Dia de Campo do Senar/SC aborda cultivo da pitaya em Timbé do Sul
O evento, com foco para a produção de pitaya, reuniu aproximadamente 35 produtores.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu recentemente em Timbé do Sul um Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de fruticultura. O evento, com foco para a produção de pitaya, reuniu aproximadamente 35 produtores e ocorreu nas propriedades de Alícia e Pedrinho Zanin (manhã) e Leandro e Diana Simão (tarde).
As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG, Lucinéia Vanzetto, juntamente com o supervisor técnico na região Sul, Jaison Buss. O presidente do Sindicato Rural de Timbé do Sul, Zemir Polli, esteve presente edestacou que a ATeG tem exercido papel fundamental para o desenvolvimento da fruticultura no estado.
De acordo com Jaison, foram trabalhados temas como a cobertura de solo e seus manejos, as podas e desbrotas, os equipamentos e máquinas adaptados para o cultivo, as alternativas de adubação e avaliação da safra 22/23.
A pitaya é uma fruta exótica que vem conquistando popularidade no Brasil. A produção em Santa Catarina é uma atividade relativamente nova, mas que tem crescido muito nos últimos anos, tanto que de acordo com publicação da Doity (https://doity.com.br), o estado é o segundo maior produtor do Brasil, atrás apenas de São Paulo. A produção catarinense está concentrada no Extremo Sul do estado.
ATEG EM SC
O programa na área de fruticultura iniciou em 2017 e, desde então, atendeu mais de 257 produtores em 31 municípios catarinenses. Atualmente, participam 8 grupos com 224 fruticultores no Estado.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, afirma que a ATeG Fruticultura está oportunizando desenvolver grandes potenciais existentes em Santa Catarina. A assistência técnica oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica que, associada à consultoria gerencial, prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite avanços na produção, gestão e comercialização”.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta o expressivo desempenho do setor de fruticultura em Santa Catarina e destaca que a ATeG é uma das ações que vem contribuindo para o fortalecimento das atividades. “Nosso estado se destaca na produção de maçã, pitaya, banana e vem crescendo na produção de outras variedades. É uma satisfação contribuir com o desenvolvimento dessa importante cadeia produtiva”.
A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, observa que a ATeG beneficia 10 cadeias produtivas em Santa Catarina: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte e piscicultura. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento e tornar a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores e quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região”.
Promoção à saúde foi destaque da Unimed no Dia C em Chapecó04/Jul/202204/07/22há 2 anos Segunda-feira, 04 de Julho de 202204/07/2022Com base no sétimo princípio do cooperativismo “o interesse pela comunidade”, a Unimed Chapecó proporcionou no “Dia de Cooperar – Dia C”, realizado no último sábado (2), ações......
SENAR/SC e CRCSC renovam termo de cooperação técnica09/Nov/202109/11/21há 3 anos Terça-feira, 09 de Novembro de 202109/11/2021 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (FAESC), renovou o termo de cooperação técnica com o......