Postado em 03 de Fevereiro de 2022 às 11h19

Itaipu Rural Show: dinâmica de cadeias produtivas é apresentada nas oficinas “Sabores do Campo”

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Hambúrguer de costela suína, medalhões de lombo suíno, costela suína com mostarda e mel, espetinho de carne suína com cebola, cestinha de frango com requeijão, torta de frango de liquidificador, torta Romeu e Julieta, Banoffee, torta de Suspiro e Strogonoffe de Nozes. Essas são as delícias que podem ser provadas até sábado (5) no estande do Sebrae/SC na 23ª edição do Itaipu Rural Show, no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, em Pinhalzinho, no oeste catarinense.
A degustação dessas receitas à base de suíno, aves e leite é oferecida nas oficinas culinárias gratuitas “Sabores do Campo”, por meio do Programa Encadeamento Produtivo, desenvolvido pela Aurora Coop, pelo Sebrae e outros parceiros. Os visitantes têm a oportunidade de aprender novas receitas e de compreender como funciona essas cadeias produtivas, ou seja, os cuidados necessários desde do campo até o consumidor final. Também são abordados o bem-estar animal e a sustentabilidade.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Lorival Zanluchi, as empresas rurais participam de vários programas oferecidos pelas cooperativas, que contribuem para reduzir os custos, incentivam a manter o ambiente organizado, mostram a importância de uma atividade planejada e o controle financeiro. “Esses programas estão disponíveis durante todo o ano. Para participar basta procurar o técnico de assistência da cooperativa, o setor técnico ou o setor social”, explica ao enaltecer a importância dessas propriedades conquistarem certificações. Entre os benefícios observados pelos empresários rurais estão o combate ao desperdício, mais espaço para o trabalho, economia de materiais, ambiente mais saudável e agradável e menor tempo para encontrar as coisas.
Para proporcionar o bem-estar nos animais nas propriedades cooperadas, as oficinas “Sabores do Campo” orientam sobre as cinco liberdades: estar livre de fome e sede; estar livre de desconforto; estar livre de dor, doença e injúria; ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie e estar livre de medo e estresse.   
Na área da sustentabilidade a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Larissa Raiser, reforça que não basta apenas separar o lixo. “É necessário implementar uma série de medidas com base em aspectos econômicos, sociais e ambientais”, argumenta. A novidade deste ano é que nas oficinas de culinárias são utilizadas embalagens sustentáveis. A equipe também está distribuindo um livro de receitas com várias opções de cardápios com os ingredientes principais à base de suínos, aves e leite.
O diretor técnico Luc Pinheiro, o gerente regional do oeste e extremo oeste Udo Trennepohl e o coordenador de agronegócio Enio Parmeggiani acompanham presencialmente as atividades do Sebrae/SC no Itaipu Rural Show.
PARCEIROS
O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.   
 

Veja também

Programa do BNDES permite financiar até R$ 70 milhões para micro, pequenas e médias26/06/20 Em reunião virtual realizada pela FIESC, indústrias conheceram detalhes da linha de crédito oferecida pelo BNDES para minimizar impactos econômicos causados pela pandemia; encontro abordou ainda a medida provisória 975, que cria o Programa Emergencial de Acesso a Crédito...

Voltar para (Blog)