Instituições trocam experiências sobre medidas de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde
Unimed Chapecó promoveu o Encontro Regional de Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
Evento reuniu mais de 40 profissionais de nove instituições de Chapecó e região (Foto: Comunicação Interna Unimed Chapecó).
Para discutir boas práticas e trocar experiências entre os serviços, a Unimed Chapecó promoveu o primeiro Encontro Regional de Serviços de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. O evento, que foi realizado nesta semana, no Auditório 1 da Cooperativa Médica, reuniu mais de 40 profissionais de nove instituições de Chapecó e da região.
Promovido pelo Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (SCIRAS) e pelo Centro de Educação Continuada da Unimed Chapecó, esse encontro surgiu de uma necessidade antiga das instituições de saúde da região. A médica infectologista e coordenadora do SCIRAS da Unimed Chapecó, Dra. Carine Kolling, explicou que o principal objetivo foi atualizar conhecimentos, buscando as melhores práticas para garantir a segurança dos pacientes.
“As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, também conhecidas como IRAS, são eventos adversos frequentes durante a internação hospitalar e que trazem prejuízos como aumento da morbimortalidade, mais tempo de internação e elevação nos custos em saúde. Por isso, é tão importante falar sobre este tema e buscar formas de preveni-las”, ressaltou.
Durante o encontro, foram abordados temas como: estratégias para melhorar a adesão dos profissionais de saúde à higiene de mãos; diagnóstico, tratamento e medidas para prevenção da sepse neonatal tardia; medidas de prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica e também palestra sobre o tema “Sepse” com o pesquisador no Hospital Israelita Albert Einstein e ex-presidente do Instituto Latino Americano de Sepse, Dr. Luciano Azevedo.
A fisioterapeuta coordenadora do Corpo Técnico Profissional do Hospital Unimed Chapecó, Fernanda Flores Desessards, foi a moderadora de uma das mesas-redondas realizadas durante o evento. Com o tema “Desafios e Perspectivas associados à implementação efetiva de marcadores de impacto no cuidado ao paciente crítico", o momento contou com a participação de integrantes da equipe multiprofissional da instituição.
De acordo com Fernanda, esse foi um evento pioneiro, que aproximou profissionais das equipes interdisciplinares e dos serviços de controle de infecção. “Satisfação em participar do evento e contribuir com a apresentação de marcadores de impacto no paciente crítico, que estão diretamente ligados à prevenção de IRAS. Foi possível discutir casos, evidenciar indicadores de performance e promover um ambiente de trocas e conversas entre os profissionais de toda equipe multiprofissional”, destacou.
Por ser a primeira experiência nesse sentido na região, o sentimento após a realização do evento reforça a importância de debater e compartilhar conhecimentos sobre o assunto. “Passado o encontro, fica a sensação de satisfação pelos temas abordados e pela qualidade dos palestrantes, a importância da multidisciplinaridade na prevenção de infecções, a maior aproximação dos serviços de diferentes hospitais e o desejo de novos encontros futuros”, concluiu Dra. Carine.
Veja também
Desgaste na cartilagem provoca dores agudas02/Abr/201902/04/19há 6 anos Terça-feira, 02 de Abril de 201902/04/2019 Caracterizado por uma patologia crônica degenerativa que causa amolecimento da cartilagem da patela, podendo destruí-la, a condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho que provoca dor e inflamação. As mulheres possuem fatores anatômicos neuromusculares e hormonais que predispõem a doença, mas o problema também é......