Postado em 18 de Novembro de 2019 às 17h26

Fortalecimento do associativismo no setor de proteína animal em SC

Projeto Evolução marca aprimoramento da marca Saborense. Lançamento será no dia 29 de novembro, em Chapecó 

A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAASC), proprietária da marca Saborense, lançará na sexta-feira (29), às 19h30, o Projeto Evolução, no Clube Industrial em Chapecó. O conceito foi elaborado com o apoio do Sistema “S” (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sebrae, Sescoop, Sest, Senat e Senar) e da Unochapecó.
Entre os objetivos do projeto estão: a identificação das marcas das empresas associadas com o reconhecimento de um produto de qualidade e que oferece segurança alimentar; a promoção de marketing coletivo e o fortalecimento do associativismo para alcançar mercados, que individualmente talvez fossem inatingíveis em função da pequena oferta de produtos.
“O projeto incentiva um balizamento e uma unificação de ações. Porém, isso não significa que teremos todos os produtos iguais, mas sim, que implantaremos uma metodologia para auxiliar na produção de um determinado item que terá o selo de identificação, o mesmo perfil e a mesma identidade, que poderá ser produzido em diversas plantas industriais pelo Estado”, observa o presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS) e da ASAASC, Wolmir de Souza.
Os resultados esperados com o Projeto Evolução são de incremento econômico, para melhorar a qualidade de vida tanto dos produtores rurais quanto dos trabalhadores e empresários dos frigoríficos. “Além do fomento da renda almejamos a continuidade da atividade, pois observamos o quanto é precioso o resgate histórico que é embalado com o produto” observou ao antecipar que o lançamento dos itens será na Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper 2020), no município de Joinville.  
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o projeto comprova que é possível e que devemos remodelar os negócios mesmo diante dos desafios impostos pela economia. “O modelo em construção pressupõe cooperar e competir no mercado de forma estratégica, gerando a sustentação dos negócios e a ampliação da competitividade das empresas parceiras”, destaca.
RESGATE HISTÓRICO 
A ASAASC foi fundada em 2016, a partir do processo de capacitação e de estruturação da “Central de Negócios”, voltada ao desenvolvimento de pequenas empresas e do território onde estão instaladas. Com a união de 15 frigoríficos do oeste catarinense foi possível a criação da marca Saborense, desenvolvida com apoio do Sebrae/SC e do INCS.
 Com sede em Concórdia, seu objetivo inicial era centralizar os pedidos de compras de suprimentos dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços. A organização do segmento industrial de processamento de proteínas de origem animal, melhora o poder de compras dos frigoríficos, dissemina melhores práticas, compartilha recursos de infraestrutura e combina competências e complementariedades produtivas.
EMPRESAS ASSOCIADAS
Atualmente, os frigoríficos associados são: Frigorífico Mattei, Frizape, Frigolaste, Letavo, Bisol, Primevo, Frigorífico Arabutã, Friprando Alimentos, Difricon, Frigorífico Helbing, Pescado Pinhal, Varpi Frigorífico, Coopersucesso, Linguiça Colonial Ouro, Berno Embutidos, Fribaz, Abatedouro e Comércio de Carnes Rossi, São Pedro, Albaneze Embutidos, Frigorífico Turmena, Morgana Frangos, Tomelin, Bosse, Tenfen, Frigvan, Ana Rosa, Salame Colonial Bide, Lussisa Alimentos, Laticínio Vitória, Jaraguá Embutidos e Defumados e Weber. 

Veja também

Era digital empodera pessoas18/11/19 Dia da Transformação Digital auxilia micro e pequenas empresas sobre a cultura da inovação, em Pinhalzinho...

Voltar para (Blog)