Postado em 21 de Julho de 2020 às 15h32

Incentivo ao empreendedorismo transforma Itapiranga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo avalia ações desenvolvidas nos últimos três anos

Promover o desenvolvimento econômico sustentável por meio de captação de recursos e execução de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, ao emprego e renda e ao fomento dos setores de indústria, comércio, serviços e turismo, além de melhorar a qualidade de vida das famílias e provocar o fortalecimento do empreendedor. Com essa missão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, no extremo oeste catarinense, iniciou as atividades em 2017 com a contratação do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/SC.
“Não tínhamos um programa específico de fortalecimento das atividades econômicas locais. Todas as ações realizadas foram desenvolvidas nesta gestão, com inovações pensadas em resultados efetivos à população. Os empresários requeriam esta estrutura de apoio do município há aproximadamente 20 anos e hoje podem vislumbrar os frutos desse trabalho”, analisa a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlarg.
De acordo com a secretária, o Programa Cidade Empreendedora foi primordial para refinar a gestão da administração municipal com 36 soluções desenvolvidas no município até dezembro deste ano. Entre elas estão: Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), Planejamento Estratégico da Gestão Municipal (PEGEM), plano de marketing, planejamento estratégico do turismo, planos de comunicação, compras governamentais, desburocratização e incentivo aos empresários locais para se tornarem fornecedores dos órgãos públicos.
Exemplo disso foi a implantação e estruturação da Sala do Empreendedor, um espaço de contato permanente entre o poder público e os empresários, com auxílio burocrático, estratégias de desenvolvimento e oportunidades de capacitações e consultorias gratuitas. Até o mês de junho deste ano foram prestados 2.614 atendimentos. De acordo com Carlise, até o momento foram beneficiadas 2.711 pessoas pelos programas de capacitações, consultorias individualizadas, oficinas, palestras, seminários e treinamentos.
“Outra iniciativa é a execução do Projeto Salto: Aceleradora de MEI, que em 2019 formou 26 participantes, sendo que cinco já alteraram sua modalidade jurídica pelo crescimento no faturamento. Neste ano, o projeto é totalmente online e conta com 58 inscritos no município e 25 parceiros. É um projeto inovador que só pode acontecer em gestões municipais que priorizam o empreendedorismo e o fomento dos pequenos negócios”, comenta.
Ainda entre as ações da secretaria estão: o fomento ao turismo local com elaboração do Plano Municipal (2018/2030), do Plano de Marketing Turístico e do Projeto Rotas e Roteiros; Programa Prefeitura Parceira com consultorias gratuitas durante seis meses nas áreas de marketing, posicionamento de marca, marketing em mídias digitais e gestão financeira; lei municipal nº 3.234/2019 que institui à política de desenvolvimento econômico que já beneficiou 120 empresas com R$ 192 mil investidos; “Selo Produto Itapiranga” criado com o objetivo de dar visibilidade aos produtores e serviços de origem local que tenham características da colonização, tradições e cultura germânica; campanha de valorização do comércio “Itapiranga Legal: troque sua nota fiscal”; programa “Dia D Deutschland” que proporciona uma experiência da cultura germânica aos visitantes e ocorre no primeiro sábado de cada mês com a participação de 45 empresas.

Veja também

A partir desta terça-feira, em Concórdia: Sebrae/SC apresenta resultados de projetos no Tecnoeste 202017/02/20 Os resultados do projeto “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Alimentos: suínos, aves e leite” e do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (SebraeTec) nas áreas de erva-mate e vitivinicultura são as atrações do Espaço Sebrae/SC no Tecnoeste 2020, que inicia nesta terça-feira (18) e prossegue até quinta-feira (20), em......

Voltar para (Blog)