Postado em 21 de Junho de 2023 às 15h52

Industriais do oeste conhecem programas de incentivo fiscal

Ações do Governo do Estado para incentivar o desenvolvimento foram apresentadas em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da FIESC

Reunião ocorreu nesta quarta-feira com participação de dirigentes dos sindicatos patronais da indústria
Apresentar programas de incentivo ao desenvolvimento da indústria de Santa Catarina. Esse foi o objetivo de participação do diretor de Indústria da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço do Governo do Estado, Anderson Anthony Linzmeyer, em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quarta-feira (21). A iniciativa foi da Gerência Executiva de Desenvolvimento Industrial da FIESC, em parceria com a Vice-Presidência. O encontro foi online e contou com a participação de dirigentes dos sindicatos patronais: Sicec, Simec, Simmex, Simovale, Sindialimentos, Sindiplasc, Sinduscon AMAI e Sinduscon.
Entre as iniciativas do Governo está o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), que tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais através da postergação do ICMS. O incentivo nada mais é do que o financiamento de capital de giro, a longo prazo e de baixíssimo custo. As empresas podem escolher duas instituições financeiras: Badesc ou BRDE.
 Os requisitos para aderir são: gerar emprego e renda; incrementar os níveis de tecnologia e competitividade da economia de Santa Catarina; contribuir para o desenvolvimento sustentado do meio ambiente, para a desconcentração econômica e espacial das atividades produtivas e para o desenvolvimento dos municípios e da região. Também podem participar os empreendimentos direcionados a obras de infraestrutura, especialmente rodovias, ferrovias, portos e aeroportos do estado. Para pleitear o benefício, as empresas devem estar enquadradas nos regimes tributários Lucro Real ou Presumido. “Temos um estado promissor, com pleno emprego, que se destaca no País com a quantidade de portos, na qualidade da mão de obra, na segurança pública e na qualidade de vida. Tudo isso atrai investimentos”, salientou Linzmeyer.
            O diretor também expôs sobre o Programa Juro Zero, que tem por objetivo ajudar o microempreendedor individual (MEI) a crescer. A intenção é fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia catarinense. O MEI que aderir ao programa tem acesso a duas operações de crédito, não concomitantes, de até R$ 5 mil. Com carência de 30 dias, o pagamento do empréstimo pode ser feito em sete parcelas iguais, sendo que a oitava parcela, correspondente aos juros da operação, fica a cargo do Governo do Estado. Outros programas apresentados foram o SC Bem Mais Simples, o Pró-Emprego e o Pronampe Inovação.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, frisou a importância de as empresas conhecerem as possibilidades que o Governo oferece para o desenvolvimento dos negócios. “O Prodec, por exemplo, é um programa importante que pode ajudar muitas indústrias e é papel da FIESC também manter os empreendedores informados sobre os benefícios existentes. Estamos à disposição para contribuir no que for preciso e para esclarecer eventuais dúvidas”.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti, falou de alguns investimentos que foram realizados na região nas unidades do SESI e do SENAI, com melhorias de estrutura física e equipamentos em Chapecó, Xanxerê e Maravilha, além do início da obra do SENAI em Pinhalzinho. “A Vice-Presidência Regional Oeste abrange 57 municípios e, desses, o SESI e o SENAI estão presentes com serviços em 55”, sublinhou.
A reunião também contou com relatos das ações deste ano, das comemorações dos dez anos da Vice-Presidência Regional Oeste, das atividades realizadas na Semana da Indústria e das iniciativas desenvolvidas pelos sindicatos patronais no primeiro semestre.

Veja também

SENAR: fim da redução das alíquotas08/07/20 Desde o dia 1º deste mês de julho voltou a ser integralmente aplicada a alíquota para a cobrança da contribuição ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural......

Voltar para (Blog)