Lajeado Grande lança Rota da Ovelha e Sabores com incentivo à valorização do turismo local
Inauguração ocorre no dia 10 de novembro, às 14h, no Regalos do Interior
O turismo rural tem muito em seus atrativos. Além do contato com as belezas naturais, o turista ainda pode experimentar experiências únicas com sabores característicos de cada município. Com o objetivo de valorizar o turismo e a cultura local, destacando as riquezas de propriedades e empresas rurais, o município Lajeado Grande, inaugura a “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande”.
A novidade será lançada no dia 10 de novembro, às 14 horas, no Regalos do Interior. Durante o lançamento, serão apresentadas as propriedades integrantes, os atrativos disponíveis e os contatos para agendamento de visitas. A Rota é uma iniciativa que integra a estratégia na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.
A diretora de Administração Talya Caregnatto destaca que a proposta de turismo rural iniciou como estratégia para unir a ovinocultura, que é uma atividade econômica em ascensão, com as belezas naturais, as características das propriedades rurais e a hospitalidade dos moradores de Lajeado Grande. “Os turistas poderão visitar algumas propriedades rurais onde terão contato com os animais e com a gastronomia através de pratos à base de carne de ovelha e de produtos da agricultura familiar”, destaca.
DIVERSIDADE TURÍSTICA
A “Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande” terá em seu roteiro turístico várias propriedades rurais. Entre elas, uma que tem como atividade principal a ovinocultura e derivados, outra que trabalha com derivados de cana-de-açúcar, uma que produz gin e licores, uma que fabrica queijos coloniais e temperados, uma com produtos orgânicos e cafés coloniais e outra com um pôr do sol magnifico.
“Além disso, as artesãs de Lajeado Grande, que estão elaborando itens característicos e indenitários relacionados a essa rota são beneficiadas com capacitações gratuitas. Essa é mais uma alternativa para agregar valor ao turismo e a cultura local”, observa o prefeito de Lajeado Grande, Anderson Elías Bianchi.
As oficinas têm como objetivo fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. Até o mês de dezembro, estão previstos cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município.
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o turismo representa a essência de um município, assim como é o caso de Lajeado Grande. “O Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora, visa contribuir para que a prefeitura reconheça essa essência e qualifique o turismo com estratégias que valorizem as belezas naturais, os empreendedores, neste caso, principalmente os rurais, e divulgue o potencial de cada segmento promovendo, assim, o desenvolvimento econômico sustentável, o que refletirá na melhoria da renda e na qualidade de vida dos cidadãos de Lajeado Grande”, concluiu.
ACIC Open traz soluções para aumentar as vendas13/Dez/201913/12/19há 5 anos Sexta-feira, 13 de Dezembro de 201913/12/2019Evento ocorre na segunda-feira (17) e é direcionado para micro e pequenas empresas...
Santa Catarina lança campanha para eliminação do milho guaxo e combate à cigarrinha13/Mai/202113/05/21há 3 anos Quinta-feira, 13 de Maio de 202113/05/2021Com uma quebra de quase 30% na safra esperada de milho, Santa Catarina cria força-tarefa para combater a cigarrinha-do-milho e reduzir os impactos nas lavouras. Nesta quarta-feira, 12, o Governo do Estado e representantes dos produtores rurais......