Águas Frias investe no desenvolvimento territorial
Município aderiu ao ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC
Para auxiliar na prosperidade econômica local e na manutenção de bons negócios que favoreçam a coletividade, a Administração Municipal de Águas Frias, no oeste catarinense, aderiu ao ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/SC. A iniciativa busca a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, que são possíveis por meio de soluções estruturais que permitem uma base sólida e que resultam em uma gestão empreendedora.
O prefeito Luiz José Daga destaca que é necessário acompanhar as tendências de consumo e auxiliar os pequenos negócios a se tornarem cada vez mais competitivos. “Antes de formalizar essa parceria consideramos os moldes atuais de atuação do comércio local, a emergente presença das compras online e as mudanças que vêm acontecendo no relacionamento com o consumidor. Então, esses foram alguns pontos que pesaram em nossa decisão porque precisamos auxiliar esse setor para que obtenha melhores resultados”, comenta.
“Mesmo ofertando qualidade na prestação de serviços e em seus produtos, o comércio carece de um planejamento moderno de marketing, que desperte interesse dos consumidores e a intenção da população em valorizar e priorizar esses estabelecimentos comerciais”, ressalta o prefeito. Como forma de incentivo ao consumo local a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), juntamente com a Administração Municipal, promove a tradicional campanha de troca de notas e cupons fiscais para posterior sorteio de prêmios.
O secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Oldair Natal Citadella, antecipa que pela parceria com o Sebrae/SC será possível disponibilizar um serviço de referência para o atendimento das demandas empresariais. “No momento estamos estruturando essa proposta, que ainda não conta com sede específica, mas que já tem representação com atendimento por meio da diretoria da CDL e de agente de desenvolvimento no prédio da Prefeitura, em horário normal de expediente”.
CIDADE EMPREENDEDORA
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, os eixos estruturais do programa são gestão municipal, sala do empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. “As soluções disponibilizadas ao município buscam fomentar o empreendedorismo, fortalecer os pequenos negócios locais, ampliar a competitividade das empresas e simplificar processos administrativos da gestão municipal. Essas ações interligadas resultarão na melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento territorial”, enfatiza.
REPRESENTATIVIDADE ECONÔMICA
Em Águas Frias o principal gerador econômico do município é a atividade agrícola, representado pela produção de grãos, carnes, insumos e produtos dessa cadeia produtiva. “Merece destaque o resultado destes diversificados fatores no movimento econômico, que nos últimos cinco anos, de 2018 a 2022, está próximo de 100% de acréscimo. Então, ao considerar que a sociedade águasfriense pretende desfrutar de prosperidade e crescimento, o Poder Público empenha-se constantemente em buscar e implantar novas ferramentas de suporte para que se alcancem esses objetivos”, enfatiza o secretário de Administração, Finanças e Planejamento.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Veja também
Manejo e nutrição de aves ganham visibilidade no Simpósio da ACAV19/Set/202219/09/22há 3 anos Segunda-feira, 19 de Setembro de 202219/09/2022Entre várias condicionantes da produção, o manejo e a nutrição estão entre os principais fatores que determinam o nível de eficiência da produção avícola. Por essa razão, o tema “Pontos-chaves de manejo e atualização nutricional (Cobb)” será o foco da palestra do nutricionista Vitor Hugo Brandalize no......
Santa Catarina lança campanha para eliminação do milho guaxo e combate à cigarrinha13/Mai/202113/05/21há 4 anos Quinta-feira, 13 de Maio de 202113/05/2021Com uma quebra de quase 30% na safra esperada de milho, Santa Catarina cria força-tarefa para combater a cigarrinha-do-milho e reduzir os impactos nas lavouras. Nesta quarta-feira, 12, o Governo do Estado e representantes dos produtores rurais......
FAESC defende igualdade tributária19/Jun/202019/06/20há 5 anos Sexta-feira, 19 de Junho de 202019/06/2020Medida é fundamental para a competitividade do setor no Estado ...