Rota Delícias de Arvoredo comemora dois anos de atividades
Cheiro de pão saindo do forno, o aroma do café passado na hora, o perfume das mudas de ervas, chás, flores e a produção artesanal de doces, salgados e comidas típicas que aguçam o paladar dos visitantes da Rota Delícias de Arvoredo, no oeste catarinense. Uma imersão na cultura regional, com belezas naturais, atrativos que prezam a qualidade de vida e um povo hospitaleiro.
A rota de turismo rural surgiu com o objetivo de preservar a cultura local, desenvolver essa atividade econômica e ajudar a comunidade a gerar uma nova renda. Para comemorar os dois anos de atividades da Rota Delícias de Arvoredo (lançada em 8 de agosto) foi realizado nesta semana almoço festivo no Sítio do Alto Belli – uma das propriedades integrantes do roteiro. Participaram empresários rurais e apoiadores que viabilizaram a iniciativa: Prefeitura de Arvoredo, Sebrae/SC, Epagri, Câmara de Vereadores, CrediSeara, Sicoob Crediauc, Frigorífico Arvoredo, Copérdia, Aurora Alimentos e CDL do município.
O prefeito, Neuri Meneguzzi, parabenizou os empreendedores rurais pela força e pela determinação em iniciar uma nova atividade econômica. “Vocês plantaram uma oportunidade e estão sabendo cultivá-la, além de levar o nome do município e de divulgar nossa cultura”, ressaltou. Segundo o gestor municipal, a união das pessoas e das entidades têm contribuído para os resultados obtidos.
“Observamos que os empresários estão animados, interessados e se adequando para atender cada vez melhor os turistas. Eles valorizam nossas origens e atendem com alegria contagiante”, comentou Meneguzzi. Como retribuição e incentivo o Poder Público entregou aos empreendedores rurais da rota uma muda de Manacá – símbolo do município.
A integrante da rota Nelsa Picoli agradeceu o encorajamento para investir no turismo. “Nunca imaginávamos trazer visitantes para nossas casas e oferecer o que temos de melhor: nossos costumes, gastronomia e afeto”, relembrou emocionada.
Os trabalhados são orientados pelas consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Hall e Silvia Nowalski. “Estamos muito felizes, pois temos motivos para festejar. Começamos de maneira tímida, mas foi suficiente para quem desejava empreender. O trabalho é desenvolvido com cooperação e organização para promover o crescimento de todos”, explicou Silvia.
CONHEÇA OS ATRATIVOS
Integram a rota oito propriedades rurais com nove atividades econômicas: Camping Primavera (lugar repleto de verde, natureza e beleza encantadora); Casa dos Chás Prof. Noili (ervas, chás e flores decorativas); Recanto das Abelhas (oferece uma variada produção de mel de diferentes tipos de florada); Sítio do Alto Belli (almoço italiano); Casa da Memória Família Pozzer; Sítio Raízes Nardino (diversidade de vinhos, uvas, nozes e cítricos), Casa da Soeli (produção de cuias), Sítio Piccoli (café no bule e uma mesa farta de doces e salgados) e Delícias da Tia Nace (panificados).
Empresas apresentam tecnologias na 6ª Brasil Sul Milk Fair10/Nov/202210/11/22há 2 anos Quinta-feira, 10 de Novembro de 202210/11/2022 Monitorar os animais durante o dia é essencial para garantir a saúde, o bem-estar e, consequentemente, a produtividade do rebanho. A tecnologia auxilia nesse processo e é isso que a MSD apresenta na 6ª Brasil Sul Milk Fair, evento que acontece concomitantemente ao 11º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), promovido pelo Núcleo Oeste de......
Luciana Balbinott Paludo assume presidência do Conselho Deliberativo da ACIC29/Mar/202229/03/22há 3 anos Terça-feira, 29 de Março de 202229/03/2022A empresária Luciana Balbinott Paludo (Colégio Logosófico González Pecotche) foi eleita presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o mandato de dois anos, de......
Sicredi proporciona formação aos seus Coordenadores de Núcleo15/Jun/202115/06/21há 3 anos Terça-feira, 15 de Junho de 202115/06/2021Curso de extensão é ministrado pela primeira Escola Superior do Brasil voltada exclusivamente ao Cooperativismo...