Postado em 11 de Novembro de 2019 às 17h24

FIESC promove capacitação em comércio internacional

Encontro ocorrerá em Chapecó no próximo dia 26, às 08h30

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN), promove uma capacitação técnica e gerencial em comércio internacional, com o tema “Tudo sobre Drawback”, em parceria com a Escola de Comércio Exterior (Funcex). O evento será no próximo dia 26 (terça-feira), das 08h30 às 17h30, no SESI (avenida Getúlio Vargas, 150), em Chapecó. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês.
            No comércio exterior são diversos os regimes aduaneiros que oferecem suspensão ou isenção de tributos. Nenhum, porém, tão útil para o fabricante exportador quanto drawback, que permite a desoneração de impostos nas importações e aquisições internas vinculadas a compromissos de exportação. O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, salienta que isso proporciona maior competitividade no mercado externo e expansão dos negócios internacionais, pois o preço final do produto exportado estará desonerado dos tributos relativos às matérias-primas, tanto as adquiridas no mercado local quanto as importadas, além da redução, suspensão ou isenção de taxas.
            O curso abrangerá abordagem prática de aprendizado e utilização de software. A instrutora, Maria da Luz Iria de Melo, explanará sobre modalidades de comércio internacional, documentação, aspectos tributários, fiscais e contábeis, seguro garantia aduaneiro, entre outros assuntos.
A capacitação é direcionada para profissionais do comércio exterior e todos que desejam adquirir ou ampliar conhecimentos sobre esse importante mecanismo de competitividade.
SOBRE A INSTRUTORA
Maria da Luz Iria de Melo é graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduada em Docência do Ensino Superior e doutora em Ciências Empresariais na Universidade Del Museu Social Argentino. Atualmente, é diretora da Cecex, consultora da empresa e professora da Universidade Estácio de Sá e outras instituições. É escritora e palestrante.

Veja também

Alta dos juros preocupa setor empresarial catarinense08/08/22 Tema foi discutido em reunião do COFEM, que também abordou temas como a nota eletrônica para produtor rural, infraestrutura, a concessão do Porto de Itajaí, além do trabalho da Junta Comercial...

Voltar para (Blog)