Manejo de bezerras e novilhas foi foco de treinamento do Senar/SC no meio oeste
Transmitir informações sobre o processo de criação das fêmeas de rebanhos bovinos leiteiros para garantir animais saudáveis, produtivos e lucrativos. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Tangará, o treinamento Manejo de Bezerras e Novilhas.
O curso reuniu três grupos formados por 46 produtores rurais de Tangará e Ibiam que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a pecuária leiteira. Os participantes são atendidos pelo técnico da ATeG Daltro José Walter e a capacitação foi ministrada peloprestador de serviço Henrique Rodrigues da Fonseca.
Segundo o supervisor regional meio oeste do Senar/SC, Jeam Palavro, o treinamento atendeu as expectativas dos participantes que demonstraram interesse em inovar e garantir a melhor produtividade de seus animais.
O presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, realça que a ATeG vem sendo estratégica para a conquista de altos índices de produtividade e gestão inovadora nas propriedades em Santa Catarina. “Não temos dúvidas de que o nosso trabalho por meio da ATeG, somado às ações realizadas por órgãos do Governo e outras entidades, é essencial para manter um padrão de qualidade na pecuária leiteira”.
Segundo ele, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 5200 produtores de leite em 202 municípios catarinenses. Atualmente, a iniciativa contabiliza 72 grupos com 2050 produtores no Estado.
A coordenadora da ATeG em SC, Paula Coimbra Nunes, também frisa que a ATeG com foco para a bovinocultura leiteira vem sendo fundamental para a profissionalização do segmento. Ela explica que o programa oferece assistência técnica e gerencial que permite acompanhar as atividades dos produtores para auxiliá-los na tomada de decisões, no planejamento das propriedades e nas ações práticas da produção. Para isso, os produtores contam com o acompanhamento mensal de um técnico em sua propriedade, além de todo o suporte da equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos da ATeG.
Programa do BNDES permite financiar até R$ 70 milhões para micro, pequenas e médias26/Jun/202026/06/20há 4 anos Sexta-feira, 26 de Junho de 202026/06/2020Em reunião virtual realizada pela FIESC, indústrias conheceram detalhes da linha de crédito oferecida pelo BNDES para minimizar impactos econômicos causados pela pandemia; encontro abordou ainda a medida provisória 975, que......
Empresas do projeto “E10 Case de Sucesso” participam de consultorias gratuitas20/Out/202020/10/20há 4 anos Terça-feira, 20 de Outubro de 202020/10/2020As empresas de Abelardo Luz selecionadas para o Projeto “E10 Case de Sucesso” participam neste mês das consultorias gratuitas nas áreas de serviços financeiros e marketing e vendas. A iniciativa é desenvolvida pelo......