Crianças’ e, por isso, temos uma grande responsabilidade de fazer jus a esse reconhecimento, cuidando cada vez mais de nossas crianças”, argumenta.
A nova estrutura tem como objetivos: ampliar a compra de produtos da agricultura familiar; estimular o consumo de alimentos saudáveis e mais naturais nas unidades escolares; reduzir a compra de produtos industrializados; aproveitar os alimentos de maneira integral e agilizar o trabalho das merendeiras nas unidades escolares. Também tem o intuito de oferecer alimentos apropriados aos alunos com necessidades alimentares especiais; reduzir o desperdício de alimentos; motivar a sustentabilidade; fomentar a produção da agricultura familiar, diminuir os custos aos cofres públicos e aumentar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar.
O Centro de Alimentos e Culinária Escolar está localizado na avenida Euclides da Cunha, nº 60 – fundos. Segundo Cleusamar, a Administração Municipal realizou a adequação do espaço físico de aproximadamente 237 m². A estrutura comporta uma cozinha conforme os padrões recomendados pela legislação, com equipamentos, mobiliário e utensílios necessários e apropriados para desenvolvimento das atividades. O local tem área destinada para recebimento, pré-preparo, preparo, armazenagem e distribuição dos produtos, além de espaço para descarte adequado de resíduos com composteira para reutilização nas hortas escolares. Também contempla escritório para planejamento das ações, reuniões e desenvolvimento de atividades burocráticas.
A equipe que atuará nessa nova estrutura é formada por nutricionista com especialização em Nutrição Funcional e Nutrição Clínica; responsável pelo Programa de Alimentação Escolar; merendeira formada em Gestão Pública com curso de Gastronomia e Alimentação Escolar; auxiliar de serviços gerais com graduação em Pedagogia e especialização em Gestão Pública; chefe de setor com cursos na área de Boas Práticas e Alimentação; motorista responsável pela distribuição dos alimentos nas unidades escolares e três motoristas auxiliares nas atividades de entrega de produtos (os quais têm escalonamento semanal, ou seja, a cada semana um auxilia o motorista responsável).
A nutricionista, Cristiane Maria Chitolina Tremea, relata que o projeto foi idealizado pela equipe da alimentação escolar. “A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Michele Endler Menzel, sugeriu complementar a proposta com a aplicação do ciclo completo de utilização dos alimentos in natura por meio de composteiras e nós acatamos também esta prática”, explica. Segundo a nutricionista, a atuação do Sebrae/SC consistiu com orientações, sugestões e incentivo para o desenvolvimento do projeto.
Seminário reúne produtores de leite de SC em Chapecó29/Out/201929/10/19há 5 anos Terça-feira, 29 de Outubro de 201929/10/2019Criadores de gado leiteiro que participam do programa do Senar/SC estarão no município no maior evento do setor em 2019...
OCESC e OCB discutem em Brasília cobrança previdenciária das cooperativas12/Fev/202012/02/20há 5 anos Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 202012/02/2020Para discutir o forte impacto negativo da Cosit nº 11/2017 sobre as cooperativas agropecuárias (com o modelo de integração vertical), o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) Luiz......
Últimos dias para inscrição de empresas no Programa ALI do Sebrae/SC23/Out/202023/10/20há 4 anos Sexta-feira, 23 de Outubro de 202023/10/2020As pequenas empresas da região oeste catarinense têm até a próxima sexta-feira (30) para se inscreverem no Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), executado pelo Sebrae/SC em parceria com o Conselho Nacional de......