Internet possibilita inovação no modelo de gestão de pequenas empresas
Fixação da marca para expandir em determinado segmento, posicionamento da empresa na internet, métricas de acessos em comparativo com o retorno financeiro, vantagens do e-commerce e conteúdos de interesse público utilizados como estratégias de relacionamento com os consumidores. Com esses objetivos profissionais e empreendedores buscaram aperfeiçoamento no curso “Como a internet pode alavancar seu negócio”, realizado nesta semana, pelo Sebrae/SC, em Chapecó.
O objetivo foi despertar o interesse dos participantes sobre a importância da utilização da internet para as micro e pequenas empresas transformarem pensamentos inovadores em novas oportunidades. O curso também mostrou o direcionamento de medidas que precisam ser aprofundadas nas empresas. Entre os assuntos abordados estão: a internet mudou o mundo; construção da presença digital; relacionamento, marketing, vendas e métricas, e a elaboração do plano digital.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC e facilitadora do curso, Veridiane Endress, explica sobre hábitos de consumo pelo meio digital, a logística e o uso de buscadores que podem impactar os negócios. “Os segmentos que são mais consumidos são moda e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, eletrônicos e informática. Além disso, as vendas pela internet apresentam crescimento de 30% ao ano”, relata ao destacar que uma pequena empresa tem mais condições de prestar um atendimento muito mais rápido do que grandes corporações.
De acordo com Veridiane, a internet deve ser vista como ferramenta de relacionamento, por isso as orientações são permitir que outros sites utilizem a base de informações para fornecer aos usuários uma maneira mais rápida de agregar valor ao negócio, incentivar a formação de comunidades em torno do empreendimento e motivar a contribuição dos clientes.
“Com a internet, a vitrine é infinita e a oferta de produtos é praticamente ilimitada, uma vez que os custos de armazenagem e distribuição digitais são muito inferiores. Por isso, o planejamento é vital para manter a presença na internet, além de pensar ações de divulgação dos serviços/produtos, de como se relacionar com o público-alvo e de como medir as ações realizadas”, destaca Veridiane.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC também comenta a importância de conhecer a relevância e a pertinência do conteúdo disponibilizado para definir quais mídias ou redes sociais utilizar, bem como conhecer a capacidade operacional para manter um gerenciamento adequado. “Planeje os posts usando a proporção 10:1, ou seja, dez conteúdos relevantes e de interesse do cliente e uma propaganda sútil”, complementou.
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