Mais uma turma do Projeto Soldado Cidadão recebe certificados em Florianópolis
A cerimônia contou com a presença de autoridades que atuam diretamente na execução e apoio à iniciativa. (Foto Divulgação).
A cerimônia de entrega dos certificados aos soldados da Escola de Aprendizes de Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) que participaram do Projeto Soldado Cidadão, foi um sucesso. O ato, realizado no último dia 27 de maio, marcou a conclusão de mais uma etapa desta importante iniciativa que visa preparar jovens militares para a inserção no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional e cidadã.
O projeto é uma ação conjunta entre a Marinha do Brasil, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Florianópolis. A cerimônia contou com a presença de autoridades que atuam diretamente na execução e apoio à iniciativa.
Representando o Sistema Faesc/Senar estiveram presentes o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina, Gilmar Antônio Zanluchi, e o presidente do Sindicato Rural de Florianópolis, Erasmo Nei Tiepo.
A Marinha do Brasil foi representada pelo capitão-tenente (AFN) Fabio Carmo de Deus, encarregado do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da EAMSC; o capitão-tenente Stefan Dias Coelho, comandante do Corpo de Alunos; o capitão de corveta (FN) Luiz Carlos Zamith Moreira, chefe do Departamento de Ensino; o capitão de corveta (RM1-T) Ixon Martins do Nascimento, encarregado da Divisão de Apoio do Departamento de Ensino; e o 1º sargento fuzileiro naval de infantaria Sandro Natividade Brandão, monitor do Núcleo de Formação de Reservistas Navais.
O Soldado Cidadão visa oferecer formação profissional a jovens que estão prestando o serviço militar. Durante a solenidade, os representantes das instituições parceiras destacaram a importância do engajamento institucional para o êxito da iniciativa, o que evidencia o compromisso das instituições parceiras com a formação desses jovens.
“A certificação recebida pelos soldados representa novas oportunidades em suas trajetórias pessoais e profissionais. Nós, por meio dessa parceria, reafirmamos nosso compromisso com a promoção da qualificação e valorização do ser humano no campo e fora dele, ampliando oportunidades e fomentando a cidadania”, ressaltou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, é uma satisfação observar os resultados dessa parceria que já qualificou, para o mercado de trabalho, inúmeros jovens que prestam Serviço Militar. “Com foco no desenvolvimento de competências voltadas ao setor produtivo, a iniciativa proporciona uma transição segura e qualificada para esses jovens, o que contribui para a empregabilidade e inclusão social. A iniciativa também demonstra que a união de esforços entre instituições, de fato, gera impactos positivos na vida das pessoas e na sociedade como um todo”.
SOBRE O PROJETO SOLDADO CIDADÃO
O público-alvo do projeto Soldado Cidadão é formado por jovens, incorporados às Forças Singulares para a prestação do Serviço Militar, de perfil socioeconômico carente e que necessitem de formação profissional básica que os habilite ao primeiro emprego e à consequente inserção no mercado de trabalho.
Veja também
Novos tempos para o crédito rural?04/Abr/201904/04/19há 6 anos Quinta-feira, 04 de Abril de 201904/04/2019Por José Zeferino Pedrozo Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
Jornada de 27 anos do Sindicont Chapecó é de celebrações17/Out/202317/10/23há 1 ano e 9 meses Terça-feira, 17 de Outubro de 202317/10/2023 O Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) completa nesta segunda-feira (16) 27 anos de história. São mais de 130 associados em 30 municípios. “A qualificação contínua e o......