Postado em 01 de Agosto de 2019 às 17h26

FIESC participa de reunião que discute regularização do aeroporto de Pinhalzinho

Discutir a regularização do aeroporto de Pinhalzinho junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse foi o objetivo de reunião realizada nesta semana, na prefeitura do município. Participaram o vice-presidente regional Oeste da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) Waldemar Schmitz, o gerente da Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da entidade Egídio Antônio Martorano, o vice-prefeito de Pinhalzinho Darci Fiorini e o empresário Vilson Hermes, do Grupo Dass, que esteve representando o grupo do Aeródromo de Pinhalzinho.
          Os representantes da FIESC entregaram o livro da entidade intitulado “Proposta para inserção de Santa Catarina no contexto logístico nacional”, que defende a realização de um estudo de viabilidade de um sistema intermodal de transporte, considerando todas as possibilidades. A Federação das Indústrias defende um planejamento integrado do sistema de transporte catarinense, respeitando variáveis macroeconômicas e a distribuição espacial da produção estadual. O trabalho propõe a elaboração de um banco de projetos, que identifique oportunidades para investimentos públicos e privados.
         Schmitz frisou que existe uma área disponível com possibilidade de atender as demandas do micro polo de Pinhalzinho. “Recebemos a demanda da prefeitura para viabilizar um estudo e consultoria técnica. A primeira etapa consiste na visita técnica para conhecer e proceder a avaliação inicial expedita do sítio aeroportuário e exposição das pretensões, discussão de perspectivas e orientação para o projeto de implantação de um futuro aeroporto”.
Durante o encontro foi discutido principalmente sobre as características e a visão da Prefeitura e empresários locais sobre a utilização do sítio aeroportuário. Após a reunião na prefeitura e a visita realizada no aeroporto, foi preliminarmente identificada uma vocação para o uso de aviação executiva, o que deve ser objeto de um estudo mais aprofundado.

Neste sentido será construída uma proposta para identificação do enquadramento e as adequações e investimentos necessários para a homologação do aeroporto. De acordo com especialista presente, um aeroporto na cidade poderá ser um diferencial importante para a região em termos de atração de novos investimentos e o atendimento emergencial em caso de acidentes ou necessidades na área de saúde. 

Veja também

Câmara Regional de Educação alinha ações para 202218/03/22   Elaborar o plano de ação para implementação neste ano, definir metas e indicadores para a região e atualizar sobre a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. Esses foram os temas de reunião, nesta semana, em Chapecó, da Câmara Regional Oeste do Movimento Santa Catarina pela Educação, que também marcou a......

Voltar para (Blog)