Postado em 23 de Setembro de 2019 às 17h36

Laboratório de robótica incentiva empreendedorismo e criatividade

Iniciativa de inclusão social prepara jovens para empreender no ramo da inovação

Um projeto pioneiro em Santa Catarina foi inaugurado na última sexta-feira (20), no Centro do município de Galvão. O Laboratório de Robótica Include atenderá, nesta primeira etapa, 75 jovens de 10 a 18 anos que aprenderão a idealizar e prototipar soluções para problemas do dia a dia. A iniciativa foi da Administração Municipal, com organização do Instituto Campus Party (ICP) e apoio do Sebrae, Empire, MCI Building Community, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ensino de Robótica Educativa (Tron) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
Os participantes do primeiro Include do Estado aprenderão sobre desenhos em 3D com softwares livres, impressora 3D, projetos em 3D, programação em smartphones, desenvolvimento de aplicativos, iniciação ao GNU/Linux, design web, óculos de realidade virtual e drone. O Include oferece qualificação aos jovens para o mercado de trabalho, propicia o protagonismo na utilização da tecnologia como meio de resolver problemas e identifica participantes com QI maior de 140 e os encaminha para escolas adequadas.
O presidente do ICP, Francesco Farraggio, celebra a parceria com o Sebrae. “Aqui não ensinamos só a tecnologia, ensinamos a ganhar dinheiro. E o Sebrae proporciona a formação para que esses jovens se tornem empreendedores e possam desenvolver isso como uma atividade formal. Agora espero que possamos repetir isso em toda Santa Catarina”.
A diretora nacional do Include, Sidiane Zanin, expõe que o objetivo do laboratório é oferecer o conhecimento básico de tecnologia e promover a transformação social. “Além de desenvolver a capacidade criativa das crianças e também inserir mulheres na tecnologia”, acrescenta.
Para o prefeito de Galvão, Admir Edi Dalla Cort, este projeto é muito importante para o município porque, além de investir na economia educativa, propicia a inclusão e a transformação dos jovens, preparando-os para que tenham condições de empreender. “Ele também faz com que nossas crianças tenham oportunidades para que futuramente estejam capacitadas para gerar empregos nesse ramo da inovação”, comemora.
A secretária de Educação Zoleide Fátima Marconssoni comenta que municípios pequenos não costumam ter acesso as tecnologias como a robótica. “Agora conseguimos ver a diferença que esta ação pode fazer na nossa cidade no futuro”, prevê. Ela também reforça que as aulas tradicionais já não são mais atrativas para as crianças, por isso, incentivada pelo Include, a pasta já passou a inserir atividades com brinquedos educativos para despertar a criatividade.
Um dos idealizadores do projeto em Galvão é o contador e secretário de Administração, Leonidio Levinski. Ele conta que, em 2018, teve a ideia de oferecer um laboratório de robótica durante a feira promovida no município. A partir daí, foram realizados contatos, estiveram na inauguração do Include em Pato Branco (PR) e participaram da última edição da Campus Party, chegando até os representantes do ICP. “Consideramos o Include superimportante, pois estamos transformando a cultura de Galvão e pensamos, daqui para frente, em criar tecnologia, novos aplicativos e desenvolver soluções”, comenta.
Os empresários do município também veem com bons olhos esta iniciativa. “A Associação Comercial apoia este projeto, pois é uma alegria inaugurar o Include. Temos um plano de desenvolvimento que abrange diversas ações a serem realizadas até 2030 e o laboratório está fazendo parte disso”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Galvão (ACIG), André Berté.
O gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, enaltece a proatividade do poder público e dos empresários de Galvão na conquista desse laboratório, que é um instrumento integrado para o processo da educação do município, com um método de aprendizado para inovação, tanto para posicionamentos quanto para comportamentos inteligentes e integradores. “Essa construção do conhecimento encaminhará muitos educandos para instituições de ensino e de profissionalização, tendo clareza em seus objetivos. Nesse sentido, o Sebrae contribuirá para ampliar conhecimentos sobre empreendedorismo e preparar esses jovens promissores e ávidos pelo processo de aprendizado”, comenta.
FUTURO
Antes da inauguração, o presidente do Instituto Campus Party (ICP), Francesco Farraggio ministrou uma palestra sobre futuro e tecnologia. “Vivemos uma mudança de era. Hoje o conhecimento está nos jovens. Nós, ‘velhos’, temos que aprender a desaprender - salvo a experiência de vida e relacionamentos -, mas, sobre tecnologia, são eles que sabem o que está acontecendo”, afirma.
Em sua fala, Farraggio comentou que, antigamente, um jovem de cidade pequena como Galvão queria ir para São Paulo, por exemplo, pelas oportunidades. “Em 20 anos tudo mudou. Hoje tem internet. É a mesma coisa estar aqui ou em São Paulo, Paris, Nova Iorque, Buenos Aires. Aqui não é preciso passar horas em um ônibus para trabalhar”, compara. “Na Europa, os jovens estão voltando para cidades de interior pela qualidade de vida”, enfatiza dizendo que, por meio da tecnologia, é possível mostrar para o jovem que Galvão é uma cidade legal e também oferece condições de trabalho e crescimento profissional.
Ele também contou como surgiu a ideia do Include. “Começamos a pensar como usar essa tecnologia como ferramenta de inclusão social e econômica”, lembra. Em uma Campus Party de Londres, teve contato com um indiano que realizava um projeto semelhante em comunidades do seu país. Com ele, aprendeu como poderia realizar o projeto e trouxe a iniciativa para o Brasil, chegando agora a Santa Catarina.

Veja também

Mercoagro 2020 adere à campanha Lixo Zero e desenvolve ações de sustentabilidade24/02/20 Um conceito será colocado em prática na 13ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro): sustentabilidade ambiental. Na última semana, o gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin, coordenou reunião de trabalho sobre esse assunto para iniciar com antecedência a discussão......
Santa Catarina espera colher a melhor safra da maçã da história17/03/22 Maior produtor nacional de maçã, Santa Catarina dá início à safra com a melhor qualidade da história. Mesmo com uma redução na quantidade colhida, os produtores esperam frutas com sabor e aparência......

Voltar para (Blog)