Da arte à comunicação: Ronei Zanette cantará no Encontro da Imprensa Catarinense
Profissionais de todas as regiões de SC se encontram em 2 de agosto no maior evento da comunicação Estado
Ronei Zanette planejou um repertório especial inspirado em suas influências da música brasileira e latina. (Foto: Rodrigo Scandolara)
Um coração ritmado pela música desde a adolescência. Foi nessa fase que o sangue bombeou para o início de uma trajetória artística. A funcionalidade melódica desse órgão imprescindível à vida se deu pela sensibilidade de um professor de filosofia e música do ensino médio. O educador motivou seu aluno a se dedicar não somente à formação básica, mas também o incentivou a tocar as cordas do seu primeiro instrumento no contraturno escolar. Assim, nasceu o cantor Ronei Zanette, de 30 anos, natural de Chapecó (SC), com suas experiências sonoras.
O amor pela música o aproximou também dos microfones das rádios. A arte e a comunicação se entrelaçaram e propagaram pelas ondas eletromagnéticas. Inserido nesse universo, Ronei teve acesso ao Encontro da Imprensa Catarinense, onde se apresentará na 16ª edição do evento, que acontecerá no dia 2 de agosto, na Casa do Chefe Eventos (sede social da CDL Chapecó), a partir das 11h.
“Minha primeira participação no encontro, como convidado, foi em 2011. Era meu primeiro ano na rádio. Recordo que a equipe organizadora do evento ligou depois das dezoito horas. Eu estava sozinho. Mas como eu tinha pouco tempo de atuação na empresa e fiquei curioso para conhecer e participar, confirmei somente meu nome, sem pedir autorização. Uma situação bem engraçada, já que encontrei todos lá”, afirma Ronei.
A conexão entre Coronel Freitas (SC), onde morava, e Chapecó (SC) – onde, na época, já trabalhava e município onde é realizado o Encontro – aconteceu por meio da linha de ônibus e também com as pessoas que conheceu ao longo de mais de 10 anos de participação no evento. “De lá para cá, faltei somente uma edição. Participei de todo o restante e me cativa porque une profissionais da imprensa de todo o estado e porque me oportuniza novas amizades. Pessoas que admiro e tive a honra de trabalhar. Esses momentos e interações me trazem memórias afetivas, além de saudade dos colegas que já não estão entre nós. É bom relembrar!”
Para o comunicador e músico, ser convidado para se apresentar no Encontro da Imprensa é uma grata surpresa. “Recebi a ligação do coordenador do evento, Marcos Bedin, e prontamente disse sim, antes mesmo de ele me informar o cachê. Sempre faço questão de marcar presença, iria de qualquer forma. Então, recebi com muita alegria o convite. Tenho um enorme respeito e carinho pela iniciativa. Já pensei em um repertório diferente para celebrarmos com emoção e muita diversão.”
Se cabe querer no coração de Ronei tanto quanto no de um de seus grandes ídolos, Djavan, então, união, amor e alegria não faltarão no Encontro. O repertório, cuidadosamente escolhido, refletirá suas influências da música brasileira e latina. “Sempre gostei muito de ouvir MPB, rock, samba, jazz, choro, rap, sertanejo, até a música erudita. Então, o público pode esperar que essas referências vão aparecer. Ouço música o tempo todo, e esse amor também será visível.”
ENCONTRO
Sob coordenação da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e da agência MB Comunicação, o 16º Encontro da Imprensa Catarinense homenageará os veteranos com mais de 50 anos de atuação na área de comunicação. Participarão cerca de 600 profissionais de todas as áreas da comunicação, entre jornalistas, radialistas, radiodifusores, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, colunistas, influenciadores digitais, cinegrafistas, técnicos, empresários e proprietários de meios de comunicação.
O Encontro consistirá de solenidade com homenagens, palestra e almoçode confraternização reunindo profissionais de todas as regiões catarinenses. Totalmente patrocinado por empresas e instituições parceiras e sem custos para os participantes, o Encontro da Imprensa tornou-se o maior acontecimento da área comunicacional, integrando profissionais e empresários do setor.
APOIADORES OFICIAIS
O 16º Encontro da Imprensa Catarinense tem o apoio das empresas e instituições: Aurora Coop, Sebrae/SC, Xap Tower, Agência T12, Faesc, Fiesc, Icasa, Unoesc, Unimed Chapecó, Sanagiotto & Feroldi Investimentos Imobiliários, Unochapecó, Acav, Sindicarne, Fecoagro, Santa Maria Imóveis, BM CL Incorporadora (Residencial Ventura), Apti Alimentos, Acic Chapecó, Uceff, Socicam/Voe Xap, Construtora Oliveira, Grupo Bugio, Cooperalfa, Sicredi, Enio Vivian Arquitetura,
Sicom, ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), Nilo Tozzo Distribuidora Ltda., Facisc, Havan, CDL Chapecó, Prefeitura de Chapecó e Dalla Cervejaria. Além de Lang Palace Hotel, Mogano Hotéis, Mércur Indústria Gráfica, Inviolável e Vale do Sol Eventos.
APOIADORES INSTITUCIONAIS
O maior evento da mídia catarinense tem o apoio de todas as entidades de representação da comunicação do Estado: a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), a Associação dos Jornais do Interior de SC (ADJORI), a Associação de Diários de SC (ADI), o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDEJOR), o Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO), o Sindicato dos Jornalistas de SC (SJSC), a Associação dos Cronistas Esportivos de SC (ACESC) e a Associação dos Portais de Notícias e Jornais Digitais de SC (APJ).
Situação do Morro dos Cavalos reflete omissão do governo federal, diz FIESC08/Abr08/04há 2 meses Terça-feira, 08 de Abril de 202508/04/2025Túneis estavam previstos no projeto de duplicação da BR-101, tiveram os projetos concluídos em 2010 e licença de instalação em 2014, mas nunca foram implantados...