Postado em 07 de Julho de 2023 às 13h25

Ideia que surgiu em uma roda de chimarrão vira indústria de massas

Empresa recebeu atendimento da Sala do Empreendedor de Galvão, pela parceria com o Sebrae/SC,  solidificou-se e gera empregos no município

O casal Erenice Gonçalves Lins e Cleber Augusto Foppa, proprietários da Sabor De Mãe (Foto: divulgação).
Foi em uma roda de chimarrão entre amigos que a ideia de montar uma fábrica de massas surgiu para o casal Erenice Gonçalves Lins e Cleber Augusto Foppa, em fevereiro de 2016. Intitulada Sabor De Mãe, a indústria de Galvão começou a curtos passos e poucas quantidades de pacotes produzidos.
Erenice lembra que tiveram que pesquisar bastante até chegar a conclusão dos trabalhos de implantação. Os maiores obstáculos no início foram abrir espaço no mercado para colocar os produtos e fazer com que os clientes conhecessem e consumissem diariamente. “Nós tivemos várias adversidades também pelo fato de não ter um direcionamento do que e de como fazer. Tivemos que aprender sozinhos sobre os pacotes, a rotulagem, as instruções da Vigilância Sanitária, as normas de acessibilidade, enfim, todas as questões burocráticas”, conta a proprietária.
Com o tempo, a experiência e o aprimoramento da qualidade, o trabalho sério e honesto tornou os produtos objetos de procura de estabelecimentos grandes e de renome. “Nos mercados que vendemos as nossas massas estamos até hoje. Isso porque sempre buscamos evoluir em relação ao produto e para manter viva a essência e o gosto, como o próprio nome já diz, do sabor de mãe”, orgulha-se Erenice.
Com o aumento da procura e da produção, surgiram outros obstáculos como a correta gestão do negócio. Foi aí que o casal procurou auxílio na Sala do Empreendedor, uma iniciativa do Sebrae/SC em parceria com a Administração Municipal por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Nós queríamos melhorar a nossa gestão, precificação e os controles de entrada e saída. Fazíamos de uma forma bem simples, mas conforme a empresa cresceu, passaram de 10 para 1.000 pacotes, então, foi necessário ter um controle melhor para visualizar a empresa em números reais”, pontua Foppa.
Após atendimento recebido na Sala do Empreendedor, os proprietários da Sabor de Mãe avaliam positivamente todo o trabalho desenvolvido. “Conseguimos aprimorar bastante a nossa gestão, aperfeiçoar os processos internos e atingir nosso objetivo, que era de fato melhorar toda parte de controle financeiro, então, foi um divisor de águas para nós”, relatam. Além da Sala do Empreendedor, Erenice e Foppa já buscaram auxílio do Sebrae/SC para atendimento no Programa ALI Transformação Digital e em consultoria de finanças.
A EMPRESA
Para o prefeito de Galvão, Edi Dalla Cort, a empresa Sabor de Mãe é um case de sucesso. Um motivo de orgulho pela sua trajetória. “Acompanhamos desde o início do negócio e o grande diferencial é o amor pelo que fazem”. Os proprietários estão sempre abertos às inovações e às tecnologias. Sempre são participativos nas palestras e nos eventos em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos. É uma empresa que vem se destacando ano após ano e serve de exemplo para os demais negócios do município”, ressalta.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, enaltece essa parceria que é uma soma de esforços para promover o desenvolvimento de empresas como a Sabor de Mãe. “Nesse aspecto contribuímos para o crescimento de empreendedores e de empresas como essa Indústria de Massas, seja por meio da melhoria do produto, da gestão empresarial, da tecnologia utilizada ou de novas práticas de produção e inovação", acrescenta.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Veja também

Manifesto da ACIC: a insensatez dos políticos16/12/22 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) vem à público manifestar-se nesse momento em que fortes e justificadas preocupações invadem a sociedade brasileira em razão de atitudes dos parlamentares federais, de um lado, e da nova Administração Federal que assume em 1º de janeiro, de outro. O Parlamento brasileiro parece um......
Semana de Renegociação de Dívidas02/06/22 Entre os dias 6 e 10 de junho, entidades sensibilizam para que as MPEs que utilizaram o FAMPE em seus contratos, renegociem suas dívidas em atraso ou futuras...

Voltar para (Blog)