JEPP: estudantes de Caxambu do Sul aprendem na prática sobre empreendedorismo
Para explorar os principais aspectos e conceitos da jornada de trabalho aplicados na prática, 170 estudantes, do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Bairro Antena em Caxambu do Sul participaram neste ano do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). (Foto: Divulgação)
Desenvolver o comportamento empreendedor e vivenciar as etapas de um plano de negócios, por meio da realização de diferentes oficinas temáticas. Para explorar os principais aspectos e conceitos da jornada de trabalho aplicados na prática, 170 estudantes, do 1º ao 5º ano, da Escola Municipal Bairro Antena em Caxambu do Sul participaram neste ano do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa foi realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Sebrae/SC, no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora.
Na última semana a unidade escolar promoveu uma feira para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a realização do programa. O evento reuniu estudantes, professores, pais e amigos. Os alunos apresentaram os resultados de semanas de pesquisa e dedicação. Brinquedos ecológicos feitos com materiais reciclados, pratos preparados com ingredientes saudáveis e mudas de flores.
A diretora Elizandra Moreto ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido, enfatizando o papel fundamental dos professores em cultivar o espírito empreendedor dos alunos desde cedo. “Ao ensinarem metodologias práticas, os educadores ajudam os estudantes a desenvolverem criatividade e a encontrarem soluções inovadoras. O apoio docente é essencial para que os alunos aprendam a administrar recursos e a transformar suas ideias em negócios reais. Ao final da feira, os estudantes vivenciam a experiência de verdadeiros empresários, desde o planejamento estratégico até a obtenção de lucro. Essa jornada proporciona aos jovens não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades essenciais para o futuro, como trabalho em equipe, liderança e proatividade”, comentou. Os benefícios do JEPP, de acordo com a gestora regional do Programa Cidade Empreendedora no oeste Gabriela da Costa Heming, são tanto para os alunos, que se tornam mais autônomos e preparados para o mercado de trabalho, quanto para a sociedade, que ganha futuros empreendedores capazes de gerar inovação e desenvolvimento. “A feira de projetos foi um momento de celebração das diversas habilidades e talentos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano. Os projetos apresentados, que abrangeram desde experimentos científicos até soluções criativas para problemas sociais, demonstraram o protagonismo, a cooperação e a inovação que o JEPP estimula”, salientou.
A iniciativa foi realizada pela parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e pelo Sebrae/SC, no eixo de educação empreendedora do Programa Cidade Empreendedora. (Foto: Divulgação)
Na última semana a unidade escolar promoveu uma feira para apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a realização do programa. (Foto: Divulgação)
O evento reuniu estudantes, professores, pais e amigos. (Foto: Divulgação)
Os alunos apresentaram os resultados de semanas de pesquisa e dedicação. Brinquedos ecológicos feitos com materiais reciclados, pratos preparados com ingredientes saudáveis e mudas de flores. (Foto: Divulgação)
Veja também
Duzentos e cinquenta produtores rurais participam do Programa Saúde do Homem em Jacinto Machado13/Mai/201913/05/19há 5 anos Segunda-feira, 13 de Maio de 201913/05/2019O bem-estar e a saúde dos produtores rurais catarinenses são uma das prioridades para o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). Pensando nisso, o Sistema Faesc/Senar promoveu em Jacinto Machado o Programa Saúde do Homem Rural, em parceria com o......
Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta registra incremento de 28,65% na formalização de MEIs23/Dez/202123/12/21há 3 anos Quinta-feira, 23 de Dezembro de 202123/12/2021A Sala do Empreendedor de Cordilheira Alta, no oeste catarinense, registrou no período de três meses o incremento de 28,65% na formalização de microempreendedores individuais (MEIs). Levantamento da Administração......