Unimed Personal conta com atendimento em ginecologia/obstetrícia
A médica ginecologista da Unimed Personal, Dra. Thais Sangalli, ressalta que para qualquer mulher, a consulta ginecológica é de extrema importância para a promoção da saúde (Foto: Divulgação).
Mais do que tratar doenças, o principal objetivo da Atenção Personalizada à Saúde (APS) é promover um cuidado integral, resolutivo e coordenado, permitindo atuar desde a promoção da saúde até o tratamento com métodos que vão além da assistência centrada na doença. Para proporcionar um cuidado próximo na atenção à saúde da mulher, a Unimed Chapecó, por meio do Plano Personal, disponibiliza atendimento em ginecologia e obstetrícia para suas beneficiárias.
De acordo com a médica ginecologista da Unimed Personal, Dra. Thais Sangalli, nessa consulta a paciente é avaliada como um todo, em todas as fases da vida e, principalmente, com ênfase nas mamas e saúde reprodutiva, como útero e ovários.
Durante o atendimento, é realizado um exame de saúde geral, avaliação para método de contracepção e consulta de pré-natal e do nascimento. “Nosso foco é prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da paciente”, explica Dra. Thais.
Alguns dos sinais e sintomas tratados nos atendimentos incluem infecções, dores na relação sexual, sangramento irregular e sintomas da menopausa, como os calorões. A ginecologista reforça que, nessas consultas, podem ser solicitados exames como o ultrassom transvaginal, exame de mamas, exames de laboratório e ainda a coleta do exame Citopatológico (papanicolau/preventivo).
Para qualquer mulher, a consulta ginecológica é de extrema importância para a promoção da saúde. Mesmo sem apresentar nenhum sintoma, é fundamental ir em uma consulta de rotina anual.
“Em todas as consultas, é realizado um exame físico geral, o qual é muito importante, pois podemos diagnosticar diversas patologias e ainda rastrear e prevenir algumas doenças como câncer de mama e o câncer de colo uterino”, completa Dra. Thais.
Os atendimentos na Unimed Personal são realizados por duas ginecologistas, que atendem em diversos dias da semana no espaço Viver Bem.
QUAL A IDADE PARA INICIAR O ACOMPANHAMENTO GINECOLÓGICO?
De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), é indicado consultar com ginecologista a partir dos 10 anos, para avaliação da puberdade. “Não é o que costumamos ver na prática, notamos que a paciente acaba vindo após a primeira menstruação, e normalmente são pacientes adolescentes, com mais timidez, e isso acaba sendo um ponto que dificulta na consulta”, destaca.
A médica ressalta, ainda, que em todas as fases da vida da mulher é necessário um cuidado médico integrado, para proporcionar mais qualidade de vida e prevenção de doenças ginecológicas.
Decisão equivocada, consequências econômicas e sociais01/Ago/201901/08/19há 5 anos Quinta-feira, 01 de Agosto de 201901/08/2019Por LUIZ VICENTE SUZIN -Presidente da OCESC (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina)...
Incubação dos embriões modernos será tema de Simpósio de Avicultura31/Jul/202331/07/23há 1 ano e 9 meses Segunda-feira, 31 de Julho de 202331/07/2023Eduardo Romanini será um dos palestrantes convidados do 14º Simpósio Técnico da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) – Foto: divulgação....