Postado em 28 de Junho de 2023 às 13h58

Capacitação atualiza sobre alterações no eSocial

A iniciativa foi promovida pelo Sindicato dos Contabilistas de Chapecó
Curso foi promovido pelo Sindicont Chapecó.
Capacitar profissionais contábeis das áreas de departamento pessoal e jurídico a fazer os registros no eSocial de acordo com as alterações do layout. Instruir sobre o novo sistema do FGTS Digital, que traz a substituição do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) e da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF). Alertar sobre os cuidados na gestão de processos trabalhistas, o papel do contador, do advogado e do trabalhador. Esses foram os objetivos do curso “Atualizações eSocial 2023, FGTS Digital e Gestão de Processos Trabalhistas”,promovido peloSindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont).
A qualificação foi ministrada pela instrutora Tatiana Golfe e disponibilizada por meio do Programa de Educação Continuada, realizado em parceria com a Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc).
De acordo com Tatiana, o treinamento capacitou os profissionais para que estejam cientes das alterações na legislação, mas enfatizou que é fundamental que eles apliquem no dia a dia os conhecimentos adquiridos. “É importante que o contador acompanhe a evolução desses projetos e os passos do próprio escritório de contabilidade”, aconselhou.
O QUE MUDOU?
O FGTS Digital é um sistema tecnológico que altera a forma de escrituração do FGTS atual pelo FGTS Digital. Substitui o SEFIP ea GRRF, que eram sistemas instalados nos computadores e passam a ser via nuvem. Toda parte do FGTS Digital será registrada por meio do eSocial.
Em relação ao eSocial, a instrutora informou que o layout 1.2 passa a valer a partir de setembro deste ano. Essa versão traz as últimas alterações da substituição da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF). Tatiana explicou que as DIRFs serão substituídas no ano de 2024, desta forma, nos primeiros pagamentos de janeiro do ano que vem os contadores já precisam estar com seus eventos S-1010 – que é o detalhamento das informações das rubricas que constam nos processamentos do empregador – parametrizados da forma correta. “A partir do próximo ano teremos a escrituração da série R-4000, novo bloco de informações da EDF-Reinf, também mensal a partir de setembro. Com isso teremos as informações da distribuição de lucros dentro da EDF-Reinf, passando a ser escriturada mensalmente. Então, haverá uma grande mudança no fluxo contábil quanto a isso”, relatou.
Sobre a gestão dos processos trabalhistas Tatiana explanou que havia muitos casos de divergências e falhas nos cruzamentos de dados e, com as atualizações do eSocial, essa problemática deixará de acontecer. “Com o eSocial o cruzamento das informações ficou muito eficiente e é importante que as empresas fiquem atentas”, alertou, ao acrescentar que a partir de 1º de julho todos os processos trabalhistas precisam estar registrados dentro do eSocial.

Alterações no eSocial foram abordadas no curso.

Tatiana Golfe ministrou o curso.

Profissionais aprofundaram conhecimentos sobre o tema.
Tatiana Golfe e Bruno João Tem-Pass.

Veja também

FALB revela os ganhadores do Desafio Eco Cooperação21/06/21 Neste ano, mais de 170 pessoas de 29 cidades participaram da ação com envio de fotos e frases relacionadas à preservação ambiental ...
Sala do Empreendedor de Xanxerê auxilia MEI na declaração anual22/04/21 Os aproximadamente quatro mil microempreendedores individuais (MEIs) do município de Xanxerê, no oeste catarinense, devem entregar até o dia 31 de maio a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI). O alerta é da......

Voltar para (Blog)