FAESC e SEST/SENAT iniciam diálogo fortalecer a segurança no trânsito de máquinas agrícolas
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância da parceria. (Foto Arte e Imagem)
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat) iniciaram diálogo para uma parceria que visa a capacitação dos produtores para trafegar em vias públicas com as máquinas e implementos agrícolas. O assunto foi uma das pautas da reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem), nesta segunda-feira (22), na sede do Sebrae/SC em Florianópolis.
A reunião contou com a presença dos presidentes das federações de todos os setores da economia catarinense e do deputado e presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Altair Silva, que levou a discussão sobre o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias catarinenses para o encontro.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância da iniciativa ao comentar que garantir segurança no transporte de máquinas é fundamental para a eficiência da operação e para garantir segurança em toda essa etapa importante do processo produtivo. “Por isso, é fundamental adotarmos medidas que visem o funcionamento eficaz das máquinas e do transporte, sem riscos durante a operação”, realçou ao comentar que a parceria consistirá na realização de cursos para capacitar produtores rurais do estado.
O objetivo do encontro foi apresentar as ações do colegiado relacionadas ao tema. Altair Silva explicou que “em conversa inicial com as forças policiais sobre o projeto de lei 214/2024 de nossa autoria, que disciplina o trânsito desses maquinários nas rodovias estaduais, foi sugerido que façamos a capacitação dos produtores para o transporte de cargas perigosas”.
“Sabemos que o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest-Senat) oferece o curso. Pensamos que seria possível estabelecer uma parceria entre o Sest-Senat e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para que essa qualificação seja concedida aos produtores catarinenses”, completou o deputado.
Na última semana, o deputado Altair Silva e o deputado Oscar Gutz (PL) estiveram em Brasília para discutir possíveis mudanças na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que regulamenta o trânsito de máquinas agrícolas.
O Cofem é composto pelas Federações das Indústrias (Fiesc), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (Fampesc), além do Sebrae-SC.
Reunião ocorreu nesta semana na sede do Sebrae. (Foto Divulgação Fiesc)
Projeto Salto: aceleradora de MEIs potencializa modelos de negócios em Concórdia07/Nov/201907/11/19há 5 anos Quinta-feira, 07 de Novembro de 201907/11/2019Comercialização de confecções exclusivas, moda feminina casual chic, vestidos de noiva sob medida, produção de uniformes personalizados, comida caseira e saudável, assessoria pedagógica e......
Programa De Olho na Qualidade terá novas turmas a partir de abril29/Mar/201929/03/19há 6 anos Sexta-feira, 29 de Março de 201929/03/2019A programação do mês inicia nesta quarta-feira (3) com o curso no município de Água Doce em parceria com a Copérdia. Na quinta-feira (4), a solução começa em Grão Pará juntamente com......