Postado em 06 de Junho de 2024 às 09h24

Gestão estratégica é ênfase de capacitação para profissionais da alimentação fora do lar

A diretora executiva da Abrasel e advogada Kary Pacheco destacou a importância da iniciativa (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)

  Profissionais do setor da alimentação fora do lar da região oeste catarinense participaram nesta semana de capacitação voltada ao aprimoramento da gestão dos estabelecimentos. O evento denominado de Rota do Empreendedor foi realizado nessa quarta-feira (5) no Hotel Eston em Chapecó, com a participação de aproximadamente 40 profissionais. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Santa Catarina) e do Sebrae/SC, com apoio da Raffinato Softwares para Gastronomia e Entretenimento, iopoint e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Chapecó (Sihrbasc). A qualificação também foi realizada nos municípios de São Miguel do Oeste, Joaçaba e Videira.
  A diretora executiva da Abrasel e advogada Kary Pacheco destacou a importância da iniciativa ao contextualizar que o setor de alimentação fora do lar cresce a cada dia, porém o tempo limitado dos empreendedores é o empecilho para que possam participar de mais capacitações. “O perfil desses profissionais é de atuar mais no balcão ou na operação da cozinha, então, o tempo para se dedicar a gestão do empreendimento e a definição de estratégias é bem limitado. Por isso, esses eventos são muito importantes para que possam trazer essa visão diferenciada de que eles só conseguirão realmente crescer a partir de uma gestão mais organizada, com planejamento e processos”.
  Para a diretora executiva a partir da gestão e da implementação de ferramentas que facilitem esse gerenciamento é possível se dedicar a uma visão mais estratégica do negócio. “Esse tempo para qualificação é uma das dores do setor, porém sem processos definidos, o empreendedor não consegue melhorar seus resultados”, reforçou. Uma aliada dos estabelecimentos é a tecnologia, porém a realidade do setor é de que “existe muito restaurante brasileiro que ainda utiliza o caderninho. O que na era da inteligência artificial é inconcebível. Precisamos levar para eles informação e ferramentas disponíveis para melhorar a produtividade”, comentou.
  O especialista em Gestão para Gastronomia Raphael Oliveira ressaltou que o evento foi uma oportunidade de abordar uma visão geral da gestão com olhar específico para a operação gastronômica. “Compartilhamos experiências e cases exitosos, apresentamos ferramentas disponíveis para facilitar o dia a dia do setor e reforçamos o papel da liderança na elaboração de um planejamento estratégico, do controle de estoque e do gerenciamento dos recursos humanos. Importante esclarecer que a implementação de softwares é uma jornada, justamente para adaptar e analisar o custo-benefício e não uma corrida de 100 metros”, relatou.
  “Nossa missão é desenvolver empresários para que possam ser livres e realizados. E, no setor da gastronomia, eles sofrem com isso porque normalmente estão o tempo todo na operação. O caminho para que atinja esse nível de liberdade é através da gestão, que proporcionará ao empresário momentos de lazer com sua família, por exemplo”, argumentou Oliveira.
  O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, enalteceu a contribuição do associativismo para fortalecer o setor de alimentação fora do lar. “As demandas, o processo de crescimento e a prospecção de novos mercados são semelhantes para a maioria dos estabelecimentos, por isso capacitações como essa são tão relevantes”, analisou. Por fim, destacou a dimensão do setor no município de Chapecó que possui aproximadamente 130 micros e pequenas empresas. Ao analisar a região oeste esse indicador ultrapassa 400 estabelecimentos.
  A programação contemplou três palestras. “Alimentação fora do lar, uma deliciosa aventura gastronômica” ministrada pela diretora executiva da Abrasel e advogada Kary Pacheco. “Saboreando o sucesso através da gestão” foi tema do especialista em Gestão para Gastronomia Raphael Oliveira. “Sabores da liderança, estratégias para gerir equipes na gastronomia”, com o CEO e fundador da iopont, Jungles Wegher.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Jacobus, enalteceu a contribuição do associativismo para fortalecer o setor (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Participaram aproximadamente 40 profissionais da região oeste catarinense (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)

A capacitação foi voltada ao aprimoramento da gestão dos estabelecimentos (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Participaram aproximadamente 40 profissionais da região oeste catarinense (Foto: Marci Páz/MB Comunicação)

Arildo Jacobus, Jungles Wegher, Kary Pacheco, Gustavo Giacomazzi e Raphael Oliveira (Foto: Marci Páz/MB Comunicação).

Veja também

UM RADIALISTA NO 15º ENCONTRO DA IMPRENSA CATARINENSE09/05/24 Antônio Noé de Vargas, profissional com 50 anos de atuação no Rádio, receberá merecida homenagem no maior evento da mídia de Santa Catarina: Encontro da Imprensa Catarinense...

Voltar para (Blog)