Postado em 25 de Outubro de 2019 às 15h35

Internet possibilita inovação no modelo de gestão de pequenas empresas

Fixação da marca para expandir em determinado segmento, posicionamento da empresa na internet, métricas de acessos em comparativo com o retorno financeiro, vantagens do e-commerce e conteúdos de interesse público utilizados como estratégias de relacionamento com os consumidores. Com esses objetivos profissionais e empreendedores buscaram aperfeiçoamento no curso “Como a internet pode alavancar seu negócio”, realizado nesta semana, pelo Sebrae/SC, em Chapecó.
O objetivo foi despertar o interesse dos participantes sobre a importância da utilização da internet para as micro e pequenas empresas transformarem pensamentos inovadores em novas oportunidades. O curso também mostrou o direcionamento de medidas que precisam ser aprofundadas nas empresas. Entre os assuntos abordados estão: a internet mudou o mundo; construção da presença digital; relacionamento, marketing, vendas e métricas, e a elaboração do plano digital.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC e facilitadora do curso, Veridiane Endress, explica sobre hábitos de consumo pelo meio digital, a logística e o uso de buscadores que podem impactar os negócios. “Os segmentos que são mais consumidos são moda e acessórios, eletrodomésticos, saúde e beleza, eletrônicos e informática. Além disso, as vendas pela internet apresentam crescimento de 30% ao ano”, relata ao destacar que uma pequena empresa tem mais condições de prestar um atendimento muito mais rápido do que grandes corporações.
De acordo com Veridiane, a internet deve ser vista como ferramenta de relacionamento, por isso as orientações são permitir que outros sites utilizem a base de informações para fornecer aos usuários uma maneira mais rápida de agregar valor ao negócio, incentivar a formação de comunidades em torno do empreendimento e motivar a contribuição dos clientes.
“Com a internet, a vitrine é infinita e a oferta de produtos é praticamente ilimitada, uma vez que os custos de armazenagem e distribuição digitais são muito inferiores. Por isso, o planejamento é vital para manter a presença na internet, além de pensar ações de divulgação dos serviços/produtos, de como se relacionar com o público-alvo e de como medir as ações realizadas”, destaca Veridiane.
A consultora credenciada ao Sebrae/SC também comenta a importância de conhecer a relevância e a pertinência do conteúdo disponibilizado para definir quais mídias ou redes sociais utilizar, bem como conhecer a capacidade operacional para manter um gerenciamento adequado. “Planeje os posts usando a proporção 10:1, ou seja, dez conteúdos relevantes e de interesse do cliente e uma propaganda sútil”, complementou. 

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