Postado em 29 de Novembro de 2019 às 16h56

FIESC anuncia novo centro de tecnologia em alimentos do SENAI para Chapecó

Investimento da ordem de R$ 20 milhões foi apresentado nesta sexta-feira (29) em reunião com sindicatos e lideranças industriais da região

Um novo centro de referência em tecnologia na área de alimentos será construído em Chapecó pelo SENAI, entidade da Federação das Indústrias (FIESC), com investimento da ordem de R$ 20 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (29), em Chapecó, pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, aos presidentes e diretores dos sindicatos industriais do Oeste em companhia do vice-presidente regional Waldemar Antônio Schmitz, do diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, e do gerente-executivo regional do SESI e do SENAI, Almeri Dedonatto.
            O novo Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas será construído em terreno pertencente à FIESC e localizado na Rua Osvaldo Cruz, no bairro São Cristóvão. A área edificada será de no mínimo 2.000 metros quadrados. De acordo com Aguiar, as áreas de atuação serão definidas pelos sindicatos de indústrias filiados à Federação e pelas empresas usuárias dos serviços. “Já temos a decisão de realizar a obra e a garantia dos recursos, mas ouviremos o setor produtivo para definir quais as necessidades e as áreas em que atuaremos”. E acrescentou: “O certo é que queremos um centro de excelência”.
Pereira expôs que o novo estabelecimento terá uma estrutura moderna, inovadora e em consonância com os requisitos de órgãos regulamentadores, além de amplos espaços para eventos, estudos, pesquisas e atendimento aos clientes. Um dos pontos altos será a inserção de novas tecnologias.
O futuro centro proporcionará uma série de novos serviços e produtos, incluindo ensaios com pescados, ensaios de sanidade animal, novos ensaios de bebidas com leveduras, ensaios cromatográficos, alergênicos, de toxidade e de metais em produtos de carne. Fará, também, o desenvolvimento de formulações e de novos produtos, rotulagens, consultorias Food Defense, consultorias ISO 22000:2005, consultoria para certificação halal, consultoria para validação térmica de estufas de cozimento, ensaios de grãos e laboratório de leite.
Um aspecto importante para as indústrias exportadoras do Oeste catarinense é que o provedor de ensaios de proficiência terá reconhecimento internacional na América do Sul por meio de parcerias com instituições de metrologia.
O diretor do SENAI antecipou que um dos objetivos é incorporar ao futuro estabelecimento as startups e as empresas de base tecnológica, já que Chapecó é reconhecido como um dos maiores polos do Brasil de startups por média populacional. “Daqui saem soluções de ponta que atendem as mais distintas áreas em todo o Brasil. O setor movimenta universidades, empresas e o empreendedorismo com a criação de diversas startups”, disse Pereira. O segmento possui empresas que comercializam produtos em todo o País, além de exportar, trazendo riqueza e contribuindo para o desenvolvimento do município.
O cronograma das atividades e providências também foi anunciado. O desenvolvimento do anteprojeto ficará concluído em quatro meses. Em seguida, a elaboração do projeto executivo e a licitação da obra consumirão mais 12 meses. Por fim, a execução da obra civil, aquisição, montagem e calibração dos equipamentos e a instalação do mobiliário exigirão mais 18 meses.
O presidente Mario Cezar de Aguiar visitou o prefeito Luciano Buligon para comunicar a decisão do investimento. No encontro, Buligon disse que o município vive um bom momento e atrai investimentos. “Setenta e oito por cento da nossa matriz econômica gira em torno do agronegócio. A agregação de valor para o setor passa pelos investimentos em inovação e tecnologia. Trazer um laboratório moderno para atender as demandas do mercado atrairá mais inovação e possibilitará aumentar o valor agregado dos produtos”, frisou.
História
O atual Instituto SENAI de Tecnologia (IST) de Chapecó entrou em funcionamento há 21 anos e foi o segundo no Brasil a ser acreditado pelo Ministério da Agricultura. Opera junto à unidade de formação profissional do SENAI. Tem uma área física de 800 metros quadrados e dispõe de uma estrutura constituída por três laboratórios (microbiologia, físico-químico e sensorial), provedor de ensaios de proficiência e sala de consultores.
Atua nas áreas de carnes e derivados, leites e derivados, águas e efluentes, matérias-primas e ingredientes para alimentação animal, mel, ovos, chás e ervas, sucos, vinagres e bebidas em geral. Presta serviços para 11 países e detém certificação do Inmetro, Anvisa, Ministério da Agricultura e Remeq.

Veja também

Oeste terá cerca de 35 cursos gratuitos do Senar/SC em dezembro 23/11/22     A lista de cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), para o mês de dezembro foi divulgada nesta semana. Somente no Oeste catarinense serão aproximadamente 35 capacitações e, no Estado, a......

Voltar para (Blog)