Faesc apresenta as tendências para o agronegócio catarinense no 1º Encontro do Agro promovido pelo Sicoob Credimoc
“Tendências para o agronegócio catarinense” foi o foco da palestra conduzida pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri, na última semana, durante o 1º Encontro do Agronegócio, promovido pelo Sicoob Credimoc, em Xanxerê. O evento reuniu mais de 200 produtores rurais e contou com três palestras de interesse do setor produtivo.
Durante o encontro, Barbieri alertou os produtores rurais sobre os cuidados que devem ser adotados em função de “viverem um ano invertido”. “Quando o produtor iniciou o plantio da safra 2021/2022 plantou com preços baixos e, apesar da estiagem, colheu com preços altos. Agora, ele está plantando com preços altos e colherá uma safra com preços baixos”.
Segundo ele, nesse caminho existe uma previsão do La Niña(fenômeno climático-oceânico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico), que vai interferir na escassez de chuva nos meses de novembro e dezembro. “Infelizmente todos os Institutos de Metereologia estão fazendo essa previsão. Por isso, orientei aos produtores para que tenham muito cuidado de agora em diante para garantir o plantio de uma safra de forma segura, com umidade e no tempo certo”, reforçou Barbieri.
O vice-presidente da Faesc alertou, ainda, para que os produtores não arrisquem como muitos fizeram no passado, plantando duas safras em único período. “Isso é perigoso porque não temos implantado em Santa Catarina uma cultura de contratar seguro agrícola”.
Outra palestra foi conduzida pelo vice-presidente do Sicoob Credimoc e coordenador do Centro Estadual de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro), delegado Fernando Callfass, que apresentou como o sistema de repressão aos crimes contra o agronegócio vem funcionando em Santa Catarina. Também orientou sobre como as ferramentas digitais podem ser úteis a quem precisar do serviço e de que forma acessar o Centro de Apoio. “Tivemos a satisfação de apresentar como funciona esse órgão novo da Polícia Civil, que está completando sete meses de atuação com grandes resultados. Mostramos o passo a passo, como funciona e como o produtor pode acessar as ferramentas”.
A programação também incluiu explanação do gerente-adjunto de Planejamento do BRDE, Paulo Cesar Antoniollo, que falou sobre o“Cenário atual do Plano Safra 2022/2023, Expectativa para 2023/2024”. Também participaram do encontro o gerente-geral do Sicoob/Credimoc Odir Francisco Sette, o prefeito de Xanxerê Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, e outras lideranças do agro e da Polícia Civil de Santa Catarina.
Os produtores valorizaram a iniciativa e destacaram o quanto o evento foi importante para ampliar conhecimentos sobre as questões que envolvem a proteção da safra, o futuro do agronegócio, a segurança no setor, entre outros aspectos, para fortalecer o setor produtivo.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que além de desenvolver diversas ações para fortalecer o setor produtivo, a entidade é parceira de iniciativas que focam no desenvolvimento do agronegócio. “Foi uma honra participar desse evento, promovido pelo Sicoob, e que foi um sucesso na valorização da produção agrícola, nas orientações visando manter os produtores preparados para os desafios do mercado e na divulgação dos novos setores da Polícia Civil, criados recentemente, e que já apresentam expressivos resultados na redução e combate aos crimes no agro catarinense”.
Veja também
Chapecó se consolida como referência em neurocirurgia11/Abr/202211/04/22há 3 anos Segunda-feira, 11 de Abril de 202211/04/2022Novo procedimento de implante de eletrodo cerebral profundo é realizado no Hospital Unimed Chapecó ...
Tecnotri lançará novas soluções em plástico na linha ergonômica24/Jul/202024/07/20há 5 anos Sexta-feira, 24 de Julho de 202024/07/2020A Tecnotri Indústria de Plásticos desenvolve soluções para os segmentos frigorífico, alimentício, farmacêutico, entre outros. Com sede em Vila Maria, no Rio Grande do Sul, tem mais de 18 anos de mercado e......