Manejo de bezerras e novilhas foi foco de treinamento do Senar/SC no meio oeste
Transmitir informações sobre o processo de criação das fêmeas de rebanhos bovinos leiteiros para garantir animais saudáveis, produtivos e lucrativos. Com este objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu em parceria com o Sindicato Rural de Tangará, o treinamento Manejo de Bezerras e Novilhas.
O curso reuniu três grupos formados por 46 produtores rurais de Tangará e Ibiam que fazem parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com foco para a pecuária leiteira. Os participantes são atendidos pelo técnico da ATeG Daltro José Walter e a capacitação foi ministrada peloprestador de serviço Henrique Rodrigues da Fonseca.
Segundo o supervisor regional meio oeste do Senar/SC, Jeam Palavro, o treinamento atendeu as expectativas dos participantes que demonstraram interesse em inovar e garantir a melhor produtividade de seus animais.
O presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, realça que a ATeG vem sendo estratégica para a conquista de altos índices de produtividade e gestão inovadora nas propriedades em Santa Catarina. “Não temos dúvidas de que o nosso trabalho por meio da ATeG, somado às ações realizadas por órgãos do Governo e outras entidades, é essencial para manter um padrão de qualidade na pecuária leiteira”.
Segundo ele, desde que foi criado em 2016, o programa atendeu mais de 5200 produtores de leite em 202 municípios catarinenses. Atualmente, a iniciativa contabiliza 72 grupos com 2050 produtores no Estado.
A coordenadora da ATeG em SC, Paula Coimbra Nunes, também frisa que a ATeG com foco para a bovinocultura leiteira vem sendo fundamental para a profissionalização do segmento. Ela explica que o programa oferece assistência técnica e gerencial que permite acompanhar as atividades dos produtores para auxiliá-los na tomada de decisões, no planejamento das propriedades e nas ações práticas da produção. Para isso, os produtores contam com o acompanhamento mensal de um técnico em sua propriedade, além de todo o suporte da equipe de supervisores regionais e supervisores técnicos da ATeG.
Veja também
Até 31 de dezembro: Últimos dias para inscrição no 2º Prêmio de Jornalismo da Unimed Chapecó26/Dez/201926/12/19há 6 anos Quinta-feira, 26 de Dezembro de 201926/12/2019As inscrições para a 2ª edição do Prêmio de Jornalismo da Unimed Chapecó podem ser feitas até sexta-feira (31 de dezembro) pelo link http://saude.unimedchapeco.coop.br/premio-jornalista. Essa iniciativa foi criada para estimular a realização de matérias, reportagens e documentários sobre saúde, com abordagem nas novas tecnologias......
Inscrições abertas para o 21º Simpósio Brasil Sul de Avicultura12/Mar/202112/03/21há 4 anos Sexta-feira, 12 de Março de 202112/03/2021Venda do primeiro lote encerra no dia 19 de março, quando inicia a venda do segundo lote com reajuste no valor. Abertura oficial do evento será no dia 6 de abril, às 13h30...