Festa das Etnias da EJA SESI celebra a diversidade cultural
A EJA Profissionalizante do SESI – Regional Oeste realiza no próximo sábado (26), a 1ª Festa das Etnias, das 9h às 12h.
A diversidade é um dos maiores patrimônios do Brasil e, especialmente, da região Oeste de Santa Catarina. Em celebração à riqueza cultural que molda a identidade local, a EJA Profissionalizante do SESI – Regional Oeste realiza neste sábado (26), a 1ª Festa das Etnias, das 9h às 12h. A iniciativa acorrerá no EcoParque, Rua John Kennedy, Passo dos Fortes, Chapecó/SC. O evento é gratuito e aberto ao público.
A Festa das Etnias é resultado de um projeto pedagógico interdisciplinar desenvolvido ao longo do semestre com os estudantes da EJA SESI. A proposta valoriza o estudo das diferentes etnias que compõem a identidade sociocultural da região como italianos, alemães, poloneses, negros, indígenas, venezuelanos, portugueses, europeus e asiáticos para frisar as contribuições históricas e atuais para o desenvolvimento local.
“Nosso objetivo é promover o reconhecimento e o respeito à pluralidade cultural do nosso país e da nossa região. Celebrar as etnias é reconhecer os saberes, os costumes, a arte, a culinária e a luta de povos que constroem diariamente a sociedade em que vivemos”, afirma o supervisor de educação da EJA, Vinicius de Andrade.
Programação cultural e pedagógica
A abertura oficial está marcada para às 9h, com a presença dos estudantes. A partir de então, o público poderá circular pelas exposições e assistir às apresentações culturais preparadas pelas turmas. Entre os destaques da programação, estão:
Apresentação cultural alemã, com música e elementos típicos de festas tradicionais;
Encenação do filó italiano, com ambientação cênica e trilha sonora da canção “El Filó”, do grupo Stella di Pietra;
Exposição de fantoches de casais italianos com trajes típicos em EVA e maquete de uma vila italiana;
Mostra de filtro dos sonhos, representando a cultura indígena;
Degustação de chás medicinais associados às práticas culturais de diferentes etnias;
Painel artístico com releitura da obra “Os Operários”, de Tarsila do Amaral, incluindo retratos dos alunos;
Exposição do Mapa Étnico do Brasil, destacando a distribuição dos povos durante o processo de colonização;
Cordéis étnicos, produzidos pelos estudantes com base em suas pesquisas sobre língua, culinária, música, danças, costumes e tradições religiosas;
Jogos interativos, como quiz e memória sobre palavras indígenas e italianas incorporadas ao português;
Confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, aliando música, matemática e sustentabilidade;
Apresentação de fantoches, maquetes e materiais gráficos sobre as etnias estudadas.
Durante todo o evento, os alunos estarão organizados em pequenos grupos, revezando-se para apresentar suas pesquisas e criações ao público. O espaço será ocupado por exposições simultâneas que evidenciam a riqueza cultural de cada povo estudado.
Veja também
Propriedade de SC cresce com apoio da ATeG Bovinocultura de Corte12/Ago/202412/08/24há 1 ano e 2 meses Segunda-feira, 12 de Agosto de 202412/08/2024Inspiração para quem busca a sucessão familiar nos negócios do campo, Fabiane e Alcidenei Maroso participaram da palestra sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo, em Chapecó...
Profissionais da medicina veterinária foram essenciais26/Mai/202226/05/22há 3 anos Quinta-feira, 26 de Maio de 202226/05/2022Nos festejos pelos 15 anos de reconhecimento de Santa Catarina como área livre de aftosa sem vacinação pela OIE – ocorridos nesta semana – é necessário reconhecer o papel de todos os atores dessa conquista,......