Postado em 15 de Julho de 2021 às 14h59

Inovação: segunda palestra do ciclo promovido pelo SESCOOP/SC aborda produtos, processos e serviços

Construir a inovação dentro das cooperativas pode não ser tarefa fácil. Mas, com algumas diretrizes e métodos, é possível implementar processos inovadores em todos os ramos do sistema cooperativista. A palestra promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), realizada nesta semana, intitulada Inovação: para Produtos, Processos e Serviços, propôs uma reflexão sobre como inovar no cooperativismo. O evento faz parte de uma série de palestras realizada pela entidade, com o foco na inovação e direcionada às cooperativas.
Essa, que foi a segunda palestra do ciclo, teve a condução de Hélio Gomes de Carvalho, Doutor em Engenharia de Produção, Mestre em Tecnologia, professor e pesquisador especialista em inovação. Ao defender que, por meio da inovação, as cooperativas precisam competir no mercado com os demais modelos de negócio, Hélio enfatizou o equívoco comum de associar a inovação como sendo apenas a criação de algo novo. “Inovação é essencial para as cooperativas se diferenciarem da concorrência. Mas, para ser inovação, é preciso agregar valor e trazer resultado para as pessoas”, destacou.
Nesse sentido, elencou as situações em que a inovação deve ser aplicada para que as cooperativas se destaquem no mercado competitivo: quando há aumento da concorrência; quando há similaridade do produto; quando há similaridade de serviço e, especialmente, para se diferenciar perante a concorrência.
Hélio também defendeu os diferentes tipos de inovação e como aplicar esses conceitos. Segundo ele, resume-se, basicamente, em três definições. A inovação incremental, que é quando algo vai melhorando significativamente; a inovação radical quando se muda a maneira de fazer algo; e a inovação disruptiva que é o desenvolvimento de soluções acessíveis, baratas e fáceis de usar.
Ter um ambiente propício para estimular a inovação, respeitar as individualidades e permitir tempo para as pessoas inovarem também foram destacados por Hélio como condições fundamentais para que haja aplicabilidade da inovação no ambiente das cooperativas.
A próxima palestra do ciclo será realizada na próxima terça-feira (20), com o tema Inovação para Logística.  As inscrições podem ser feitas até este domingo (18), no site http://www.sescoopsc.org.br/secao/treinamentos.

Texto: Assessoria de comunicação interna do Sistema OCESC

Veja também

Vocações regionais inspiram nova dinâmica de atuação de consórcio14/05/21   Turismo regional, apoio para o desenvolvimento dos pequenos negócios e oportunizar inovações por meio da tecnologia da informação. Essas foram algumas propostas prioritárias definidas, nesta semana, durante reunião do Sebrae/SC com o Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal (CRESIM). O encontro ocorreu no......

Voltar para (Blog)