Governo do Estado apoiará pescadores artesanais com perdas materiais em acidentes
Maior polo pesqueiro do Brasil, Santa Catarina terá linha de crédito especial de apoio aos pescadores artesanais que tiverem perdas de equipamentos e materiais devido a acidentes. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, oferecerá financiamentos sem juros e com subsídio para reforma ou aquisição de embarcações e equipamentos de pesca danificados. A linha de crédito fará parte do Programa Investe Agro SC.
"Essa é uma medida importante para que os pescadores possam reconstruir os itens perdidos em acidentes e consigam recomeçar na sua atividade de trabalho. É um projeto fundamental para apoiarmos os pescadores de Santa Catarina e dar um suporte especial a esse setor tão importante para a economia e cultura catarinense", ressalta o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva.
A nova linha de apoio foi uma demanda do setor pesqueiro por iniciativas específicas para recuperação de materiais danificados em acidentes. O gerente de Aquicultura e Pesca, Sérgio Winckler, explica que a atividade pesqueira muitas vezes se coloca em situações que ocasionam a perda de equipamentos e danos no barco, o que inviabiliza a continuidade do trabalho dos pescadores artesanais.
Segundo o presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), Valdori Baga, o projeto atende a necessidade dos pescadores, que precisam de apoio para passar por momentos de dificuldade. "Essa é uma medida para amenizar as perdas. Os pescadores veem com bons olhos essa intenção da Secretaria de nos apoiar cada vez mais", afirma.
O Projeto Especial Emergencial para Apoio aos Pescadores Artesanais foi aprovado em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural (Cederural), nesta segunda-feira, 3.
Como funcionará o Projeto
No Projeto Especial Emergencial para Apoio aos Pescadores Artesanais serão ofertados financiamentos de até R$ 40 mil para recuperação de embarcações, aquisição de nova embarcação de características semelhantes a embarcação perdida, aquisição de equipamentos e/ou materiais de pesca danificados ou perdidos. Os pescadores terão cinco anos de prazo para pagar, com parcelas anuais e sem juros. A Secretaria da Agricultura concederá desconto de 40% no valor das últimas parcelas para os pescadores artesanais e/ou proprietários de embarcações adimplentes.
Quem pode participar
Pescadores artesanais, devidamente cadastrados, e proprietários de embarcações que atendam às seguintes exigências:
- Possuir Carteira de Pescador Profissional – na modalidade de artesanal (RGP) ou Protocolo protocolos de solicitação de Registro Inicial para Licença de Pescador Profissional Artesanal;
- Apresentar Título de inscrição de embarcação na autoridade marítima Brasileira;
- Apresentar Certificado de registro e Autorização de embarcação Pesqueira junto ao SAP (Permissão de pesca);
- Comprovação dos danos sofridos durante o ano de 2021, por meio de laudos técnicos de instituições públicas (Defesa Civil, Bombeiros, Prefeituras Municipais, Epagri), demonstrando a efetiva ocorrência de prejuízo.
Informações adicionais para imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural
E-mail: imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4417/ 98843-4996
Site: www.agricultura.sc.gov.br
Veja também
Cuidados no outono para evitar doenças respiratórias nas crianças29/Mar/202229/03/22há 3 anos Terça-feira, 29 de Março de 202229/03/2022 A chegada do outono é marcada pela queda da temperatura, que pode exacerbar as doenças respiratórias. Resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia são algumas doenças respiratórias comuns nessa época do ano. Os principais causadores são os vírus transmitidos por gotículas respiratórias,......
Câmara Regional de Educação desenvolve programa de formação para professores da EJA03/Out/201903/10/19há 5 anos Quinta-feira, 03 de Outubro de 201903/10/2019A escolaridade básica completa dos trabalhadores formais em Santa Catarina está crescendo. Eram 67,3% em 2015, 69,7% em 2016 e 71,1% em 2017. No Oeste, o crescimento foi de 64,5%, 66,3% e 67,6 em 2015, 2016 e 2017, respectivamente. Os dados......
EXPOCHAPECÓ será lançada nesta terça-feira02/Set/202402/09/24há 1 ano Segunda-feira, 02 de Setembro de 202402/09/2024Nova expo-feira do agronegócio em Chapecó vai mostrar a pujança da pecuária de corte de SC...