Postado em 05 de Março de 2020 às 16h55

Atitudes que despertam o empreendedorismo

Professores da rede municipal de ensino de Xanxerê são capacitados para multiplicar a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) 

Pensamento crítico; postura prática do educador; intervenções e mediações com ênfase em delegar responsabilidade aos alunos e em proporcionar autonomia despertando-os para serem protagonistas de suas vidas e incentivando-os a agirem com consciência e responsabilidade. Essas foram as temáticas abordadas, nesta semana, durante capacitação sobre a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) para os professores da rede municipal de ensino de Xanxerê. A iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
O JEPP proporciona debate, estudo e prática do empreendedorismo nas salas de aula como alternativa para estimular o comportamento empreendedor nas crianças do ensino fundamental público. O programa é destinado a fomentar a cultura empreendedora e apresenta práticas de aprendizagem que consideram a autonomia do aluno para aprender, o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gerência da própria vida: pessoal, profissional e social.
Em Xanxerê, foram capacitados 22 professores das EMEBs Vista Alegre, João da Cruz e Souza, Nery Barbosa Giachini, São Jorge, Paul Harris, Monteiro Lobato, Cirilo Dal’Óglio, Pequeno Trabalhador, Nossa Senhora Aparecida e Pequeno Príncipe. O programa beneficiará 1.886 estudantes do primeiro ao quinto ano da rede municipal de ensino.
“O JEPP oportuniza experiências e atividades práticas de empreendedorismo ao motivar a pró-atividade e a identificação de novas oportunidades. Para os professores essa iniciativa viabilizou o conhecimento da metodologia, da proposta de trabalho, dos materiais e dos recursos didáticos que serão usados em sala de aula, a partir do uso do livro, no qual cada turma tem um tema e um projeto diferenciado”, observou a secretária municipal de Educação, Claudia Favero.
Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Odilene Ozelame, durante a capacitação foi trabalhada o enfoque educacional, a importância de formar cidadãos empreendedores com visão, liderança, resiliência e poder de persuasão. “Alunos empreendedores têm outra visão, têm mais atitude, percebem as oportunidades, são focados e ágeis, além de terem facilidade para realizar seus objetivos de vida. Esta é a sociedade que queremos formar através desse projeto nas escolas”, enfatizou.

Veja também

Saúde mental no ambiente de trabalho precisa ser debatida e acompanhada29/09/22 Quando as pessoas são saudáveis física e emocionalmente há impacto positivo também nos negócios. Por isso, cada vez mais, as empresas estão dando atenção aos cuidados com a saúde mental no ambiente de trabalho. Esse foi o tema do Workshop de Saúde Mental, promovido nesta semana pelo SESI Chapecó, com a psicóloga, mestre em......

Voltar para (Blog)