Imposto de Renda e livro caixa para o produtor rural
O curso Produtor rural: imposto de renda e o livro caixa, promovido pelo Sindicont Chapecó foi realizado nesta segunda-feira (26), na Uceff Faculdades. Orientar os profissionais sobre os aspectos relacionais ao imposto de renda pessoa física, com foco no produtor rural, no assertivo cumprimento das normas e prevenção de penalidades, diante das malhas fiscais, aplicáveis a categoria foi o objetivo do dia.
A instrutora Viviane Kreindestacou que os profissionais contábeis podem aprofundar no conhecimento da tributação do imposto de renda para o produtor rural. “É possível se especializar nas regras específicas que envolvem a atividade com diversas particularidades. Levando em consideração desde a questão de contratos de parceria, contratos de arrendamento, a própria questão dos bens da atividade rural, que existe um tratamento também diferenciado em relação a isso.”
Outros temas ainda abordados foram pessoa física versus pessoa jurídica; vantagens e desvantagens de operar na pessoa jurídica; segregação das receitas rurais e demais rendimentos; atividades não consideradas rurais; receitas/rendimentos tributáveis; vendas a prazo e adiantamentos; despesas de custeio e despesas de investimento e despesas dedutíveis na apuração da atividade rural.
A vice-presidente Elaine Tomasi salientou que é de extrema importância que o produtor rural mantenha a documentação da atividade e o livro caixa em dia “para o controle financeiro e tributário da propriedade rural, bem como atender a legislação das obrigações junto a receita Federal e INSS, principalmente”. Elaine também destacou que para realizar o Imposto de Renda de forma segura é necessário contratar um contador. “É fundamental procurar profissionais habilitados que auxiliem nessa tarefa para evitar futuras multas e notificações.”
Novas regras para produção de leite no Brasil já estão em vigor04/Jun/201904/06/19há 6 anos Terça-feira, 04 de Junho de 201904/06/2019Os produtores rurais e indústrias do setor lácteo devem estar atentos às novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As Instruções Normativas......
Medidas de biosseguridade evitam perdas na suinocultura15/Ago/202415/08/24há 1 ano e 5 meses Quinta-feira, 15 de Agosto de 202415/08/2024Medidas estratégicas para controle eficaz de pragas são cruciais para evitar contaminação desde a fábrica de rações até a granja...