Postado em 28 de Agosto de 2019 às 17h24

3º WORKSHOP VIVA AS DIFERENÇAS: Não importa a pergunta, a resposta é o amor

Palestra apresentou o Instituto Mano Down e a história dos irmãos Leonardo e Eduardo

O sonho de Leonardo Gontijo sempre foi ter um irmão mais novo. Por ser o caçula de três irmãos queria ter alguém para descontar os puxões de orelha que levava. Quando tinha 12 anos o presente de Leonardo chegou: Eduardo Gontijo. Mal sabia Leonardo que junto com Dudu chegaria uma das maiores lições de sua vida. Diagnosticado com Sindrome de Donw, Dudu foi desenganado pelos médicos que disseram que ele não andaria, não falaria e morreria aos quatro anos de idade. Na contramão do mundo e de todos os diagnósticos Dudu, hoje conhecido como Dudu do cavaco, tem 28 anos e uma vida de sonhos realizados.
            A história de amor entre os irmãos se tornou o Instituto Mano Down, em Belo Horizonte (MG) e foi apresentada durante o 3º Workshop Viva as Diferenças, promovido pela Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora a Cooperativa Central Aurora Alimentos, nessa semana, em Chapecó. O evento visa debater a inclusão social das pessoas com deficiência levando informações para a comunidade e segue com programação nesta quarta-feira (28) até às 22h, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
            Em uma apresentação bem-humorada e repleta de amor, Leo e Dudu contaram um pouco de sua trajetória com uma palestra musicada. Dudu do cavaco toca nove instrumentos musicais e o cavaquinho, toca inclusive de costas. Desenganado pelos médicos, rejeitado por oito professores e 17 escolas, Dudu é um exemplo de superação e de sonhos realizados, sendo o primeiro músico com down da América Latina a gravar um CD e um DVD.
            “Ele mudou a minha história. Foi nas curvas da vida que aprendi a amar e o nascimento do Dudu com Síndrome de Down me fez ter outra percepção sobre o mundo e o que realmente era valioso para mim”, contou Leonardo que deixou o Direito e a Engenharia de lado para cuidar do irmão.
            O Instituto Mano Down já atendeu mais de 3 mil pessoas com deficiência intelectual e recebe pessoas desde o nascimento até a terceira idade. Oferece estimulação precoce, inserção no mercado de trabalho e oficinas, entre outras atividades para o desenvolvimento e a seguranda da independência. “Diagnostico não é destino e o amor que nos trouxe até aqui”, complementou Leonardo. Entre os ensinamentos de Dudu, Leonardo salientou que o irmão lhe ensinou a falar “eu te amo” sem medo, que não existe poupança de sentimentos e que é preciso demonstrar o que se sente pelas pessoas em vida. “Em um mundo recheado de críticas temos que nos inspirar em pessoas e passar a enxergar as qualidades do próximo com amor. É isso que o Dudu me ensina todos os dias”.
            VIVA AS DIFERENÇAS
O Workshop Viva as Diferenças é desenvolvido por meio do Programa Atitude Agora, que tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência e entidades, promovendo o desenvolvimento pessoal, profissional e social.  A terceira edição do Viva as Diferenças integra o calendário de comemorações dos 50 anos da Aurora Alimentos, comemorado em 2019. Durante os dois estão sendo apresentados os avanços da tecnologia assistiva e da legislação, práticas realizadas por empresas sobre inclusão no mercado de trabalho, desfile inclusivo, exposição de serviços, palestras, vivências e mais de 30 estandes para visitação.
            São parceiros a Expresso São Miguel, Unimed, Unochapecó, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), BRSIS, COMDE e NSC TV. Além dos expositores, como o CAPP, Chapecoense, Aldeia21, Faculdade Santa Rita, FCD, IFSC, Inclusão Eficiente, SENAC, SESC, Mesa Brasil, Uceff, Unoesc, Unopar, Uniodonto, Mundo Encantado Boneco de Pano, Estilo Verde, AMA, FACESC e FIESC.

Veja também

Faesc: seca agrava escassez do milho14/01 A estiagem que atinge o sul do Brasil afeta a produção e a produtividade das lavouras de milho e de soja. Para Santa Catarina, maior importador de milho do País, a seca pode agravar o abastecimento das cadeias de aves e......

Voltar para (Blog)