Postado em 24 de Junho de 2021 às 15h14

FIESC atua para fortalecer setor industrial do Oeste

Vice-Presidência Regional expôs ações em reunião virtual nesta quinta-feira. Entre elas, programa para qualificação profissional

Explanar ações que contribuem com o desenvolvimento e o aumento da competitividade das indústrias. Esse foi um dos objetivos de reunião virtual nesta quinta-feira (24), promovida pela Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) com os sindicatos patronais da indústria. O encontro foi presidido pelo empresário Waldemar Antônio Schmitz, vice-presidente regional Oeste da FIESC, e contou com participação de representantes do Simovale, Sindiplasc, Sinduscon AMAI, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec.
O coordenador de Desenvolvimento Associativo da FIESC, Leonardo Costa, apresentou os cursos do Associa Indústria, oferecidos por meio de uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. A intenção é sensibilizar os empresários quanto ao impacto do ambiente de negócios sobre a competitividade, estimular a ação empresarial coletiva, promover a troca de experiências e a disseminação de boas práticas.
A FIESC fez uma pesquisa de temas para a realização dos Diálogos Industriais Virtuais. No Oeste, os assuntos de mais destaque foram: 10 pilares para boa gestão, terceirização e principais cuidados na contratação de serviços e como reduzir a insalubridade e a periculosidade na indústria. “O programa oferece essas qualificações, que são palestras gratuitas de duas horas. Nosso propósito é representar e desenvolver a indústria catarinense, melhorando a vida das pessoas”, reforçou Costa.
Outro tema apresentado foi sobre a previdência complementar disponibilizada por meio da Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC (Previsc). A superintendente da Previsc, Regidia Frantz, frisou que a iniciativa foi criada em 2015 para atender trabalhadores e empresários da indústria catarinense. Intitulado de Previtê, o plano de previdência tem grande flexibilidade, permitindo a adesão de pequenos, médios e grandes negócios, além de trabalhadores, de forma individual. “De maneira geral, quando os brasileiros se aposentam, apenas 1% consegue, de fato, viver com a renda que recebe. O Previtê quer melhorar esse índice e atua também para a educação financeira”, realçou Regidia.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, comentou sobre a vacinação contra covid-19. De acordo com ele, a FIESC colocou sua estrutura à disposição do poder público para contribuir na etapa de vacinação que atingirá o setor industrial. “O início da vacinação desse público está condicionado à disponibilização de doses, mas já encaminhamos um plano de apoio ao governo”, complementou.
Os dirigentes dos sindicatos relataram as ações que estão desenvolvendo e como estão apoiando as indústrias para o fortalecimento dos setores que representam. Entre as iniciativas, estão a busca de qualificação para formar mão de obra para as empresas, junto com o SENAI, e a participação, junto com os órgãos públicos, no enfrentamento à covid-19, assim como doações para os municípios e entidades desenvolverem ações nesse sentido.
Waldemar Schmitz enfatizou que as reuniões com os sindicatos patronais filiados à FIESC são fundamentais para alinhar estratégias para o fortalecimento das indústrias da região, além de desafiar os sindicatos a melhorarem sempre, principalmente neste período de pandemia, contribuindo também para o desenvolvimento das empresas associadas. “Os sindicatos e as indústrias têm a estrutura da FIESC à disposição, com todas as áreas e entidades como SESI, SENAI e IEL, o Observatório da Indústria, as câmaras setoriais e uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões”, finalizou.

Veja também

Pinhalzinho incentiva o comércio com 2ª edição do Pechincha27/05/21   Estimular os consumidores a comprarem no comércio local, incentivar as empresas a realizarem promoções possibilitando a renovação dos estoques, a captação de novos clientes, a demonstração de novos produtos e fomentar o fluxo da economia do município, o que favorece o desenvolvimento territorial. Com esses objetivos será......

Voltar para (Blog)