Postado em 12 de Julho de 2019 às 16h13

GaranteOeste/SC consolida atuação com trabalho voluntário

Com sede em Chapecó, a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC GaranteOeste-SC) foi fundada em maio de 2014 com o objetivo de elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas. Sua missão é emitir cartas de garantia de crédito para facilitar a concessão de financiamentos e diminuir os encargos financeiros dos pleitos de micro e pequenos empreendedores que buscam capital de giro e investimentos nas instituições financeiras.
Os fundos de aval são aportados pelo Sebrae, recursos próprios e de convênios. No caso de inadimplência do tomador do crédito, a GaranteOeste-SC paga o valor equivalente à carta de garantia emitida para a instituição financiadora, sendo uma segurança de recebimento do financiamento por parte da instituição financeira, pois diminui o risco e o aporte de provisões ao Banco Central. Por isso pode reduzir os juros e beneficiar o tomador.
A GaranteOeste-SC conta com quatro funcionários e um consultor credenciado ao Sebrae/SC que atuam na sede da entidade, em Chapecó. O trabalho da diretoria é voluntário e a ideia é fazer com que as micro e pequenas empresas (MPEs) e os microempreendedores individuais (MEIs) tenham condições de acessar o crédito com menor taxa de juros tendo em vista que uma das funções é conceder uma carta de fiança (aval). “A GaranteOeste-SC intermedia empresas e instituições financeiras e fica como garantidora das operações, assegurando seu pagamento em caso de inadimplência. Com isso não há risco para a instituição financeira e taxa de juros para o cliente reduz substancialmente”, ressalta o presidente Renato Behm.
Atualmente, cerca de 30 pessoas trabalham voluntariamente. Além da presidência e vice-presidência, os demais membros do Conselho de Administração e o Conselho Fiscal que representam vários municípios do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina trabalham de forma espontânea e divulgam as ações da entidade em suas cidades. “Temos voluntários de praticamente todos os municípios onde atuamos”, realça Renato.
Na visão de Renato, o trabalho voluntário é fundamental para a Sociedade Garantidora de Crédito se manter e continuar tendo sucesso e respaldo na comunidade. “Essas pessoas desempenham papel importante como conselheiros e divulgadores da GaranteOeste-SC que vem obtendo visibilidade, mas que ainda tem muito espaço para tornar-se mais conhecida. Precisamos fazer um trabalho para que as pessoas compreendam sua finalidade que é desenvolver os pequenos negócios com alternativas de recursos de instituições financeiras que normalmente não conseguiriam”.
A atual comissão de voluntários foi eleita em abril e representa uma conquista importante para a Sociedade de Garantia de Crédito. “Acredito que formar uma diretoria com pessoas que têm bastante credibilidade em vários municípios é um aspecto importante para que a GaranteOeste/SC continue tendo respaldo”.
Ademir Weschenfelder possui formação na área de análise de crédito e atua como voluntário da GaranteOeste/SC. “Contribuo como membro do Comitê de Crédito, formado por um grupo de voluntários que analisam as propostas de pedido de carta de garantia de crédito, de micro e pequenas empresas para que obtenham recursos financeiros ao fomento de seus negócios. A intenção é contribuir para a geração de empregos e renda ao conceder carta de crédito a pessoas de boa índole, bom caráter, merecedoras do recurso”, destaca ao complementar que são seguidos critérios técnicos e com o voto da maioria dos participantes.
“Desejamos minorar perdas por eventual inadimplência e atender a quem merece. Estamos na expectativa de regulamentação pelo Banco Central a fim de termos acesso ao Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen) e critérios oficiais definidos. Gostaríamos que o sistema cooperativo entendesse que as Garantidoras não têm fins lucrativos. Não são concorrências. São trabalhos sociais! ”, enfatiza Ademir.
Outra conquista importante, segundo Renato, está relacionada ao convênio com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que oportuniza oferecer créditos com taxas atrativas na faixa de 1.25% ao mês para quem se enquadra nos critérios exigidos pelo BRDE. “São operações com aval justamente para fomentar as micro e pequenas empresas. É uma operação um pouco mais complexa, porém, possui taxa de juro interessante e esse convênio vai alavancar ainda mais a procura pela entidade”, completa Renato.
Atualmente, o País conta com cerca de 14 SGCs e três estão em Santa Catarina. Elas estão se expandindo e representam alternativas interessantes aos pequenos negócios. “O apoio do Sebrae que aporta recursos é fundamental para seu desenvolvimento. Aqui temos uma admiração e respeito pelo trabalho do gerente regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani e sua equipe que tiveram papel fundamental para tornar realidade a GaranteOeste. O Sebrae representa um grande fomentador da nossa SGC”, pontua Renato.  
Sobre a GaranteOeste
As operações da GaranteOeste/SC iniciaram com a união da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). Atualmente, seu Conselho Administrativo e Fiscal é formado por representantes da Facisc e suas 18 Associações Comerciais, Sicoob, Sicredi e Cresol, além do Sebrae/SC com as coordenadorias regionais oeste e extremo oeste. 
Atualmente são atendidas 870 empresas que criaram mais de 275 empregos. De 2015 a 2019 foram concedidas 890 cartas de crédito com valor de operação de cerca de R$ 41 milhões e mais de R$ 28 milhões de valor de garantia. Renato Behm é o terceiro presidente da GaranteOeste-SC que também teve à sua frente os empresários Sérgio Perondi e Edemar Ernesto Damschi

Veja também

Simpósio da Unimed Chapecó debate cuidados paliativos24/10/23 O evento ocorreu no último fim de semana e teve como palestrantes profissionais renomados da área e a presença de um grande público de profissionais da saúde e em formação....

Voltar para (Blog)