Postado em 24 de Agosto de 2023 às 14h58

Com a presença da presidente do Coren/SC, Comissão de Ética de Enfermagem é empossada na Unimed Chapecó

Essa é mais uma ferramenta para assegurar que todas as condutas estejam em conformidade com as diretrizes éticas

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Unimed Chapecó.

Promover uma enfermagem cada vez mais íntegra e comprometida com ? cuidado humano. Esse é o objetivo da Comissão de Ética de Enfermagem da Unimed Chapecó, cujos membros eleitos tomaram posse nesta semana. A cerimônia contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Maristela Assumpção de Azevedo, da coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Maria Elisabeth Kleba, além de coordenadores de enfermagem e gestores da Unimed Chapecó.
Integram a Comissão as profissionais: Emanuela Dallacort, como presidente, Cássia Meneghini, como secretária, Iara Grasel Kottwitz, como membro, Fernanda Rafael Geremia, Vanessa Chiodelli e Eliane Giacomelli como suplentes. Segundo Emanuela, o sentimento é de felicidade em poder atuar nessa função tão importante. “Sabemos que a ética é um pilar fundamental para a prática da enfermagem. É com muita honra que vamos prezar e zelar pelos princípios e pelos valores éticos da nossa instituição e da nossa profissão”, ressalta.
A presidente do Coren/SC destaca que a instalação da comissão de ética é uma forma de aproximação e representação do Coren dentro da instituição. “A Unimed tem um trabalho de excelência e a Comissão de Ética do Coren vai ao encontro do anseio de trazer cada vez mais qualificação aos trabalhadores e encaminhar as suas dúvidas, pois a comissão tem um canal direto com o Coren”, reforça Maristela.
A Comissão de Ética é mais uma ferramenta para assegurar que todas as condutas estejam em conformidade com as diretrizes éticas. Conforme o responsável técnico e coordenador do fluxo cirúrgico do Hospital Unimed Chapecó, enfermeiro Luciano Coltro, a instalação da Comissão representa o compromisso de zelar pelo cumprimento dos princípios éticos e reforçar as condutas no exercício da enfermagem. “Na política da Unimed Chapecó temos consolidado a cultura de qualidade focada na segurança e satisfação do cliente. A ética profissional é o alicerce de nossa prática diária, norteando nossas ações, no cuidado aos pacientes e nas relações interpessoais. Depositamos confiança em cada membro que compõe esta comissão, para que juntos, possam trilhar o caminho da ética”, sublinha.
PROCESSO DE ELEIÇÃO
Para a eleição do Conselho de Ética em Enfermagem na Unimed Chapecó, foi realizada uma eleição entre os dias 24 e 25 de julho. Doze técnicos de enfermagem e seis enfermeiros concorreram às vagas. Participaram da votação, 106 enfermeiros e 248 técnicos de enfermagem. Os seis candidatos mais votados assumiram os cargos da Comissão. Os membros eleitos atuarão entre 2023 e 2025.
Segundo o Coren/SC, a Comissão de Ética de Enfermagem é um órgão representativo do Conselho nas questões éticas dos profissionais de Enfermagem. Tem como finalidade a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria na instituição.
 
Fonte: Comunicação Interna Unimed Chapecó
Evento contou a participação de representantes do Coren/SC e da Unimed Chapecó.

Membros da Comissão de Ética com representantes do Coren/SC.

Presidente do Coren/SC, Maristela Assumpção de Azevedo.

Responsável técnico e coordenador do Fluxo Cirúrgico do Hospital Unimed Chapecó, enfermeiro Luciano Coltro.

Veja também

Voltar para (Blog)