Ideia que surgiu em uma roda de chimarrão vira indústria de massas
Empresa recebeu atendimento da Sala do Empreendedor de Galvão, pela parceria com o Sebrae/SC, solidificou-se e gera empregos no município
O casal Erenice Gonçalves Lins e Cleber Augusto Foppa, proprietários da Sabor De Mãe (Foto: divulgação).
Foi em uma roda de chimarrão entre amigos que a ideia de montar uma fábrica de massas surgiu para o casal Erenice Gonçalves Lins e Cleber Augusto Foppa, em fevereiro de 2016. Intitulada Sabor De Mãe, a indústria de Galvão começou a curtos passos e poucas quantidades de pacotes produzidos.
Erenice lembra que tiveram que pesquisar bastante até chegar a conclusão dos trabalhos de implantação. Os maiores obstáculos no início foram abrir espaço no mercado para colocar os produtos e fazer com que os clientes conhecessem e consumissem diariamente. “Nós tivemos várias adversidades também pelo fato de não ter um direcionamento do que e de como fazer. Tivemos que aprender sozinhos sobre os pacotes, a rotulagem, as instruções da Vigilância Sanitária, as normas de acessibilidade, enfim, todas as questões burocráticas”, conta a proprietária.
Com o tempo, a experiência e o aprimoramento da qualidade, o trabalho sério e honesto tornou os produtos objetos de procura de estabelecimentos grandes e de renome. “Nos mercados que vendemos as nossas massas estamos até hoje. Isso porque sempre buscamos evoluir em relação ao produto e para manter viva a essência e o gosto, como o próprio nome já diz, do sabor de mãe”, orgulha-se Erenice.
Com o aumento da procura e da produção, surgiram outros obstáculos como a correta gestão do negócio. Foi aí que o casal procurou auxílio na Sala do Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Nós queríamos melhorar a nossa gestão, precificação e os controles de entrada e saída. Fazíamos de uma forma bem simples, mas conforme a empresa cresceu, passaram de 10 para 1.000 pacotes, então, foi necessário ter um controle melhor para visualizar a empresa em números reais”, pontua Foppa.
Após atendimento recebido na Sala do Empreendedor, os proprietários da Sabor de Mãe avaliam positivamente todo o trabalho desenvolvido. “Conseguimos aprimorar bastante a nossa gestão, aperfeiçoar os processos internos e atingir nosso objetivo, que era de fato melhorar toda parte de controle financeiro, então, foi um divisor de águas para nós”, relatam. Além da Sala do Empreendedor, Erenice e Foppa já buscaram auxílio do Sebrae/SC para atendimento no Programa ALI Transformação Digital e em consultoria de finanças.
A EMPRESA
Para o prefeito de Galvão, Edi Dalla Cort, a empresa Sabor de Mãe é um case de sucesso. Um motivo de orgulho pela sua trajetória. “Acompanhamos desde o início do negócio e o grande diferencial é o amor pelo que fazem”. Os proprietários estão sempre abertos às inovações e às tecnologias. Sempre são participativos nas palestras e nos eventos em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos. É uma empresa que vem se destacando ano após ano e serve de exemplo para os demais negócios do município”, ressalta.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enaltece essa parceria que é uma soma de esforços para promover o desenvolvimento de empresas como a Sabor de Mãe. “Nesse aspecto contribuímos para o crescimento de empreendedores e de empresas como essa Indústria de Massas, seja por meio da melhoria do produto, da gestão empresarial, da tecnologia utilizada ou de novas práticas de produção e inovação", acrescenta.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site
Veja também
Seara terá 1º Remate de Gado Geral neste sábado19/Mai/202219/05/22há 3 anos Quinta-feira, 19 de Maio de 202219/05/2022 O 1º Remate Searaense de Gado Geral está programado para este sábado (21), no CTG Seara & Pampa, em Seara, no oeste catarinense. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Associação dos Bovinocultores de Leite e Corte de Seara/SC, Pampa Remates e Sindicato Rural de Seara, conta com o apoio do Sistema Faesc/Senar-SC e CTG Seara e......