FIESC e ACIC sensibilizam empresas para disseminar cultura do incentivo fiscal
Objetivo é apresentar o Fundo Social e o Portal Social e buscar apoio das organizações para divulgar os projetos entre os colaboradores. Nesta semana, encontro ocorreu na Aurora Coop, em Chapecó
Impulsionar a cultura do uso dos incentivos fiscais junto às empresas e pessoas físicas em prol do desenvolvimento social dos municípios. Com esse objetivo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) estão atuando na região Oeste, por meio do Fundo Social e do Portal Social.
Atualmente, os trabalhos estão voltados a fortalecer a destinação do imposto de renda de pessoas físicas. Para isso, a FIESC e a ACIC estão realizando visitas a empresas para apresentar os programas. Nesta semana, ocorreu encontro na Aurora Coop, com participação do presidente Neivor Canton e da diretora administrativa Marinei Antunes da Rocha, do coordenador do Portal Social, Dalvair Anghében, e da executiva da Vice-presidência Oeste da Fiesc, Soeli Fachi.
A Aurora Coop fará campanha de conscientização junto aos empregados para destinação de parte do imposto de renda aos projetos e para conferir as iniciativas no Fundo Social e no Portal Social. A FIESC também disponibiliza materiais didáticos para campanhas internas de conscientização nas empresas.
Na hora de fazer a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o contribuinte que faz no modelo completo pode destinar até 3% do valor devido para o Fundo da Criança e Adolescência (FIA) e até 3% para o Fundo do Idoso. A destinação pode ser feita durante o ano ou no momento da declaração. “Fazer essa doação é muito simples. No momento de preencher a declaração, o próprio sistema gera o valor e emite uma DARF para efetuar o pagamento”, explicou Anghében.
Existem os fundos nacionais, estaduais e municipais. “Sugerimos fazer a destinação para os fundos municipais para que o dinheiro fique em Chapecó e seja investido em projetos locais”, reforçou Anghében. Esses fundos são controlados pelos conselhos municipais de cada área, neste caso, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chapecó (CMDCA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI).
Chapecó tem um potencial de captação de recursos por meio de doações dedutíveis do Imposto de Renda Pessoa Física de cerca de R$ 16 milhões ao ano, contando destinações de 6% do valor devido. Já em Santa Catarina esse potencial é de R$ 270 milhões por ano.
PROGRAMAS
O Fundo Social é um programa da Gerência de Responsabilidade Social da FIESC, que em Chapecó possui parceria da ACIC. A intenção é conectar empresas e pessoas a causas sociais, fomentando a cultura do uso dos incentivos fiscais. Por meio de uma plataforma, são cadastrados e disponibilizados os projetos, as empresas e pessoas físicas podem conhecer e escolher as iniciativas que estão aptas a receber recursos por meio do redirecionamento de parte do imposto de renda. O endereço é o https://fundosocial.sesisc.org.br/.
O Portal Social é uma ação de articulação realizada pela Acic, com o objetivo de promover a cultura do uso de incentivos fiscais federais em favor de ações sociais no Oeste. A plataforma foi criada em 2020 e nela estão cadastrados projetos de Chapecó e região. Tanto os proponentes quanto empresas interessadas em investir e a comunidade em geral podem acompanhar cada proposta, seus objetivos, etapas, arrecadação, conferir como fazer doações, entre outras possibilidades. O endereço para acesso é o https://portalsocialacic.com.br/.
Veja também
ACIC lança campanha para MEIS, micro e pequenas empresas21/Jul/202021/07/20há 5 anos Terça-feira, 21 de Julho de 202021/07/2020O perfil das empresas no município, de acordo com o levantamento “Chapecó em números”, desenvolvido pelo Sebrae/SC em 2019, é formado na maioria por microempresas (92,4%), pequenas empresas (6,6%), médias (0,6%) e grandes (0,4%). O número de MEIs no município é superior a 10 mil. O presidente da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, realça que os......
IFC 2019 : O desafio de produzir proteína sustentável para alimentar o mundo29/Ago/201929/08/19há 5 anos Quinta-feira, 29 de Agosto de 201929/08/2019“A aquicultura é o setor de produção de proteína que mais cresce no mundo e um pais que quer ser competidor global precisa definir foco e observar tendências. O International Fish Congress vai reunir a cadeia do pescado......
Missão técnica ao Paraná reforça a importância da qualidade do leite20/Out/202320/10/23há 1 ano e 9 meses Sexta-feira, 20 de Outubro de 202320/10/2023Produtores ATeG Bovinocultura de Leite atendidos pelo Senar/SC via SR de Campo Alegre, durante missão técnica em Curitiba....