Postado em 08 de Setembro de 2020 às 17h55

Governo de SC lança programa sobre finanças pessoais na rede estadual de ensino

Metodologia “Meu Dinheiro, Meu Negócio” já está disponível on-line

A metodologia “Meu Dinheiro, Meu Negócio” está acessível a todos os alunos da rede estadual de ensino que desejam aprender sobre finanças pessoais - incluindo planejamento, orçamento, poupança, investimentos e empréstimos. Parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), a Junior Achievement e o Sebrae/SC – totalmente on-line – o programa é destinado a estudantes entre 14 e 25 anos e abrange os 300 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em 1.043 unidades de ensino de Santa Catarina.
Os resultados já contabilizam exemplos de sucesso, como o de Amanda Ancilaggo, estudante do 3º ano da Escola de Educação Básica Sólon Ramos, em Curitibanos. “Me incentivou a poupar e a não gastar em coisas desnecessárias. O aprendizado me alertou sobre a importância de investir no meu futuro”, comentou na reunião virtual. Para o Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement, instituição que implementa o programa junto a escolas públicas e particulares de Santa Catarina, é uma forma de fazer a diferença a jovens de todo o Estado. “São apenas cinco horas/aula, porém com alto impacto. Inclui textos, reflexões, exercícios e ‘lições de ouro’”, conta, ressaltando a capilaridade conferida pelo respaldo da Secretaria de Estado da Educação.
O secretário Natalino Uggioni considera a parceria alinhada com o atual momento. “Não é uma formação específica, mas uma lição para a vida, a qual poucos têm a chance. Uma oportunidade não somente para gerir finanças, mas também impulsionar qualquer carreira profissional”, afirma. Foi o que ocorreu com Silney de Aquino, acadêmico da UFSC (Engenharia Mecânica) e da Unicesumar (Marketing). Ele é egresso de vários programas da Junior Achievement e considera a dinâmica “Meu Dinheiro, Meu Negócio” a mais marcante. “O fato de planejar minha vida financeiramente ajudou até mesmo a conter minhas angústias diante do futuro. Hoje sou empreendedor, à frente de dois negócios”.
O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, considera um aprendizado ainda mais profundo. “O significado de empreender não é, necessariamente, montar um negócio. Mas, sim, fazer algo por si mesmo, em qualquer atividade. O Sebrae/SC hospeda a plataforma com muito orgulho, pois estes ensinamentos reduzem desigualdades e abrem um universo enorme na mente dos participantes”, explica.
SOBRE A JUNIOR ACHIEVEMENT
Com mais de 110 anos de atuação mundial, está presente em Santa Catarina há 23 anos, onde contabiliza 650 mil adolescentes e jovens beneficiados e mais de 17 mil voluntários que compartilharam tempo, conhecimento e experiências em 330 escolas parceiras de 80 municípios do Estado.

Veja também

Voltar para (Blog)