FCDL/SC e Sebrae/SC apresentam para o oeste o Programa Estadual de Sustentabilidade
Reunião sediada pela CDL Chapecó teve como objetivo apresentar o novo projeto do Programa Estadual de Sustentabilidade. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) sediou, na manhã desta quarta-feira (28), a reunião de apresentação do Programa Estadual de Sustentabilidade (Progres), iniciativa da Federação das CDL's de Santa Catarina (FCDL/SC) em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Participaram do encontro presidentes, gestores e executivos de 12 CDL’s da região oeste.
O Progres contempla ações que visam fortalecer às Câmaras Empresariais já existentes nas CDL’s e oportunizar a criação de novas, a fim de estimular o associativismo e a capacitação aos associados. Além disso, o projeto apresentado planeja missões empresariais em território nacional, com o objetivo de gerar intercâmbio de conhecimento e network para as empresas participantes.
Para o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, José Manoel Ramos, essa parceria entre a FCDL e o Sebrae/SC, firmada em 2023, é crucial para fortalecer o desenvolvimento das CDL’s de todo o estado. “Além de aprimorar a gestão e desenvolver Câmaras Empresariais, nosso objetivo também é resgatar o associativismo, enfatizando a importância de os associados colaborarem para melhorar a comunidade e o ambiente de negócios. Queremos fortalecer a relação entre a CDL e seus associados, indo além de uma simples prestação de serviços”, destacou.
Os detalhes acerca do funcionamento do convênio, da consultoria prestada e das possibilidades trazidas pela colaboração entre as entidades foram apresentadas pelo analista técnico do Sebrae/SC, Luciano Silva e pelo consultor do Sebrae/SC para FCDL, Airton Amaral.
Responsáveis pelo atendimento na região, os analistas de negócios do Sebrae/SC, Leandro Pereira e Arildo Jacobus reforçaram como a implantação do programa poderá aproximar ainda mais a entidade das CDL’s locais. “Serão trabalhadas três frentes. Na primeira, o Sebrae/SC desenvolverá um planejamento estratégico e tático para as CDL’s que aderirem. Também serão fomentadas as Câmaras Empresarias já existentes e, por último, o projeto traz o edital de aceleração para essas Câmaras com o diferencial de não precisar ter uma Câmara Setorial para submeter um projeto”, adiantou Leandro.
Anfitrião do encontro, o presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, valorizou a iniciativa da FCDL e ressaltou a importância da colaboração entre entidades voltadas ao desenvolvimento de empreendedores, do comércio e dos municípios. “Sediamos mais uma importante reunião na qual nossa região oeste pôde conhecer as ações que poderão ser implementadas para fortalecer a economia local e aproximar ainda mais os associados das CDL’s. Esse diálogo é muito positivo quando pensamos num crescimento sustentável de negócios”, avaliou.
Participaram do encontro presidentes, gestores e executivos de 12 CDL’s da região oeste. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL/SC, José Manoel Ramos destacou a importância da parceria entre entidades. (Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação)
Veja também
EM FLORIANÓPOLIS Fórum de Dirigentes Cooperativistas reúne mais de 120 representantes de cooperativas 13/Nov/202413/11/24há 11 meses Quarta-feira, 13 de Novembro de 202413/11/2024Confira as fotos do evento: https://cutt.ly/seH8UzAX Mais de 120 dirigentes cooperativistas estiveram reunidos nesta semana, em Florianópolis, para aprimorar os conhecimentos em liderança, negócios e gestão cooperativa, na edição 2024 do Fórum Catarinense de Dirigentes Cooperativistas.......
Inteligência para o agronegócio18/Jan/202218/01/22há 3 anos Terça-feira, 18 de Janeiro de 202218/01/2022JOSÉ ZEFERINO PEDROZO Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)...
O agro sustenta o mundo31/Mai/202331/05/23há 2 anos Quarta-feira, 31 de Maio de 202331/05/2023Como parte significativa do motor econômico brasileiro, o agronegócio se destaca. Atualmente, é responsável por cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) de nosso país. No entanto, vai além: o setor se solidifica......