Postado em 15 de Agosto de 2023 às 17h01

Panorama da apicultura é debatido em Seminário Regional no oeste

Mais de 360 empreendedores rurais do oeste catarinense participaram do 3º Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura (Foto: divulgação).

Mais de 360 empreendedores rurais do oeste catarinense participaram do 3º Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura, realizado na última semana, no Salão Comunitário do município de Nova Itaberaba. A iniciativa foi do Sebrae/SC, da Epagri, do Senar/SC, da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Nova Itaberaba (AAMNI) e da Administração Municipal de Nova Itaberaba. O conjunto das instituições e do associativismo apícola do oeste catarinense contribui de forma decisiva para toda a cadeia apícola.
A programação contemplou a abordagem do panorama da atividade apícola no oeste catarinense, situação atual, avanços e potencialidades dos produtos apícolas e políticas públicas. A palestra principal enfatizou as “Boas práticas de produção e colheita do mel”.  Também foi realizada feira com expositores, materiais, equipamentos e produtos apícolas. Foram expositoras as empresas Quali Apis, Apismel, R&G Máquinas, Enomel, Cleusa Oeste Princesa Apis e Colmeias Maceieski.
Os participantes também puderam acompanhar oficinas técnicas. As dez temáticas trabalhadas foram: características ambientais e de manejos de diferentes espécies de melíponas – cultivo de plantas que contribuem com a pastagem apícola e meliponícola; preparo de alimentos energéticos para abelhas apis; preparo de alimentos proteicos; métodos para análises de méis, suas características consoantes com a época e com a florada na colheita; manejo adequado na multiplicação de colônias/nucleação; troca de rainhas e técnicas de introdução; substituição de cera e seus benefícios; beneficiamento de cera e forma eficiente para aumentar o aproveitamento; alvado invertido para auxiliar no controle de temperatura das colmeias e cadastro de apiários e meliponarios na Cidasc: como proceder em casos de mortalidade de abelhas.
De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC, Neuri Riboli, o Seminário Regional proporcionou o desenvolvimento de novas técnicas na cadeia produtiva, apresentou novidades aos produtores e realizou o lançamento de duas novas marcas com certificação federal dos municípios de Faxinal dos Guedes e Nova Itaberaba, em parceria com a Associação de Apicultores ou Meliponicultores de Quilombo que possui uma unidade com certificação para beneficiamento de produtos derivados das abelhas, especialmente, o mel.
“Pelas consultorias tecnológicas do Sebraetec atuamos há quatro anos na apicultura da região oeste catarinense. Esse acompanhamento tem como objetivo desde aumentar a capacidade de produção mantendo a qualidade da matéria-prima até a comercialização do produto com as certificações necessárias”, enfatizou Riboli.
Como resultados obtidos o consultor destacou o incremento na produtividade, pois, em 2018, as 257 colmeias dos 15 produtores atendidos produziam em média 16 kg/caixa/ano. Já em 2022 o número de colmeias ampliou para 950 com produção de 26,5 kg/caixa/ano, o que representa um aumento de 340% na produção, que atualmente é de 25 toneladas/ano.
Para o presidente da Associação de Apicultores ou Meliponicultores de Quilombo e vice-presidente da FAASC, Julsemar Francisco Toazza, o evento foi uma oportunidade para investir na informação, na formação e no conhecimento dos produtores de abelha, para que possam produzir com excelência em toda a cadeia produtiva, em todos os produtos derivados, especialmente da Apis Mellifera, e com credibilidade a partir de um associativismo forte e organizado.
“Os objetivos do associativismo de resultado e de longevidade devem estar acima dos interesses e das diferenças particulares. Para agregar o grupo, transformando-o em uma equipe, uma associação eficiente e eficaz, ‘não há rainhas nem zangões, apenas operárias entre as famílias dos associados’. Além disso, buscamos parcerias para aprimorar o processo produtivo e fortalecer a cadeia produtiva, que passa por algumas dificuldades momentâneas, mas que acreditamos na recuperação dos preços dos derivados na apicultura e da meliponicultura”, finalizou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site 
Mais de 360 empreendedores rurais do oeste catarinense participaram do 3º Seminário Regional de Apicultura e Meliponicultura (Foto: divulgação).
A programação contemplou a abordagem do panorama da atividade apícola no oeste catarinense, situação atual, avanços e potencialidades dos produtos (Foto: divulgação).

Os participantes também puderam acompanhar oficinas técnicas (Foto: divulgação).

Os participantes também puderam acompanhar oficinas técnicas (Foto: divulgação).

Os participantes também puderam acompanhar oficinas técnicas (Foto: divulgação).

Os participantes também puderam acompanhar oficinas técnicas (Foto: divulgação).

O evento proporcionou o desenvolvimento de novas técnicas na cadeia produtiva, apresentou novidades aos produtores e realizou o lançamento de duas novas marcas (Foto: divulgação).

Como resultados obtidos das consultorias do Sebraetec destaca-se o incremento na produtividade da região (Foto: divulgação).

Lideranças presentes no Seminário Regional (Foto: divulgação).

Veja também

Prorrogado prazo para as inscrições 04/08/22 A Cooperativa Agroindustrial Alfa (COOPERALFA), organizadora do 28o INTEGRACOOP (Encontro do Cooperativismo Catarinense), juntamente com a coordenadora a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), prorrogou o prazo para as......

Voltar para (Blog)