Governo do Estado inicia distribuição de sementes de milho do Programa Terra Boa
O Governo do Estado investiu mais de R$ 24,7 milhões para incentivar a produção de milho em Santa Catarina, principal insumo de ração animal (Foto: Aires Mariga/Epagri).
A partir desta segunda-feira, 5, a Secretaria de Estado da Agricultura inicia a distribuição de 140 mil sacos de sementes de milho do Programa Terra Boa, a medida e deve atender cerca de 35 mil produtores rurais. O Governo do Estado investiu mais de R$ 24,7 milhões para incentivar a produção de milho em Santa Catarina, principal insumo de ração animal.
“Parte dos custos dessas sementes que estão com um preço bastante elevado, conforme a tecnologia, tem um subsídio do Governo do Estado. Ao invés do agricultor desembolsar o pagamento dessa semente ele vai fazer a troca e pagar na safra com produção. Isso incentiva o plantio e nos auxilia a diminuir a dependência do milho de fora, com preços mais justos” destaca o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.
O estado é um dos maiores importadores de milho do Brasil. São consumidos aproximadamente sete milhões de toneladas por ano para alimentação animal. Dessas, cinco milhões de toneladas são trazidas de outros estados e países, por isso um dos grandes objetivos do Terra Boa é incentivar a produção de grãos em Santa Catarina.
O Programa também apoia a aquisição de sementes de milho de alto valor genético, que geram um rendimento maior por hectare plantado, essas representam mais de 70% das sementes retiradas pelos produtores. Com o Terra Boa, o agricultor recebe até cinco sacos de sementes e devolve em sacos de milho no próximo ano, com o produto da colheita. O tipo e o nível tecnológico definem a proporção de troca.
Esta é uma das políticas públicas mais tradicionais do meio rural de Santa Catarina e resulta de um convênio firmado entre a Secretaria da Agricultura e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (Fecoagro). A partir desta segunda-feira, 5, após obterem as autorizações na Epagri dos municípios, os agricultores estão aptos a fazer a retirada nas cooperativas ou casas agropecuárias credenciadas.
Prefeito Empreendedor: Sandro Donati é agraciado em duas categorias25/Abr/202225/04/22há 3 anos Segunda-feira, 25 de Abril de 202225/04/2022O prefeito de Maravilha Sandro Donati recebeu dois Selos de Prefeito Empreendedor nas categorias Cidade Empreendedora e Inovação e Sustentabilidade na etapa estadual da 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os projetos inscritos e premiados foram “Ateliê de costura e Escola Têxtil – costurando para o futuro” e “Fly protocolo e......
Epagri/Cepa vê saldo positivo na safra de verão e tem boas expectativas para safra de inverno10/Jul/202010/07/20há 5 anos Sexta-feira, 10 de Julho de 202010/07/2020Apesar da estiagem e da erosão do solo, a safra de verão 2019/20 em Santa Catarina teve um desempenho considerado satisfatório, puxado pelos bons preços, altas produtividades em algumas culturas e regiões específicas......
“O associado deve se sentir em casa quando estiver na ACIC”, afirma Akimoto04/Mar/202004/03/20há 5 anos Quarta-feira, 04 de Março de 202004/03/2020Uma gestão alegre, com responsabilidade e ciente dos desafios que tem pela frente. Assim será a nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que é presidida pelo empresário Nelson Eiji......