Postado em 25 de Abril às 15h56

Mais de 40 empresas da região oeste participam de encontro do Programa ALI Produtividade

Mais de 40 empresas dos municípios de Arvoredo, Chapecó, Guatambu, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Xanxerê e Xaxim participaram, nesta semana, de um encontro de negócios promovido pelo Programa ALI Produtividade do Sebrae/SC. (Foto: Divulgação)

Mais de 40 empresas dos municípios de Arvoredo, Chapecó, Guatambu, Modelo, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Xanxerê e Xaxim participaram, nesta semana, de um encontro de negócios promovido pelo Programa ALI Produtividade do Sebrae/SC. O evento teve como objetivo estimular o engajamento coletivo entre os participantes, promovendo um ambiente de networking e a geração de novas oportunidades entre empresas de diferentes setores.
            “O ALI Produtividade está atendendo, neste ciclo, 125 empresas da região de Chapecó, com foco na aplicação de ferramentas de gestão ágil para promover melhorias nos processos, aumentar o faturamento e impulsionar a lucratividade em curto prazo. Os empresários estão na reta final do Programa, com mais dois meses de acompanhamento, e esse encontro já demonstra grandes resultados que foram conquistados ao longo do processo”, ressaltou a gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb.                                                                                            Durante o encontro, os participantes puderam conhecer um case de sucesso de ciclos anteriores, a empresa Perfil Móveis, de Coronel Freitas, que compartilhou os resultados alcançados após a participação no Programa, servindo de inspiração para os demais empresários. Na sequência, também ocorreu um momento de pitch, onde os empreendedores puderam apresentar seus negócios, proporcionando uma troca de aprendizados, ideias e oportunidades. IMPULSIONAMENTO                                                                                                                              “O crescimento nas vendas dos vinhos que produzimos nos levou, há cerca de três anos, a registrar nossa produção no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em busca de mais segurança e legalidade. Desde então, o Sebrae/SC, por meio do Programa ALI Produtividade, tem sido um grande parceiro nesse processo de profissionalização. Nosso foco agora é ampliar as vendas e investir na divulgação da marca. Essa parceria tem feito a diferença no nosso crescimento”, destacou Nilso Oselame, proprietário da Vinícola Dell Ângelo, de Xanxerê, que possui uma produção anual de 20 mil litros e um portfólio com cerca de 20 variedades, entre vinhos, espumantes, cachaças e licores.                                                                                                 Outro exemplo de destaque é a empresária Tânia Mara Facco, da Labor H2O, de Pinhalzinho, especializada em análises de água potável, industrial e efluentes sanitários. Ela relatou que já havia buscado o Sebrae/SC em outras oportunidades, mas o ALI Produtividade proporcionou um olhar mais aprofundado sobre os desafios do negócio. “Estamos no mercado há 10 anos e ao participar do Programa, consegui identificar com mais clareza nossas necessidades. Foi um processo muito válido, percebemos que havia demandas internas que antes passavam despercebidas. A principal melhoria até agora foi na organização dos setores. Nossa estrutura já era sólida, mas conseguimos reestruturar processos que tornaram a operação mais eficiente”, explicou.                       
            Também participando do Programa ALI Produtividade, a empresária Keila Gheller, de Chapecó, destacou os benefícios já percebidos em sua empresa, a Triforma Arquitetura, Engenharia e Construção. Com dois anos de atuação no mercado, o escritório é comandado por Keila, arquiteta urbanista, em parceria com dois sócios, um engenheiro civil e um engenheiro mecânico. “Com o apoio da Agente Local de Inovação, identificamos pontos em que estávamos deixando a desejar, como na área de vendas e no marketing. Agora olhamos para essas questões com mais atenção, porque entendemos que são desafios que precisamos enfrentar com prioridade”, complementou Keila.                                                                                                                                Outra participante do Programa, Ana Paula Bosco, proprietária da Mecânica Luz, em Chapecó, compartilhou os avanços que sua empresa vem conquistando com o apoio do Sebrae/SC. “Com 13 anos de atuação no mercado, oferecemos serviços de mecânica geral para veículos da linha leve, incluindo gasolina e diesel, injeção eletrônica, alto elétrica, câmbio automático e direção elétrica. O contato com o Sebrae/SC já vem de algum tempo, realizamos algumas mentorias, mas essa oportunidade surgiu em um momento muito apropriado, pois precisávamos não só melhorar os serviços que já oferecemos, mas também aprimorar a empresa em alguns processos internos. O apoio foi pontual para identificar falhas e corrigi-las”, relatou Ana.
Entre os avanços, ela destacou a transformação na presença digital da empresa. “A principal mudança até agora foi nas redes sociais, não dá mais para estar fora do mundo online. Precisavamos de melhorias para atingir um público maior e fazer com que nossos serviços fossem mais conhecidos pelos moradores da região”, concluiu.
            Com uma proposta diferenciada de cuidado em saúde, a Dra. Maikelli Simes comanda há 16 anos a Clínica Integrativa e SPA que leva seu nome, em Chapecó. Médica de família, ela apostou em um modelo de atendimento particular baseado na atenção contínua à saúde e na promoção da qualidade de vida, com práticas que vão desde a prevenção até a reabilitação. “Na área da saúde, a parte administrativa e de processos costuma ser o ponto mais desafiador. Para mim, isso era como falar grego. Ter alguém de fora, com esse olhar, foi um presente. Tudo que a Agente Local de Inovação apontou, estamos correndo atrás para implementar”.                              Maikelli também enfatizou um ponto sensível para profissionais da saúde, a venda. “Temos uma dificuldade muito grande em prospectar clientes na área da saúde. Monitorar números, entender conversões, trabalhar esses dados com a equipe e isso é um grande desafio. Mas estamos trabalhando nisso com o apoio do Programa”, finalizou.
 
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.  

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer um case de sucesso de ciclos anteriores, a empresa Perfil Móveis, de Coronel Freitas, que compartilhou os resultados alcançados após a participação no Programa. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

Vinícola Dell Ângelo, de Xanxerê, realizou degustação dos produtos durante o evento. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)

Gestora do Programa ALI na região oeste, Raquel Gobb. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação) 

Veja também

Voltar para (Blog)