Inovação e empreendedorismo marcam Feira do Infância.com em São Carlos
Evento ocorreu com a I Mostra Pedagógica do município
O brilho nos olhos e o sorriso no rosto de alunos e professores durante a I Mostra Pedagógica de São Carlos demonstraram a dedicação com todo o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2022. A consolidação das atividades foi exposta na última quinta-feira (24). O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação por meio de soluções do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Poder Público e o Sebrae/SC e teve apoio do Programa A União Faz a Vida e do Sicredi.
O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Hélio dos Anjos Ortiz e contou com a exposição de 60 projetos de Educação Cooperativa dos mais de mil alunos das 11 escolas da Rede Municipal (Berçário ao 9° ano), e Feira do Infancia.com (Robótica).
O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, destacou que iniciativas como a Mostra Pedagógica elevam a educação do município em um patamar que orgulha muito. "Parabéns alunos, professores e educação do nosso município. Vocês ajudam a transformar a nossa cidade, fazendo a nossa Capital da Hospitalidade um lugar melhor de se viver. Através dos investimentos e da educação temos a certeza que estamos formando cidadãos cada dia melhores. Sigam adiante com todos os projetos", reforçou.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl prestigiou a abertura do evento e destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e a dedicação de todos os envolvidos para a realização da Mostra. “As crianças e os adolescentes representam o futuro do nosso país e ver que eles estão sendo formados com uma base voltada para o empreendedorismo e a inovação é gratificante. Nos faz ver que todo o trabalho do Sebrae/SC, em prol do desenvolvimento dos municípios, surte efeito e inicia ainda na educação básica. Parabéns ao município de São Carlos por esse belíssimo evento”.
O secretário de Educação, Sadi Baron, agradeceu a todos que participaram da Mostra Pedagógica de São Carlos. “Foi realmente um grande sucesso. Passaram pelo Ginásio mais de 2 mil pessoas, entre pais, alunos das escolas municipais e estaduais, IFSC, APAE, e outras instituições que prestigiaram e vieram conhecer as belíssimas experiências que os alunos da rede municipal desenvolveram e apresentaram para a comunidade”, comentou.
Baron ainda falou que a Mostra é uma demonstração de que o município aposta na educação. “Foi um trabalho realizado por todos que estiveram envolvidos com muita dedicação e carinho. Obrigado aos pais que também prestigiaram seus filhos. Estamos fazendo um trabalho de qualidade para que nossas crianças e jovens possam ter um futuro cada vez melhor”, complementou Baron.
A analista de projetos do Sebrae/SC, Gabriela da Costa Heming, também prestigiou a exposição e destacou o trabalho de toda a equipe técnica do município, professores, diretores, coordenação, secretários, prefeitura e vereadores que se envolveram na Mostra. “Teve uma excelente participação da comunidade escolar. Foi lindo ver os alunos admirando os trabalhos que eles e os colegas fizeram. É gratificante participar e acompanhar de perto a animação e o envolvimento deles, que ocorreu desde a elaboração dos projetos até a apresentação na feira”, comentou.
Sobre a Feira do Infância.com, Gabriela salientou a qualidade das atividades de robótica. “Estavam expostos circuitos elétricos, impressoras 3D e robôs produzidos pelos alunos. Além de um campeonato de robôs em formato de carrinhos, em uma arena montada especialmente para a competição. O resultado do trabalho foi incrível”, afirmou.
INFANCIA.COM
O Infância.com visa o fortalecimento da educação, levando a cultura maker e tecnológica às escolas.
As atividades foram realizadas pelo consultor credenciado ao Sebrae/SC Andy Troc. Durante o ano ocorreram quatro encontros com professores que foram capacitados para trabalhar com plataformas de programação para ensino, modelagem e impressão 3D e robótica. Os estudantes também participaram de uma imersão no mundo da robótica e da inovação.
A prefeitura de São Carlos também recebeu kits de robótica (motor, sensor, placa de programação, conectores), impressora 3D e computadores para que os participantes possam construir desde um robô simples até um protótipo de equipamento agrícola.
Encontros regionais orientam sobre as ações de controle do cancro europeu11/Jul/202411/07/24há 9 meses Quinta-feira, 11 de Julho de 202411/07/2024Encontro realizado na comunidade de Boava em São Joaquim, com a participação de aproximadamente 70 produtores. (Crédito fotos: Divulgação /Cesp)...
SC tem linha de crédito especial para jovens agricultores e pescadores28/Jul/202128/07/21há 3 anos Quarta-feira, 28 de Julho de 202128/07/2021Para incentivar a continuidade do jovem no campo, a Secretaria da Agricultura criou o Projeto Realiza - uma linha de crédito sem juros para investimentos na melhoria do processo produtivo. São aceitos projetos de até R$ 30 mil e é......