Postado em 13 de Outubro de 2022 às 16h31

FIESC promove dia de voluntariado na Associação Ágape, em Chapecó

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
            Vinte e dois mil quilos de alimentos distribuídos e 147 famílias atendidas. Esses são alguns dos resultados da Associação Ágape no primeiro semestre deste ano. Dos alimentos entregues, 47,3% foram de produção própria e 52,7% advindos de doações. A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do programa Eu Voluntário, abraçou a causa da Associação e contribuiu em uma tarde recreativa, no último fim de semana, que atendeu crianças e adolescentes das famílias cadastradas.
            A interlocutora de Responsabilidade Social Oeste da FIESC, Helena Bordignon, explicou que a Federação foi parceira na realização do evento, que contou com gincana, brincadeiras, lanche e entrega de presentes para crianças e familiares. “Foram cerca de 150 crianças e mais de 80 mães que participaram das atividades, em uma tarde diferente, com diversão e lazer”.
            O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que o Eu Voluntário é o programa de voluntariado da FIESC. “O nosso propósito é contribuir para o desenvolvimento social e econômico da região e de toda Santa Catarina, conectando pessoas dispostas a ajudar as necessidades das comunidades onde o SESI e SENAI estão inseridos, através de uma rede de parceiros e voluntários”.
            A estudante do ensino médio da Escola S de Chapecó, Thaís Helena Cossa, participou da ação no fim de semana. “As atividades foram muito importantes para as crianças. Gosto de ajudar o próximo e é tão bom sentir o amor das crianças, estar no meio delas e fazer algo por elas, dar oportunidade de terem um dia diferente ou mesmo um abraço”, ponderou.
O médico veterinário Renan José Marin soube da ação através da esposa, Aline Carla Dalmut Marin, que é colaboradora do SENAI. “Conheci a Ágape por meio dela e percebi a grande preocupação que a Associação tem com o bem-estar das pessoas. É gratificante participar e fazer parte de um dia diferente para essas crianças e familiares”.
            SOBRE A ÁGAPE
            A Ágape foi fundada em 2020 para ajudar famílias carentes no período da pandemia. Aproximadamente 40 pessoas se uniram para criar a entidade, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão promover a assistência social com a produção, arrecadação e distribuição de alimentos e cobertores a famílias em situação de vulnerabilidade em Chapecó.
            Os alimentos são produzidos por um grupo de voluntários que trabalham com o plantio e a colheita na horta comunitária da Associação. Eles também fazem pães, bolachas, massas e geleias. Os produtos constituem uma cesta que é entregue semanalmente para 150 famílias cadastradas. “É um forte trabalho de voluntariado que fizemos para atender essas pessoas”, enfatizou a presidente da Ágape, Odete Franceschi.
            A Associação também conta com a doação de parceiros comprometidos com a causa, fruteiras, supermercados e produtores rurais, além e pessoas que ajudam na arrecadação dos alimentos. Preocupados também com o bem-estar das famílias no inverno, outra ação realizada pelos voluntários é o projeto Ateliê do Bem, que confecciona e distribui cobertores feitos a partir da doação de tecidos pela indústria têxtil. “As famílias beneficiadas são cadastradas previamente para receber as doações e a distribuição de alimentos é realizada toda semana por uma equipe de voluntários em vários pontos da cidade”, acrescentou Odete.
            São atendidas famílias dos bairros Vila Rica, Bom Pastor, Vila Betinho e São Pedro. De acordo com Odete, a intenção é ampliar os atendimentos. “Temos o pré-cadastros de outros dois grupos, um na Vila Esperança e um no Expoente”, relatou, ao acrescentar que assim que for possível, mais famílias serão beneficiadas.

 

Veja também

Sistema Faesc/Senar-SC é parceiro da Epagri no Encontro de Famílias - Dia de Campo09/03/22 O Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), foi parceiro do Encontro de Famílias – Dia de Campo, promovido na última semana pela Epagri, Cooperleite, Ampla Norte e Governo do Estado de Santa Catarina. A programação, que também contou com seminário na......
Cooperativa Central Aurora Alimentos08/04/19 50 ANOS DE FUNDAÇÃO Data de fundação: 15 de abril de 1969. Primeiro presidente: Aury Luiz Bodanese. Posição nacional: terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes. Receita operacional bruta......

Voltar para (Blog)