Postado em 18 de Setembro de 2024 às 08h16

IFC Brasil 2024 debate economia azul com especialistas da Noruega e da FAO do Chile

O uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros para promover crescimento econômico e novas tecnologias do setor serão debatidos durante o IFC

No debate, que vai acontecer a partir das 9 horas do dia 24 de setembro, Santos vai apresentar as Megatendências da aquicultura mundial e Manjarrez vai discutir A transformação azul e as diretrizes para a aquicultura

O especialista em aquicultura da Noruega, Gonçalo Santos, e o oficial do escritório da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, para a América Latina e Caribe, no Chile, Jose Aguilar Manjarrez, vão debater Economia Azul e o desenvolvimento sustentável da produção de pescado para atender a crescente demanda e preservar o meio ambiente durante o VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), que vai ser realizado de 24 a 26 de setembro em Foz do Iguaçu, no Paraná.
No debate, que vai acontecer a partir das 9 horas do dia 24 de setembro, Santos vai apresentar as Megatendências da aquicultura mundial e Manjarrez vai discutir A transformação azul e as diretrizes para a aquicultura. O objetivo deste painel é abordar a transformação da produção de pescados do ponto de vista da sustentabilidade e apontar direções para o futuro da aquicultura mundial, afirmou o presidente do evento, Altemir Gregolin. “Vamos debater as tendências mais importantes para o desenvolvimento desta cadeia produtiva e estratégias para que o Brasil desenvolva um modelo sustentável e de maior acesso ao mercado internacional”, disse Gregolin.
Entre as megatendências mundiais do setor, ele destaca novas tecnologias, sistemas de produção, tendências relacionadas a nutrição para a aquicultura e para a sanidade, além de sistemas de produção baseados em reuso de água. “A questão central é pensar em um modelo de produção sustentável e moderno tecnologicamente, seguindo as tendências das transformações. Um modelo sustentável e tecnologicamente avançado que mantenha o Brasil competitivo no mercado internacional, com certificações e rastreabilidade”, definiu.
A CEO do International Fish Congress Brasil, Eliana Panty, destaca a importância de discutir a Economia Azul, que trata do uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros para promover o crescimento econômico, sem comprometer a saúde dos ecossistemas marinhos. “Essa é uma discussão recente e permeia as principais economias do mundo. Os oceanos cobrem mais de dois terços da superfície de nosso planeta e são estratégicos no combate ao aquecimento global, na preservação e restauração da biodiversidade terrestre, no fornecimento de energia, alimentos, logística e recursos naturais, além de garantir o crescimento econômico e uma distribuição mais justa de prosperidade para a população”, disse.
Outras informações sobre o IFC Brasil podem ser encontradas no site do evento (www.ifcbrasil.com.br), através do e-mail marketing@ifcbrasil.com.br.
SOBRE O IFC BRASIL
O IFC Brasil vai reunir todos os elos da cadeia produtiva para discutir os desafios e as oportunidades da cadeia do pescado e gerar negócios. Desta forma, o encontro reúne empresários, aquicultores, agentes dos mercados do varejo e food service, prestadores de serviços, fornecedores, dirigentes, profissionais do setor e formadores de opinião. Em sua sexta edição, o evento é reconhecido por oferecer o melhor ambiente de negócios, debates e networking do setor.
PATROCÍNIOS E APOIOS
O IFC Brasil é correalizado pela Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a sua Fundação, a Funpar.
Patrocinam o IFC Brasil: CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), Governo Federal, Sanepar, Copel Energia, Governo do Paraná, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Apoiam o IFC Brasil a APEX Brasil, ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura) e Unila (Universidade Federal da Integração).
 
Serviço:
VI International Fish Congress & Fish Expo Brasil
Data: de 24 a 26 de setembro
Local: Maestra Grand Convention Center, Recanto Cataratas Thermas & Resort, Foz do Iguaçu, Paraná
Endereço: Avenida Costa e Silva, 3500, Parque Pres. 1, Foz do Iguaçu
 
Painel Economia Azul e o desenvolvimento sustentável da produção de pescado para atender a crescente demanda e preservar o meio ambiente
Data: 24 de setembro, terça-feira
Horário: 9 horas
 
 
Contato: www.ifcbrasil.com.br
Telefone: (49) 9 882-3260

Assessoria de Imprensa:
Márcia Midori
(19) 9 9712-3224
E-mail: agronoticia@gmail.com 

Veja também

Mulheres aprendem mecânica básica em workshop29/03/23 Promovida pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), iniciativa esclareceu dúvidas das participantes sobre manutenção preventiva e outros cuidados com o carro...
Inovação e empreendedorismo no cenário de retomada econômica28/09/21 O Sebrae/SC marcou novamente presença no palco do EVENTO HOJE 2021, no último fim de semana, no Parque de Exposições de Concórdia, no oeste catarinense. Entre as atrações viabilizadas pela entidade esteve......

Voltar para (Blog)